Vôlei

Em jogo fora de casa, Minas supera Natal e vai à semifinal da Superliga

Reprodução/ Instagram Minas

O Fiat Gerdau Minas venceu, na noite desta quinta- feira, (31), o Funvic Natal e conquistou uma vaga na semifinal da Superliga masculina de vôlei. A disputa ocorreu no Palácio dos Esportes (RN) e foi a segunda entre as equipes pela série melhor de três dos playoffs. O clube mineiro levou a melhor por 3×0, com parciais de 25×23, 25×21 e 25×22.

Entrando em quadra para o tudo ou nada, a equipe do Funvic Natal tinha como desafio superar o último encontro com o rival, quando perdeu por 1×3. Contando com o apoio da torcida em casa, o elenco potiguar lutou por quase uma hora e meia, mas não conseguiu a vitória e se despede da competição.

A partida contou com um fato curioso e não muito comum: os dois times entraram no jogo com o uniforme branco. O ato, cometido por falha de comunicação entre as equipes, pode ser entendido como passível de punição pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e será avaliado por órgão.

Decidido por votação do público, o ponteiro Honorato, do Minas, repetiu o feito do primeiro jogo e levou o troféu Viva Vôlei, com 34,9% dos votos. No entanto, os cubanos Sánchez, do clube mineiro, e Elián, do Natal, também se destacaram na disputa pelo título de melhor em quadra.

Partida marcada por erros de saque e êxito nos bloqueios

A partida começou quente, com direito a rallys seguidos de 24 e 21 segundos, vencidos pelo Minas. O time visitante usou bem a potência do seu bloqueio para travar o ataque adversário e foi mantendo a vantagem na pontuação, compensando erros de saque que cometia. A equipe do Natal chegou a encostar no placar e tentou uma reviravolta nos últimos momentos do set, mas o rival não baixou a guarda e venceu por 25×23.

Na segunda parcial o clube mineiro iniciou abrindo o placar, abusando do bloqueio, fundamento dominado pelo oposto Sánchez. Os dois times cometeram erros na hora de sacar, mas o clube visitante falhou menos e apresentou mais lucidez do que na primeira parcial, fechando com mais tranquilidade, por 25×21.

O primeiro ponto do terceiro set foi feito pelo cubano Elián, ponteiro do Natal que no momento já se consagrava como o maior pontuador do jogo. Chamando a torcida, o time potiguar reacendeu e encurralou a equipe mineira, chegando a abrir vantagem de dois pontos pela primeira vez na partida. Do lado dos visitantes, erros técnicos dificultavam a reação.

No meio do set o Minas tirou a desvantagem e voltou a ficar na frente, com forte atuação do ponteiro Honorato. Contudo, a equipe potiguar não deixou barato e apertou mais uma vez, ultrapassando o rival. Essa “instabilidade” no placar marcou a narrativa do set até o time mineiro usar a arma do bloqueio para assumir de vez a parcial, vencendo por 25×22.

O Minas espera agora o resultado do terceiro jogo entre Guarulhos e Blumenau para conhecer seu adversário na semifinal do torneio. A partida acontece no próximo domingo, (3), às 21h30min, com transmissão pelo SporTV 2.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo