Campeonato Carioca

Em fases diferentes, Flamengo e Fluminense fazem mais uma final do Carioca; relembre as decisões

Foto: Wagner Meier/Getty Images

Por: Carlos Mello e Vinícius Azevedo

                 

E o campeão do Campeonato Carioca será definido entre Flamengo e Fluminense mais uma vez. Na história do Fla-Flu, essa será a 12ª final entre os dois clubes. Até aqui, foram seis títulos para Gávea e cinco para Laranjeiras. Nesta quarta-feira, o Rubro-negro e o Tricolor escrevem mais um capítulo, às 21h40, pela partida de ida da decisão, no Maracanã. O Esporte News Mundo acompanhe o duelo em tempo real.

O Tricolor das Laranjeiras foi campeão em 1936, 1941, 1973, 1984 e 1995. Já o Rubro-Negro foi campeão em cima do rival em 1963, 1972, 1991, 2017, 2020 e 2021. Os times chegaram a brigar pelo título em triangulares, mas há uma confusão na hora de contabilizar as decisões diretas.

+ Flamengo x Fluminense: prováveis escalações, desfalques, onde assistir e palpites

VEJA AS DECISÕES DIRETAS

O primeiro embate direto foi em 1936. Naquela ocasião, os dois clubes terminaram empatados na liderança e decidiram o título numa melhor de três jogos. Depois do 2 x 2 no primeiro jogo, o Flu fez 4 x 1 no segundo e garantiu o título com o 1 x 0 no terceiro jogo.

Depois disso, em 1941, Flamengo e Fluminense tinham chances de levantar a Taça. No entanto, o Tricolor tinha um ponto a mais e tinha a vantagem do empate. E foi o que aconteceu. A partida empatada pelo placar de 2 a 2. Um fato curioso é que os jogadores da equipe tricolor tentavam jogar a bola para fora do estádio, em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas. Assim, o clássico ficou conhecido como o “Fla-Flu da Lagoa”.

Em 1963, o Flamengo possuía vantagem de um ponto sobre o Fluminense e, após um empate sem gols, no Maracanã, o Rubro-Negro conquistou mais uma taça. O confronto ficou marcado, principalmente, pelo grande público: 177.020 pagantes e 194.603 torcedores presentes.

O Carioca de 1972 foi decidido em pleno feriado de 7 de setembro. Após a disputa de um triangular, que ainda contava com o Vasco, o time da Gávea chegou ao 16º título da competição após aplicar um 2×1 no Tricolor. Os gols da conquista rubro-negra foram marcados por Doval e Caio Cambalhota.

Um ano depois, os dois clubes fizeram novamente a final do Carioca. Vencedor do 2º e do 3º turno, o Flu garantiu vaga na final e esperou o vencedor de Fla e Vasco. O rubro-negro ganhou e foi para decisão. Na finalíssima, o Tricolor venceu por 4 a 2 e levou o título. Em 1984, houve mais um encontro. Desta vez, o ídolo tricolor Assis marcou o único gol da partida.

Já na decisão de 1991, o Flamengo voltou a levar a melhor no confronto. Na primeira partida da final as equipes ficaram no 1×1, com gols de Paulo Nunes para o Rubro-Negro e Ézio para o time das Laranjeiras. No segundo e decisivo duelo, o Fla venceu por 4×2, com gols de Uidemar, Gaúcho, Zinho e Júnior. Pelo lado do Flu, Ézio mais uma vez foi o responsável pelos dois gols.

A última vitória do Fluminense em finais sobre o Flamengo foi em 1995. No ano de seu centenário, o Flamengo contava com Romário, Edmundo e Sávio. O clube da Gávea jogava pelo empate para ser campeão, mas foi o time das Laranjeiras que faturou. Aos 42 do 2º tempo, Aílton chutou, a bola desviou na barriga de Renato Gaúcho e entrou, dando a vitória e o título do Tricolor por 3 a 2, no Maracanã.

22 anos depois, em 2017, um Fla x Flu voltou a decidir o Campeonato Carioca. O Rubro-Negro venceu o primeiro jogo por 1×0 e saiu na frente na decisão. No segundo duelo, o Tricolor chegou a assustar: Henrique Dourado abriu o placar logo aos três minutos de jogo e deixou tudo igual. Porém, na segunda etapa o Fla conseguiu a virada e consolidou a conquista do 34º Estadual. O gol do título, feito por Rodinei, em cima de Orejuela, improvisado no gol, marcou o confronto.

Em 2020, a decisão entre os rivais teve dois ingredientes à parte: portões fechados devido à pandemia da Covid-19 e a despedida de Jorge Jesus. Depois de vencer o jogo de ida por 2×1, o time rubro-negro voltou a bater o Tricolo, desta vez por um placar magro de 1×0. O gol foi marcado por Vitinho aos 49 minutos do segundo tempo.

A última edição, em 2021, marcou o bicampeonato do Flamengo sobre o Fluminense. A conquista também fez com que o Rubro-Negro chegasse ao seu sexto tricampeonato, ou “hexa-tri”: 2019, 2020 e 2021. Na primeira partida, empate com um gol pra cada lado. Na segunda, uma contundente vitória rubro-negra por 3×1, que determinou a ida do 37º título do Carioca para a sala de troféus da Gávea.

MOMENTOS DISTINTOS

Foto: Wagner Meier/Getty Images

Mesmo chegando à final, o Fluminense vive um momento conturbado e parece não ter um fim próximo. O início desta fase foi após informação da venda de Luiz Henrique para o Betis, da Espanha, em que a torcida ficou na bronca com a diretoria. Depois disso, o time tinha a chance de entrar para história ao conquistar 13 vitórias consecutivas, mas somente empatou diante do Boavista.

E o pior momento foi a eliminação precoce na Copa Libertadores para o Olimpia, do Paraguai, depois ter uma vantagem considerável para a partida de volta. E no último domingo contra o Botafogo, mesmo com a classificação, a equipe comandada por Abel Braga perdeu, mas pela vantagem chegou à final. No entanto, fez uma das piores atuações da temporada.

O Flamengo, por sua vez, terá que conciliar a semana dos dois jogos decisivos com a estreia na Libertadores, já que o Rubro-Negro visita o Sporting Cristal, em Lima, na noite da próxima terça-feira (05). Inclusive, a proximidade entre o segundo jogo da final e a partida do torneio continental foi o motivo da FERJ antecipar as datas das finais do Cariocão.

Os duelos contra o Fluminense reservam duas grandes expectativas: o primeiro título de Paulo Sousa no comando da equipe e a busca pelo inédito tetracampeonato. Vice-campeão na Supercopa, o português ainda não teve outra oportunidade de chegar ao feito. Por outro lado, o Rubro-Negro terá a primeira chance de sua história de chegar ao quarto título Estadual consecutivo, já que nunca havia chegado a uma final depois de um tricampeonato.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo