Campeonato Brasileiro

Em reunião na CBF, America-RJ pede que o título de Campeão dos Campeões de 82, seja reconhecido como Brasileiro

o Secretário Geral do clube se reuniram com o Secretário Geral e o Diretor Jurídico da Confederação Brasileira de Futebol na sede da entidade, na Barra da Tijuca - Foto: Divulgação

Um dos clubes de maior tradição do futebol carioca, no final da tarde desta segunda (10), o America-RJ entregou um documento junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que titulo de Campeão do Campeão, torneio disputado em 1982, seja reconhecido como Campeão Brasileiro.

                 

Unificação dos títulos Brasileiros de Clubes

O pedido da diretoria é baseado em um padrão já definido pelo própria CBF, que trata da “Unificação dos Títulos Brasileiros de Clubes”, de 2010. Na resolução RDP 03/2010 emitida a entidade reconhece como oficial as conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, entre 1959 e 1970, dando a elas equivalência de campeonatos brasileiros.

O torneio é o único titulo que o Rubro Carioca tem no âmbito nacional. Para o encontro o time foi representado pelos presidentes do Conselho de Administração e do Alto Conselho, Sidney Santana e Léo Almada, pelo Secretário Geral do clube, Marco Antônio Teixeira, e por um dos seus principais ídolos, Eduardo Antunes Coimbra, o Edu.

Foram recebidos pelo o Secretário Geral, Walter Feldman, e o Diretor Jurídico, Carlos Eugênio Lopes., da CBF além também do Leonardo Ferraz, Diretor de Marketing da FER,J que representou o presidente da federação, Rubens Lopes.

Na reunião que teve duração de mais de uma hora, o Secretário-Geral da CBF reconheceu as conquistas e as contribuições que o America-RJ fez no futebol Brasileiro:

– O América tem uma tradição, tem história de muitas lutas e conquistas, muitas vitórias. Vamos analisar juridicamente esse feito e sacramentar a decisão que ocorreu no campo e conferir esse título do America-RJ – comentou Feldman.

Já para o presidente Sidney Santana do America-RJ é mais do que justo que seja reconhecido reconhecimento o titulo que comemora 39 anos:

-Viemos trazer esse pedido e nada mais justo que a CBF reconheça o título do America Football Club como titulo nacional. Como campeão brasileiro. Principalmente neste período que estamos comemorando 39 anos dele. – disse Santana que completou que reconhecimento pelo titulo pleiteado é de toda torcida americana.

-A vitória não é do presidente, mas sim , do torcedor e simpatizante. Pelos títulos que o América conquistou e eu tenho certeza que a CBF ira reconhecer esse título.

Quem também comentou sobre a reunião foi o ídolo do clube , Edu Coimbra que não escondeu que para ele o titulo conquista pelo clube será reconhecido:

-Eu participei de uma reunião que para mim é histórica onde eu me senti honrado. Tenho certeza que o America-RJ será um dos novos campeões brasileiros. Eu quero aplaudir a direção e falar sobre a generosidade e a receptividade que o departamento jurídico da CBF mostrou com essa pretensão do America. Vamos lá, Sangue! – concluiu Edu que conquistou seis títulos vestindo as cores do Rubro Carioca. 

Torneio dos Campeões

Em 1982 todas as atenções do mundo do futebol estavam voltadas para a Copa do Mundo FIFA. Não é exagero afirmar que o Brasil tinha a melhor equipe desde o tricampeonato no México em 1970. 

O foco era tanto que, para que a Seleção tivesse tempo para a devida preparação, os campeonatos estaduais teriam início somente em julho, após a final do principal torneio de seleções do Planeta.

Com o objetivo de manter o futebol em atividade, CBF organizou e promoveu o Torneio dos Campeões, reunindo todos os campeões e vice-campeões brasileiros e do Torneio Rio-São Paulo. O America foi convidado por ter o maior número de participações nessas competições. Com a desistência do Flamengo, o Santa Cruz (PE) o substituiu.  

Dezoito equipes participantes foram divididas em quatro grupos, com quatro ou cinco clubes. Todas se enfrentaram em turno e returno. Os campeões dos turnos se enfrentaram nas quartas de final. Nas semifinais, o America superou a Portuguesa e o Guarani, o Bahia. 

Em 12 de julho de 1982, o America sagrou-se Campeão dos Campeões de forma invicta depois de vencer o Guarani por 2×1 no Maracanã, diante de pouco mais de 12 mil pessoas. Entraram em campo: Gasperin; Chiquinho, Duílio, Everaldo e Zedilson (Sérgio Pinto); Pires, Gilberto e Eloi (João Luiz); Serginho, Moreno e Gilson Gênio. O técnico era Dudu.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo