Tênis

Em jogo de tirar o fôlego, Nadal bate Tsitsipas e levanta 12ª taça do ATP de Barcelona

Nadal ATP de Barcelona
Divulgação/Twitter da ATP

Rafael Nadal venceu Stefanos Tsitsipas na grande decisão do ATP de Barcelona numa partida épica. O Toro Miura ficou atrás no marcador nos dois primeiros sets, perdeu match points e salvou um ponto do jogo no final da peleja, assim, bateu o jovem grego, que vivia grande fase, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/7 e 7/5, em 3h38.

O primeiro set marcou pelos altos e baixos de ambos os tenistas. Stefanos abriu 4 a 2 e vinha jogando de forma agressiva e pegando as bolas do espanhol mais na subida, mas seu ritmo mudou e deu um passo para trás, deixando de ser agressivo, Rafa aproveitou e empatou a partida. Manteve a pequena vantagem até o final da parcial e começou na frente na grande final do ATP de Barcelona.

O segundo set começou parecido com o primeiro, ou seja, Tsitsipas na frente (3/1), no entanto, Nadal novamente deixou tudo igual. O grego foi para o saque com o placar mostrando (4/5). Precisava ganhar para permanecer no confronto. Rafa colocou pressão no rival e abriu 15-40. Dois match points no serviço do rival, mas Stefanos lutou e jogou uma barbaridade para empatar e confirmar o saque. A parcial foi decidida no tiebreak. Toro Miura jogava de maneira agressiva e abriu 4 a 2. Contudo, o jovem grego fez quatro pontos seguidos e virou a contagem (6/4). O número cinco deu uma deixada, Rafa chegou, mas Stefanos matou no voleio, dando números finais ao set.

Os tenistas ficaram trocando games até o décimo. Nenhum jogador teve break points até esse momento do terceiro set. As coisas mudaram quando Stefanos passou a atacar mais, sendo mais ofensivo. Rafa foi capaz de salvar o break point e abriu 6/5. No game decisivo, Tsitsipas baixou a guarda e o espanhol atropelou, levando o 12º título no ATP de Barcelona.

Rafael Nadal reconquista o segundo lugar na classificação da ATP com o troféu conquistado. Foi a 69ª final do Toro no saibro, com 61 vitórias e oito derrotas. O espanhol é o único tenista a ter 12 ou mais títulos em um mesmo torneio. Também alcançou a 18ª temporada consecutiva ganhando pelo menos uma taça em casa. Ao todo, Rafa soma 87 taças na carreira e a 62ª no saibro, seu piso predileto. Aumentou ainda mais as estatísticas na terra batida. Reúne 493 partidas disputadas no saibro, onde venceu 452 partidas e saiu derrotado somente em 41 oportunidades.

LEIA MAIS

Federação Francesa bane tenista de participar das Olimpíadas; entenda o caso

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo