Cruzeiro

Em nota oficial, Cruzeiro ressalta combate ao racismo e diz: ‘Convicção que os fatos serão esclarecidos’

Foto: Divulgação / Cruzeiro

Em nota oficial divulgada na manhã desta quinta-feira (18), o Cruzeiro novamente abordou a injúria racial sofrida pelo atacante Jefferson, do Remo, em jogo com mando da equipe celeste, na Arena Independência. 

                 

A Raposa reafirmou que trabalha incessantemente para a conscientização contra o racismo; frisou que o acontecido foi um caso isolado e sem a participação de pessoas ligadas ao clube (xingamento foi por parte de um torcedor); revelou que tentou contato com o Remo para prestar o devido apoio ao jogador, mas não obteve resposta do Leão Azul; e finalizou afirmando confiar na Justiça Desportiva.

Isso porque, devido ao caso de racismo, a equipe foi denunciada e, na próxima terça-feira (23), será julgada pela Segunda Comissão Disciplinar do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Veja também: Lucas Ventura fala sobre desempenho no Cruzeiro e afirma: ‘Continuar honrando esse gigante’

Confira a nota na íntegra:

`Nós, do Cruzeiro, temos trabalhado incessantemente para a conscientização contra o racismo e isso fica escancarado em ações e campanhas nos últimos tempos. O simples fato de existir a possibilidade de algo ter sido pronunciado nesse sentido em um jogo com mando nosso fez com que, antes mesmo de sermos demandados e ou termos certeza de qualquer fala, proativamente tratássemos do assunto em nossas redes sociais. Mesmo tendo a segurança de que nada foi dito por qualquer integrante de sua comissão técnica ou diretoria, preferimos agir. Ainda que o áudio não fosse claro e que não houvesse prova inequívoca sobre as palavras proferidas, naquele momento, a dúvida foi o suficiente para que nós, do Cruzeiro, decidíssemos agir.  

Aliás, faríamos novamente, porque não esperamos o racismo escancarado para agir. Uma mísera fagulha de racismo basta para que qualquer um lute contra. Inclusive, mesmo sendo um fato isolado, sem participação do Cruzeiro, vale lembrar, ainda tentamos, em ação prática, identificar com a Arena Independência quem teria agido nesse sentido. 

Mais do que isso, a gestão do Cruzeiro, na figura de seu presidente Sérgio Santos Rodrigues, tão logo tomou conhecimento da situação, fez questão de imediatamente contatar o presidente do Clube do Remo, no sentido de oferecer toda a estrutura possível para que, juntos, déssemos um exemplo de ação contra o racismo. O presidente do clube paraense, no entanto, sequer respondeu ao Cruzeiro, tendo optado por apresentar uma notícia de infração ao STJD, preferindo transformar uma oportunidade de discussão crucial ao desenvolvimento e evolução da nossa sociedade em uma tentativa de prejuízo desportivo a um adversário. Confiamos na Justiça Desportiva e temos convicção de que lá os fatos serão devidamente esclarecidos.`

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo