Geral

Em duelo de estilos, City e Dortmund batalham por uma vaga na semifinal da Champions e por exorcizar fantasmas na competição

Matthias Koch (esquerda) / Imago Images (direita)

Com investimentos, pretensões e expectativas bem diferentes, Manchester City e Borussia Dortmund irão protagonizar um duelo de estilos nas quartas de final desta edição da Uefa Champions League. O primeiro jogo acontece na próxima terça-feira, dia 06, no Etihad Stadium e a volta acontecerá no dia 14, no Estádio Signal Iduna Park.

                 

As duas equipes se enfrentaram em apenas duas oportunidades, em jogos válidos pela fase de grupos da Liga dos Campeões, quando o Dortmund venceu a partida na Alemanha por 1 a 0, com gol de Schieber e as equipes empataram em 1 a 1 no duelo realizado em Manchester, com gols de Reus e Balotelli. O Dortmund avançou em primeiro do grupo, que ainda contava com Real Madrid e Ajax, para depois avançar até a decisão, quando acabou derrotado pelo Bayern. Já o City terminou a competição na ultima colocação do grupo.

GUARDIOLA X HAALAND

Desde que assumiu o comando do Manchester City, Pep Guardiola já realizou grandes temporadas, atingindo um nível altíssimo de futebol, com muita regularidade semanal e oito títulos conquistados. Contudo, o projeto do Manchester City tem como objetivo principal conquistar a orelhuda, mandar no futebol europeu e a contratação do treinador catalão foi parte muito importante desse processo. Dessa forma, mesmo que o nível de jogo encante os torcedores e Pep conte com toda confiança da direção, existe uma pressão grande por uma campanha marcante em solo europeu, deixando para trás os dramas de eliminações passadas.

Já pelo lado do Borussia Dortmund, mesmo com a perda de rendimento ao final da temporada passada, Lucien Favre ainda contou com o respaldo da diretoria do clube para iniciar a atual temporada, contudo o rendimento não cresceu da maneira esperada e a irregularidade da equipe acabou custando o trabalho do treinador Suiço. Edin Terzić assumiu o comando da equipe até o fim da temporada, quando Marco Rose chegará para ser o novo treinador do Dortmund. O que não mudou do trabalho do Favre para o Terzic e – caso ele não seja negociado também não mudará no trabalho de Rose – é o impacto do fenômeno Erling Haaland.

O jovem atacante norueguês é a certeza em meio a irregularidade do BvB, conseguindo números impressionantes na temporada e sendo a peça que desequilibrou a eliminatória contra o Sevilla. São 33 gols em 32 jogos na temporada, 11 partidas seguidas marcando na Liga dos Campeões e 20 gols na principal competição europeia, deixando para trás nomes de muito peso, como Johan Cruyff, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho, Adriano e Van Basten.

PANORAMA GERAL DO CONFRONTO

O Manchester City começou a temporada 2020/2021 com bastante irregularidade em seu nível de jogo, apresentando problemas em sua pressão pós-perda e principalmente em sua transição defensiva. Guardiola enfrentou questionamentos e sabia o que precisava trabalhar para melhorar o encaixar do time e voltar a ter boas performances com regularidade. Para chegar ao que desejava, contratou Ruben Dias e o jovem zagueiro português entregou um outro nível de imposição física e segurança para o sistema defensivo dos azuis de Manchester. Além disso, João Cancelo despontou como uma parte muito importante para a construção ofensiva da equipe, seja atuando pela direita – onde oferece maior profundidade ao ataque da equipe – ou mais pelo lado esquerdo, passando a trabalhar como um construtor a mais pelo centro do campo. Isso tudo, somado ao fato de que Guardiola conseguiu finalmente integrar Gundogan ao time titular, fazendo primeiramente o alemão voltar ao bom nível que o projetou no Dortmund e posteriormente atingir o ápice da carreira, com atuações mágicas, uma regularidade incrível e a conquista do premio de melhor jogador do mês na Premier League, em Janeiro e Fevereiro.

Com esse crescimento individual, o coletivo também encaixou, a transição defensiva melhorou e a pressão pós-perda voltou a ser muito forte, possibilitando ao City se organizar, estabelecer suas peças em campo ofensivo, trocar passes em busca do espaço e recomeçar tudo se for necessário, porque a marcação encaixa muito rápido.

Guardiola não tem desfalques para o duelo diante do Dortmund e existem poucas dúvidas sobre qual equipe deve jogar na partida de ida, sendo a elas se o catalão irá optar por Gabriel Jesus no comando do ataque ou irá optar pela presença de um falso 9, com Gabriel sendo deslocado para a beirada do campo. Outra possibilidade, é a entrada de Rodri e Fernandinho como a dupla de volantes titulares, buscando bloquear a boa transição ofensiva do Dortmund, fortalecendo o meio-campo no 4-2-3-1 utilizado na vitória sobre o Leicester City.

Pelo lado alemão, Terzic tem baixas importantes devido a lesões – Moukoko, Morey, Zagadou, Witsels – sendo a principal delas Jadon Sancho, que está em trabalho intensivo para se colocar a disposição para a partida de volta. O time tem atuado no 4-1-4-1, com o jovem treinador buscando um maior equilíbrio no meio-campo e um sistema ofensivo que não seja tão dependente das transições rápidas. Dentro disso, Raphael Guerreiro e Dahoud subiram de rendimento, ajudando a equipe a eliminar o Sevilla nas oitavas da competição. Hummels também é sempre um líder importante, agregando na defesa, mas também com seus passes longos e a bola parada ofensiva.

Contudo, mesmo com ajustes sendo feitos, a equipe alemã continua oscilando bastante, sendo uma caixinha de surpresas e muito dependente do fenômeno que possui no ataque. Haaland vai passar pelo maior teste de sua breve carreira nessa eliminatória e o jovem norueguês tentará continuar fazendo história e impressionando os amantes do futebol nesse mundo a fora.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo