Bastidores ENM

Em negociações com o Grupo City, Gabriel Pereira estava acertado com Dínamo de Kiev, antes da guerra na Ucrânia; veja documento

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Uma das joias da base do Corinthians, o meia Gabriel Pereira esteve muito próximo de ser novo jogador do Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Contudo, a guerra que explodiu na região, com a invasão da Rússia ao território ucraniano, impediu que a jovem promessa se acertasse com o clube do Leste Europeu. O Papo com Abrahão no Esporte News Mundo teve acesso exclusivo ao documento de intenção de compra do Dínamo de Kiev para levar o camisa 38 ao Velho Continente – confira nesta reportagem.

A negociação que teve praticamente o desfecho final entre Gabriel, Corinthians e Dínamo, aconteceu uma semana antes do início da invasão russa ao país vizinho. O negócio foi conduzido pelo empresário Fábio Brito, que tinha viagem marcada para a Ucrânia, juntamente com Gabriel e seus empresários, para finalizar os últimos trâmites e confirmar o negócio.

Os ucranianos iriam desembolsar quatro milhões de euros (cerca de R$ 22,68 milhões) e o contrato acertado seria de quatro a cinco temporadas. Os últimos detalhes seriam acertados após os exames médicos que aconteceriam no último dia 25, em Kiev.

Documento da negociação que o ENM teve acesso

A proposta foi vista com bons olhos pela diretoria, isto porque GP, como é conhecido, tem vínculo, registrado, apenas até o final de março, entretanto o clube já anunciou uma renovação até dezembro de 2024, porém ainda não registrada.

O vínculo teria multa rescisória de 100 milhões de euros (cerca de R$ 650 milhões, na cotação da época). Além disso, o Timão quer vender o garoto de olho em reforçar seu caixa, já que o clube tem investido pesado em contratações, além do acordo com o técnico português Vítor Pereira.

Além de GP, o Dínamo de Kiev também chegou a oferecer os mesmos valores por Rodrigo Nestor, do São Paulo, proposta rechaçada pela diretoria rival. O Corinthians é detentor de 70% dos direitos econômicos do jogador, enquanto o Guarani possui outros 30%. GP chegou ao clube aos 17 anos, em 2019. Ao todo são 47 jogos, dois gols e três assistências com a camisa do Timão.

Como o negócio com os ucranianos não ocorreu, o Grupo City aproveitou a brecha e trouxe uma proposta para levar o jogador, que agradou a diretoria coritiana. Nos corredores do Parque São Jorge afirma-se que a proposta possui números parecidos com a do Dínamo Kiev.

A tendência é que GP defenda o New York City, da Major League Soccer, um dos clubes que são administrados pelo Grupo City. A janela de transferência nos Estados Unidos fecha somente em maio, e Gabriel tem perfil que os clubes de lá têm buscado: jovens jogadores com alto potencial de negociação futura para o futebol europeu.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo