Campeonato Brasileiro

Em palco diferente, Flamengo e Fluminense se enfrentam com destaque para jovens jogadores

Em palco diferente, Flamengo e Fluminense se enfrentam com destaque para jovens jogadores
Fotos: Alexandre Vidal/Flamengo e Mailson Santana/Fluminense

POR GUSTAVO CUNHA E GEOVANNE PEÇANHA

Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo (4), às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Esta será a terceira vez que as equipes se enfrentam na capital paulista. As duas primeiras, em 1942 e 2016, disputadas no Pacaembu, terminaram em 0 a 0.

As equipes vêm em momentos distintos. O Flamengo vem de vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal, enquanto o Fluminense foi derrotado por 4 a 1 para o Athletico Paranaense, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

O Flamengo ocupa a sexta colocação do Brasileirão, com 12 pontos. Em seis duelos, tem quatro triunfos e duas derrotas. Vale lembrar que o Rubro-Negro tem dois jogos atrasados. Já o Fluminense é o 13º da competição, com 10 pontos. Em oito partidas, soma duas vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Ponto semelhante entre as equipes é o aproveitamento de jovens no decorrer do ano. Como a temporada de 2020 só terminou em 2021, o Flamengo começou a atual época com a garotada disputando o Carioca. E agora, por conta dos desfalques dos convocados para a Copa América, os garotos do ninho têm recebido chances. Na última partida o Rubro-Negro chegou à marca de 21 crias da base utilizados e terminou o jogo com seis deles em campo.

O garoto do ninho quem mais tem feito sucesso nesta temporada é o centroavante Rodrigo Muniz. Em 22 jogos, marcou nove gols e despertou o interesse de clubes do exterior. Al Nasr, dos Emirados Árabes, Genk, da Bélgica, e Atlético de Madrid, da Espanha, já enviaram propostas pelo jogador de 20 anos.

Confira todos os garotos da base do Flamengo utilizados na temporada

Goleiros: Gabriel Batista e Hugo Souza
Laterais: Ramon e Matheuzinho
Zagueiros: Gabriel Noga* e Natan (saiu)*
Volantes: Daniel Cabral*, Richard Ríos (saiu)*, Hugo Moura, Lucas André e João Gomes
Meias: Yuri*, Max e Pepê (saiu)
Atacantes: Lázaro*, Thiaguinho, Mateus Lima, Gabriel Barros, Ryan Luka, Rodrigo Muniz e Werton

* Apenas sob o comando de Maurício Souza

O Fluminense, muito conhecido por suas crias da base com diversos atletas em clubes mundo afora, vinha de um tempo sem aproveitar os jovens por atacado no time principal. Porém, desde 2020, devido a necessidade financeira, o clube voltou a investir nos “mlks de Xerém”.

E alguns nomes vêm ganhando destaque desde a temporada passada. Casos de Marcos Felipe e Martinelli, que se tornaram titulares absolutos na reta decisiva da campanha que garantiu o Tricolor de volta à disputa da Taça Libertadores. Já em 2021, Gabriel Teixeira é quem está se consolidando entre o 11 inicial e se tornou peça fundamental no esquema do técnico Roger Machado.

No total, até pela necessidade, por causa de um calendário atípico em função da Covid-19, o Fluminense utilizou 25 jogadores oriundos de suas categorias de base.

Confira os atletas que foram formados no Tricolor que já entraram em campo nesta temporada

Goleiros: Marcos Felipe e Pedro Rangel
Laterais:
Daniel, Raí, Calegari e Igor Julião
Zagueiros:
Luan, Frazan e Higor
Volantes: Martinelli, André, Caio, Nascimento e Metinho
Meias:
Miguel, Wallace e Arthur
Atacantes: Gabriel Teixeira, Kayky, Luiz Henrique, Samuel, John Kennedy, Alexandre Jesus, Matheus Martins e João Neto.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo