Futebol Internacional

Em jogo duro, Barcelona vence o Bilbao e dorme na liderança do Espanhol

Foto: Twitter/Barcelona

Uma vitória magra, mas com ares de goleada. Nesta terça-feira, o Barcelona recebeu o Athletic Bilbao, no Camp Nou, e encontrou muitas dificuldades para conquistar os três pontos. Com gol de Ivan Rakitic, já no segundo tempo, o clube catalão venceu por 1 a 0 e retomou a liderança do Campeonato Espanhol – pelo menos pelas próximas 24 horas.

Com o triunfo, o Barcelona atingiu os 68 pontos e abriu três de vantagem para o rival (65). Para permanecer na liderança até o fim da rodada, o Barça precisa torcer por um tropeço do Real, nesta quarta-feira, contra o Mallorca. Apesar de ter menos vitórias e um saldo de gols pior, os Merengues levam vantagem no confronto direto – primeiro critério de desempate -, e por isso, basta vencer para retomar a 1ª colocação. Já o Athletic Bilbao foi ultrapassado pelo Granada e está agora em 10º, com 42 pontos.

OS 90 MINUTOS

Mesmo jogando fora de casa e com vários desfalques, o Athletic Bilbao mostrou porque é um dos maiores algozes do Barça nos últimos anos. O clube do País Basco se fechou bem e não permitiu o Barcelona encontrar espaços. Na primeira etapa, inclusive, foi o Bilbao quem teve as melhores chances, mas parou em Ter Stegen. O Barça, por sua vez, contou com uma atuação apagada de Griezmann e Suárez e ficou dependente das jogadas de Lionel Messi. O argentino buscou constantemente contruir jogadas, mas a principal delas veio somente aos 26 minutos do segundo tempo, quando deixou Rakitic na cara do gol. O croata, que começou a partida no banco, não desperdiçou e abriu o placar. Com a vantagem no marcador, o Barcelona encontrou mais espaços e chegou perto de ampliar, mas parou no goleiro Simón.

NÃO FOI DESSA VEZ

Apesar da assistência e da boa atuação, não foi hoje que Lionel Messi atingiu a marca de 700 gols na carreira. Na véspera completar 33 anos, o craque argentino participou ativamente das jogadas de ataque do Barcelona, mas não teve nenhuma chance clara para balançar as redes. Dessa forma, continua com 699 gols na carreira e tentará alcançar o 700º na próxima rodada, contra o Celta de Vigo.

Messi jogou bem, mas não marcou o gol 700 na carreira (Foto: Twitter/Barcelona)

FIM DO TABU

Nos últimos dois anos, o Athletic Bilbao vinha sendo uma pedra no sapato do Barcelona. A última vitória da equipe catalã no confronto havia sido em 18 de março de 2018, pela 29ª rodada da La Liga 2017/18. Depois disso, os clubes voltaram a se enfrentar quatro vezes, com dois empates e duas vitórias do Bilbao.

GOSTO DE REVANCHE

A partida de hoje também representou o primeiro reencontro das equipes, desde as quartas de final da Copa do Rei, disputada em 6 de fevereiro. Na ocasião, o Bilbao levou a melhor, jogando no Estádio San Mamés, e eliminou o Barcelona do torneio. A classificação veio somente no último minuto do jogo e com um gol contra de Sergio Busquets. Nas semifinais, o Bilbao passou pelo Granada e enfrentará a Real Sociedad na decisão, que ainda não tem data definida.

INÍCIO DA DESPEDIDA?

Arthur jogou 56 minutos e teve atuação apagada (Foto: Twitter/Barcelona)

No mesmo dia em que foi divulgado um possível acordo de transferência para a Juventus, o meia Arthur foi titular e teve atuação discreta, sendo substituído no início da etapa final. De acordo com o canal italiano Sky Sports, a Velha Senhora chegou a um acordo com o Barcelona e irá pagar 80 milhões de euros pelo jogador brasileiro, que tem o desejo de permanecer na Catalunha. Arthur chegou ao Barça em julho de 2018 e disputou um total de 71 partidas, com 4 gols e 6 assistências. Na temporada atual, o brasileiro perdeu espaço com a chegada do meia holandês Frenkie De Jong.

MURALHA AZUL E GRENÁ

Com mais uma atuação segura de Ter Stegen, o Barcelona atingiu a incrível marca de cinco jogos seguidos sem sofrer gol. A última vez em que o goleiro alemão teve que buscar a bola no fundo das redes foi em 1º de março, na derrota por 2 a 0 para o Real Madrid, com gols de Vinícius Jr e Mariano. Desde então, foram quatro vitórias e um empate, com 8 gols feitos e nenhum sofrido.

SEQUÊNCIA NO ESPANHOL

No próximo sábado, o Barcelona viaja até Vigo para enfrentar o Celta. A partida será às 12h (horário de Brasília) e representará o confronto de objetivos opostos. Enquanto o Barcelona disputa a liderança ponto a ponto com o Real Madrid, o Celta está apenas na 16ª posição e luta pra se afastar da zona de rebaixamento.

Já o Bilbao recebe o Mallorca no sábado, às 9h (de Brasília), buscando a recuperação no campeonato. A equipe está a seis pontos do sexto colocado Villarreal e ainda sonha com uma vaga na Liga Europa 2020/21.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Iñaki Williams, do Athletic Bilbao, atinge marca de 150 jogos seguidos na La Liga - Esporte News Mundo

  2. Pingback: Vinicius Junior marca, Real Madrid vence e recupera a liderança do Espanhol - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo