Vôlei

Em jogo de viradas, Taubaté bate Fiat/Minas por 3 a 2 no primeiro jogo da final da Superliga Masculina

Taubaté Minas
Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Foi dada a largada para a disputa pelo título da Superliga Banco do Brasil masculina 20/21! Na noite desta quarta-feira (14), EMS/Taubaté/Funvic e Fiat/Minas Tênis Clube protagonizaram o primeiro jogo da série melhor de três da final, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). Após 2h30 de duração, os atuais campeões da Supercopa derrotaram o Minas por 3 sets a 2 (25×18, 22×25, 23×25, 25×16 e 15×11).

                 

O JOGO

O Taubaté iniciou a decisão ligado no 220v e anulou completamente o Fiat/Minas. O levantador Bruninho sacou muito bem e se manteve na posição por cinco pontos. Sem conseguir botar a bola no chão, o técnico Nery Tambeiro foi obrigado a parar o jogo para ajustar o elenco minastenista. Após o pedido de tempo, os vice-campeões do Mineiro reagiram e encostaram no placar, ficando apenas um contra-ataque atrás. Mesmo com a reação, os taubateanos não permitiram a virada ao fecharem a rede com os paredões Maurício Souza e Felipe Roque. E o primeiro set acabou exatamente assim, com o bloqueio do time paulista, garantindo o 25×18.

A segunda parcial do duelo entre o eixo SP-MG foi bem mais equilibrada. Além da desacelerada do Taubaté, que se deu em virtude da melhora do saque mineiro, o sistema defensivo do Fiat/Minas se manteve sólido e permitiu os contra-ataques. A combinação entre Maique, William e os atacantes encaixou perfeitamente. Responsável pela virada no primeiro set da semifinal diante do Campinas, o ponteiro João Rafael entrou para sacar e igualou a partida novamente. Na reta final, Honorato, melhor sacador da Superliga, fez a diferença, Escobar rodou bolas importantes e o Fiat/Minas deixou tudo igual.

Depois de sair em desvantagem por dois pontos, os donos da quarta melhor campanha da fase de classificação engataram o ritmo e viraram no início do terceiro set. A parcial se manteve equilibrada até o 15×15, quando o Taubaté passou a cometer erros bobos e o Fiat/Minas se aproveitou do momento ruim dos rivais. Campeão olímpico em 2016 e uma das peças fundamentais de Javier Weber, o ponteiro Maurício Borges não conseguiu render e foi substituído por João Rafael. Apesar dos ótimos saques de Roque e João, os comandados de Nery Tambeiro confirmaram a virada com a parcial de 25×23.

+Vôlei Renata/Campinas anuncia novo treinador para a temporada 21/22

Durante o quarto set, o nível técnico do jogo caiu e muito, dos dois lados da quadra. Weber optou por manter João Rafael em quadra. Após sequência de erros dos mineiros, o Taubaté voltou a liderar o placar e conseguiu abrir uma diferença de sete pontos. Com o aumento da possibilidade de tie-break, Nery poupou Escobar e colocou Lucas na função do cubano. Os vice-campeões da Copa Brasil ignoraram a presença dos adversário, ativaram o modo rolo compressor e empataram a primeira rodada da final da Superliga masculina para o tie-break.

Em um set marcado pelo nervosismo dos atletas do Fiat/Minas, o Taubaté se sobressaiu ao forçar no fundamento de saque e assegurar a estabilidade emocional. Honorato, camisa #8, cedeu dois pontos seguidos aos paulistas e logo depois Escobar rifou uma bola. Desta maneira, a equipe do levantador Bruninho se descolou do placar e ficou perto da primeira vitória na série melhor de três. Com um erro de saque do oposto Escobar, a parcial foi definida em 15×11.

Agora, para manter viva a esperança de título, o Fiat/Minas Tênis Clube precisa vencer o segundo confronto para levar a decisão para o terceiro e último jogo. Os clubes voltam a duelar nesta sexta-feira (16), às 19h, e o Esporte News Mundo fará, mais uma vez a cobertura.

Confira como foi o confronto no Esporte News Mundo

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo