Campeonato Carioca

Em começo de reconstrução, Vasco e Botafogo se enfrentam com defesas em momentos distintos

Ricardo Graça e Kanu devem ser titulares neste domingo (Fotos: Rafael Ribeiro e Vitor Silva)

Por Gabriel Rodrigues e João Luiz Santoro

                 

Vasco e Botafogo, que se enfrentam neste domingo, às 18h, em São Januário, pelo Campeonato Carioca, passam por momentos semelhantes como instituições tentando se reestruturar neste começo de temporada após ambas serem rebaixadas no Brasileiro de 2020. Mas nos primeiros jogos de 2021 uma diferença já foi perceptível entre as duas equipes: a organização defensiva. Nos quatro primeiros compromissos da nova temporada, o Cruz-Maltino foi vazado em todos e ainda não venceu, enquanto o Glorioso não sofreu gols e soma duas vitórias e dois empates.

E os dois sistemas defensivos serão colocados à prova novamente no clássico válido pela quarta rodada da Taça Guanabara. Pelo lado do Vasco, o quarteto defensivo deve ser formado por Zeca, Ernando, Ricardo Graça e Matheus Nunes. Já pelo lado do Glorioso, Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e Paulo Victor devem ser os responsáveis por tentar fazer o time não ser vazado novamente.

No Gigante da Colina, o sistema defensivo passou por uma grande mudança em relação a última temporada. O zagueiro Ricardo Graça é o único remanescente no time titular. MT, ou Matheus Nunes, subiu para o profissional neste ano, enquanto Ernando e Zeca foram contratados para reforçar o time este ano. O clássico deste domingo, inclusive, será apenas o segundo jogo em que todos atuam juntos. Na última quinta-feira, estiveram em campo no empate em 1 a 1 com a Caldense, pela primeira fase da Copa do Brasil. Além das três novidades na linha, o Vasco também tem um novo titular no gol: o jovem Lucão, que assumiu a posição, ao menos momentaneamente, após a saída de Fernando Miguel.

Até o momento, o Vasco sofreu cinco gols em quatro jogos na temporada. Os dois últimos jogos já foram com a zaga formada por Ernando e Ricardo Graça, misturando experiência e juventude, algo desejado tanto pelo técnico Marcelo cabo como pelo diretor executivo Alexandre Pássaro. Apesar das atuações seguras em boa parte das partidas, foram três gols nesses duelos.

No lado do Glorioso

Depois de tantos problemas na última temporada, um respiro nesse início de competições de 2021. Em qutro jogos até o momento são duas vitórias e dois empates. Entretanto, o dado mais interessante nesse momento é que o Glorioso não sofreu gols.


Uma das defesas mais vazadas no último Brasileirão, Marcelo Chamusca, que chegou agora, já vem trabalhando esse setor. Contando ainda com Kanu e Marcelo Benevenuto, o técnico também pode contar com os experientes Gilvan e Carli, além do jovem Souza.


Neste século o Botafogo nunca tinha iniciado uma temporada sem sofrer gols nos quatro primeiros jogos e pode bater outro recorde. Em 2013 o Botafogo ficou sete jogos sem sofrer gols, mas foi no meio da temporada, diferente desse momento.


Bom lembrar também que o ataque marcou oito gols nesses quatro primeiros jogos, entretanto, em dois passou em branco no Campeonato Carioca contra Boavista e Bangu. Por isso mesmo uma vitória no clássico é fundamental para poder fazer a equipe trabalhar com tranquilidade visando os próximos compromissos. O Botafogo tem cinco pontos conquistados até o momento na competição Estadual.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo