Copa América

Em jogo muito disputado, Peru vence a Colômbia, encerra tabu de 10 anos e embola Grupo B da Copa América

Foto: Divulgação

O Peru se recuperou da goleada sofrida para o Brasil na estreia da Copa América e venceu a Colômbia por 2 a 1, no Estádio Olímpico, em Goiânia. Peña abriu o placar, Borja empatou, mas Mina, ex-Palmeiras, marcou contra, sacramentando a vitória dos peruanos, que encerram um tabu de 10 anos sem derrotar os colombianos. Foram 10 jogos, com seis derrotas e quatro empates.

Com o resultado o grupo B ficou extremamente embolado, com todas as equipes tendo chances de classificação. Com quatro pontos, a Colômbia é a segunda colocada, enquanto o Peru pulou para terceiro. O Brasil é o líder isoloado com seis pontos. Na quarta-feira, o Peru encara o Equador no Estádio Olímpico, às 18h, enquanto a Colômbia enfrenta o Brasil, no Nilton Santos, às 21h.

O JOGO

A Colômbia entrou em campo como favorita e antes do primeiro minuto já assustou o Peru com Zapata, mostrando que estava disposta a vencer a partida. No entanto, os peruanos não se intimidaram e responderam na sequência com Tapia, chutando de fora da área, dando mostras de que seria um bom jogo e bastante disputado.

De fato foi, com ambas as equipes buscando o gol a todo momento. Cuadrado quase marcou um golaço finalizando da entrada da área, com efeito. A bola caprichosamente raspou a trave. O Peru foi mais efetivo e abriu o placar com Peña. O meia aproveitou o rebote da bola que bateu na trave, após um belo chute de Yotún. O gol fez a Colômbia se lançar ao ataque, mas sem muita efetividade.

Na segunda etapa, a Colômbia voltou disposta a empatar e conseguiu logo aos 7 minutos com Borja, de pênalti. O atacante recebeu um lindo lançamento de Tesillo e foi derrubado por Gallese. Na cobrança deslocou o goleiro peruano e empatou a partida. O gol deu moral para os colombianos que poderiam ampliar no minuto seguinte. Em jogada bem trabalhada, Borja novamente recebeu na área, mas acabou finalizando para fora.

O castigo veio na sequência. Em escanteio cobrado pelo Peru, a bola acabou batendo no peito do zagueiro Mina e entrando contra o próprio patrimônio. Ospina até tentou evitar o gol, mas buscou a bola após ela ter passado da linha. Novamente à frente do placar, o Peru buscou se defender, enquanto a Colômbia foi com tudo para o ataque. O técnio Reinaldo Rueda, ex-Flamengo, fez substituições ousadas, trocando defensores por atacantes. A pressão surtiu efeito, mas parou em boas defesas do goleiro Gallese, um dos heróis da vitória peruana.

Ficha técnica

Colômbia 1 x 2 Peru
Local: Estádio Olímpico – Goiânia
Data: 20 de junho de 2021
Horário: 21h
Árbitro: Esteban Daniel Vega (URU)
Cartões amarelos: Gallese e Carrillo (PER); Borja (COL)
Gols: Peña (16′ 1ºT), Borja (7′ 2ºT) e Mina, contra (19′ 2º T)

Colômbia: Ospina; Medina (Morelos), Mina, Sánchez e Tesillo; Barrios, Pérez (Cuéllar), Cuadrado e Cardona (Chará); Zapata (Muriel) e Borja. Técnico: Reinaldo Rueda.

Peru: Gallese; Corzo, Christian Ramos, Callens, Marcos López; Tapia, Yotún, Carrillo, Peña (Cartagena) e Cueva (García); Lapadula (Ormeño). Técnico: Ricardo Gareca.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo