Futebol Internacional

Em dia de viradas incríveis, Milan vence a Lazio nos acréscimos e segue vivo pelo título do Italiano

Foto: GETTY IMAGES

Em um dia marcado por viradas incríveis, o Milan se viu mais forte na luta pelo título do Italiano. Com gols de Giroud e Tonali, os comandados de Pioli arrancaram o resultado da resistente defesa da Lazio, que esteve em vantagem por todo o primeiro tempo, após um gol achado por Immobile aos 4 minutos.

Dias depois da ‘invasão alemã’ do Eintracht Frankfurt no Camp Nou, foi a vez dos rossonei invadirem Roma e dividirem o estádio com os torcedores da Lazio. Com direito a mosaico pela torcida visitante, o Milan teve a sorte de não sentir a pressão de um Olímpico di Roma lotado. O lendário estádio tinha a visão de um San Siro.

Defesa da Lazio virou sinônimo de resitência

Uma falta de atenção da defesa rossoneri possibilitou que Ciro Immobile se antecipasse a Kalulu e achasse o gol aos 4′. A Lazio iniciou o jogo de forma equilibrada, pressionando o Milan que não se encontrou nos primeiros 15 minutos, com uma marcação alta e pressão, os jogadores rossoneri erravam passes simples e facilitavam o trabalho dos donos da casa.

Strakosha, goleiro da Lazio, protagonizou uma cena bizarra aos 10′, na tentativa de rifar a bola, ele jogou em cima de Leão, e para impedir o avanço do jogador pôs a mão na bola. Além de ser amarelado, a falta gerou um lance perigoso para Giroud que quase acertou o gol com um cabeceio certeiro.

A partir dai, o Milan dominou as ações e a Lazio jogou pelos contra-ataques. Maignan salvou o Milan aos 22′ e o lance posterior foi outra cabeçada de Giroud perto do gol. Mas o primeiro tempo seria marcado pela ferocidade que o ‘felino’ mais habilidoso do Milan demonstrou em jogo.

Rafael Leão, de 22 anos, assustou os jogadores da Lazio. Aos 28′ após excelente jogada individual acertou um forte chute que bateu na rede pelo lado de fora, e isso não bastou. Aos 32′ mais uma vez ele, mas acertando o meio do gol em uma bola defendida por Strakosha.

Aos 38′ o VAR foi acionado para analisar um possível toque na mão de um jogador da Lazio, mas recomendou que não houvesse a penalidade. No minuto 43′, Hernández acertou um bom chute de falta que obrigou o goleiro da Lazio a fazer excelente defesa.

Com tanta pressão, a Lazio se tornou sinônimo de resistência diante do Milan, que para a sorte do mandante, não acertou as finalizações, mas encontrou espaços na defesa treinada por Sarri, principalmente pelo lado esquerdo com Leão. A pressão fez com que o Milan finalizasse 12 vezes contra apenas 4 da Lazio.

Gol do improvável herói

AC Milan Italian midfielder Sandro Tonali (C) kicks the ball and scores during the Serie A football match between Lazio and AC Milan at The Olympic Stadium in Rome on April 24, 2022. (Photo by VINCENZO PINTO / AFP) (Photo by VINCENZO PINTO/AFP via Getty Images)

O Milan voltou mais perigoso no segundo tempo, ainda na pressão que criou na primeira etapa, o time treinado por Pioli não tomou conhecimento da Lazio e encontrou o gol aos 49′, com Giroud após uma excelente jogada de Rafael Leão.

O gol foi um baque para a Lazio, que não se reencontrou no jogo nos primeiros minutos, aos 57′ Messias acertou um cabeceio na trave que arrancou suspiro dos presentes no Olímpico di Roma. Sarri decidiu fazer a primeira alteção aos 60′, tirando Leiva e Luis Alberto para colocar Cataldi e Basic.

Se Rafael Leão apareceu no primeiro tempo, Junior Messias resolveu tomar protagonismo na segunda etapa, após fazer uma bagunça na defesa da Lazio, o brasileiro quase acertou o cantinho de Strakosha com um perfeito chute colocado.

Aos 63′ Sarri sacou Radu para pôr Marusic, a troca foi respondida por Pioli com as entradas de Ibrahimovic e Rebic nos lugares de Diaz e Giroud. O treinador do Milan ainda sacou Messias aos 71′ para entrada de Krunic.

Na reta final da partida, ela ficou mais truncada que jogada. Immobile não apareceu, e ficou sem dar um chute ao gol, tamanha marcação pesada nele, os jogadores do meio campo não faziam a bola chegar nele, enquanto o Milan não conseguia ter o mesmo poder ofensivo que tinha no primeiro tempo.

Aos 83, o Milan assustou Strakosha que salvou a Lazio com uma excelente defesa, o chute envenenado de efeito de Rafael Leão obrigou o goleiro a trabalhar. Em seguida, aos 84′ Rebic acertou a trave com força após uma troca de passes perto da grande área.

Mas não foram os chutes fortes de Ibrahimovic, que pouco fez no jogo, ou de Hernández aos 89′. Mas sim o chute sem jeito de Tonali, após cruzamento de Rebic aos 92′. A bola espirrada pelo brasileiro Luis Felipe na defesa da Lazio possibilitou a virada do, agora líder, Milan. Tonali viu naquele momento seu sonho ser realizado, se tornar herói do clube que sempre torceu, mesmo que improvável.

Em um Olimpico di Roma dominado por torcedores do Milan, o time de Milão arrancou a vitória na persistência contra um time defensivamente, resistente. Esperou, lutou e alcançou os 3 pontos. A Briga entre os times de Milão afasta de vez o sonho napolitano.

O Milan agora irá se preocupar com o jogo contra a Fiorentina, que busca uma vaga na Liga Europa, no próximo domingo dia 1. Já a Lazio, tentará se reerguer contra a Spezia nesse mesmo Olímpico di Roma. Os rossoneri dormem na liderança, enquanto os aquile caem para 7º.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo