Basquete

Em formato de bolha, Brasil disputará primeiras partida nas eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete

Brasil eliminatórias
Foto: Divulgação/Basquete Brasil - CBB

Na última quarta-feira (13), a FIBA definiu Buenos Aires como sede de dois grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo 2023 de basquete, que será disputado em formato de bolha. O Brasil terá os seus dois primeiros compromissos dias 26 e 27 de novembro, ambos contra o Chile pelo grupo B.

O grupo ainda conta com Uruguai e Colômbia e marcará a estreia do comando técnico de Gustavo de Conti, que frisou a preparação para esse torneio:

– Os jogos serão no fim de novembro, mas o trabalho já começou. Feliz em começar a preparar minha primeira convocação, mas ciente da responsabilidade que temos pela frente. Nessas Eliminatórias, cada jogo conta, pois os resultados são levados para a segunda fase do torneio. Temos que fazer duas partidas seguras, respeitando o Chile, mas sabendo da nossa responsabilidade de vencer ambos e começar bem a competição em Buenos Aires – disse o técnico da seleção brasileira.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O formato da competição conta com 16 seleções das Américas que estão divididas em quatro grupos com quatro participantes. Cada time se enfrentará em partida de ida e volta, avançando os três melhores colocados por grupo, as que classificarem serão divididas em dois grupos de seis na seguinte formação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo formato, as seleções enfrentaram apenas as equipes que ainda não jogaram contra, então pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, formando as sete seleções para o mundial.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo