Automobilismo

Em corrida com pouca emoção, Verstappen lidera de ponta a ponta e vence última etapa da temporada

F1 GP Abu Dhabi (Photo by HAMAD I MOHAMMED/POOL/AFP via Getty Images)
FOTO: HAMAD I MOHAMMED/POOL/AFP via Getty Images

O GP de Abu Dhabi, neste domingo (13), marcou a última etapa da temporada 2020. Com o melhor tempo do treino classificatório de sábado, o holandês Max Verstappen saiu na pole de maneira surpreendente depois de um ano inteiro de amplo domínio dos motores da Mercedes. A largada foi limpa e sem nenhum incidente, o que acabou marcando também toda a etapa. Sem ser ameaçado, o holandês Max Verstappen venceu a corrida. Bottas, em segundo e Hamilton, em terceiro, completaram o pódio.

                 

No início da corrida a única mudança de posição entre os dez primeiros foi uma troca entre Ocon e Gasly pela 9ª e 10ª posição. Quem mais ganhou espaço no início foi Magnusse, que subiu três posições e pulou para o 17º lugar. As demais posições não foram alteradas logo no começo e apenas após a décima volta aconteceu uma disputa mais intensa por posição entre Albon e Norris, que lutavam pelo quarto lugar. No final das contas, melhor para o tailandês da Red Bull.

Vencedor da etapa anterior, Sérgio Pérez teve problemas no carro e precisou abandonar a corrida. Foi a última etapa do mexicano pela Racing Point e pode ter sido também a sua última corrida na F1. A direção de prova resolveu acionar o safety car para a retirada do carro do mexicano, que ficou encostado em uma das curvas.

Com o safety car de volta aos boxes, a corrida teve seu reinício na volta 14. Apesar de os carros estarem bem próximos novamente, nenhuma posição foi alterada e Verstappen, no topo, conseguiu segurar a pressão de Bottas e Hamilton. Enquanto isso a Ferrari seguia sofrendo com a falta de potência. Em poucas voltar Leclerc perdeu posição para Stroll, Sainz e Gasly. Depois o monegasco parou nos boxes para coloca pneus duros e cai para 19º, último.

Aos poucos Leclerc foi se recuperando e conseguiu subir mais três posições, ultrapassando Fittipaldi, Latifi e Magnussen. Por andar muito abaixo do permitido dentro dos boxes, Sainz virou algo de investigação da direção de prova. No entanto, o resultado sobre uma possível punição ao piloto só será divulgado após corrida.

Se na parte da frente do grid as posições não se alteravam, lá no final da fila o brasileiro Pietro Fittipaldi conseguiu superar Magnussen em uma bela manobra, subindo para o 17º lugar. Com 40 voltas completadas, o único que ainda não havia parado era o australiano Daniel Ricciardo. Com pneus duros desde o início, o piloto da RBR vinha na quinta colocação. Quando finalmente parou, voltou em sétimo.

Fazendo uma corrida muito boa, Versttapen já conseguia abrir 11 segundos de vantagem para Bottas, que vinha na segunda colocação. A equipe Mercedes pediu para que o finlandês começasse a acelerar um pouco mais para tentar encurtar a distância para o holandês. Em terceiro, Hamilton reclamou no rádio sobre problemas nos pneus.

Faltando apenas cinco voltas para o final, Leclerc recebeu uma bandeira branca e preta da direção de prova. Aviso para o monegasco, que estava excedendo os limites da pista. O piloto da Ferrari vinha em 13º, tentando superar Raikkonen. No final, a última ultrapassagem da temporada: Ocon pra cima de Stroll para ficar com o 9º lugar. Verstappen recebeu a bandeirada na primeira colocação, trazendo Bottas e Hamilton para completar o top 3. O brasileiro Pietro Fittipaldi ficou na 18ª colocação, última do grid.

Mesmo com a pontuação máxima, Verstappen não conseguiu superar Bottas pelo segundo lugar na classificação geral de pilotos. O holandês terminou a temporada com 215 pontos, contra 223 do finlandês. No Mundial de Construtores, a McLaren conseguiu superar a Racing Point com os 18 pontos de Norris e Sainz, ficando assim em terceiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo