Em ritmo de treino, Brasil atropela a Bolívia em estreia nas Eliminatórias

(Buda Mendes / Pool AFP via Getty Images)

A caminhada do Brasil rumo ao Catar em 2022 começou da melhor maneira possível: Goleada e boa atuação. Com uma apresentação dominante diante de uma frágil Bolívia, a Seleção atropelou e venceu por 5 a 0, nesta sexta-feira, na Neo Química Arena, pela primeira rodada das Eliminatórias.

Para algum torcedor desavisado que viu a partida, achou que o Brasil estava apenas treinando, tamanha facilidade em dominar e propor as ações ofensivas. Marquinho, Roberto Firmino (2), Rodrygo e Philippe Coutinho foram os responsáveis por balançar a rede em São Paulo.

Mesmo sem marcar, Neymar foi o grande regente do time, tal qual um maestro comanda uma orquestra. Com dribles, passes e principalmente assistências, o camisa 10 teve atuação beirando a perfeição. Faltou apenas o gol para completar a apresentação, mas isto é um mero detalhe.

Com a confortável vitória, o Brasil assume a liderança das Eliminatórias. Na terça-feira, a Seleção volta a campo para visitar o Perú, no estádio Nacional de Lima, às 21h (Horário de Brasília). Já a Bolívia tem outra missão quase impossível pela frente e recebe a Argentina, também na terça-feira, às 17h, em La Paz.

O JOGO

O Brasil partiu para uma blitz em cima da Bolívia. Em três minutos, duas chances clarissimas de gol para Seleção. Primeiro com Everton Cebolinha, que após cruzamento de Renan Lodi, cabeceou completamente sozinho para fora. No minuto seguinte, Cebolinha apareceu novamente, desta vez cruzando na cabeça de Marquinhos que também desperdiçou a chance de abrir o placar.

Atordoada pela pressão do Brasil, a Bolívia apenas assistia o time brasileiro jogar e quando tinha a bola, não passava do meio-campo. A Seleção abusava dos cruzamentos para aproveitar a vantagem física em cima da defesa boliviana.

Com a bola no chão, a seleção canarinha dominava a posse de bola e o melhor caminho vinha pelo alto. Aos 15′, os cruzamentos finalmente deram certo. Livre pela direita, Danilo colocou na cabeça de Marquinhos que só precisou escorar para o abrir o placar na Neo Química Arena. É o primeiro gol na caminhada rumo ao Catar.

Apesar de não balançar a rede, Neymar foi o grande nome da partida (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

O gol não diminuiu o ímpeto brasileiro, que seguiu morando no campo de ataque, agora com mais tranquilidade para troca de bola. Com espaço, o Brasil chegava com facilidade e aos 24′, Firmino achou Coutinho livre perto da área e o meia exigiu boa defesa de Lampe. O melhor caminho para a Seleção era pelas laterais. E foi dali que saiu o segundo gol. Renan Lodi fez tabelinha de manual com Neymar e cruzou para Firmino, completamente livre, só carimbar para o fundo da rede.

A atuação do Brasil foi tão dominante que parecia ritmo de treino. Aos 38′, Casemiro foi mais um a testar Lampe e exigir do goleiro da Bolívia a trabalhar de novo. No lance seguinte, Neymar também resolveu tentar o seu, mas parou mais uma vez no arqueiro boliviano. A seleção seguiu tendo extrema facilidade e não ampliou e até mesmo decidiu a partida no primeiro tempo, por falta de sorte.

O segundo tempo não mudou em nada no cenário. O Brasil seguiu em ritmo de treino e chegando com perigo toda vez que resolvia acelerar a partida. Logo aos 3′, Neymar entrou com liberdade pela esquerda e achou Firmino sozinho dentro da área para que o camisa 20 só escorasse para o gol. O atacante ainda contou com a colaboração do goleiro Lampe para marcar o seu segundo tento na partida.

Parece que finalmente o terceiro gol do Brasil fez a Bolívia acordar e buscar o ataque. Bruno Miranda acertou um belo chute de fora área e colocou Weverton para trabalhar pela primeira vez. Todas ações de ataque do Brasil passavam pelos pés de Neymar, que regia o time como um maestro em uma orquestra. Mas o camisa 10 queria mais, queria deixar a marca dele. Em duas oportunidades, o craque teve a chance mas não complementou.

Firmino foi o artilheiro da partida dois gols marcados (AMANDA PEROBELLI/POOL/AFP via Getty Images)

Se Neymar não conseguia deixar o dele, Rodrygo em menos de cinco minutos em campo ajudou o Brasil a ampliar o placar. Após cruzamento de Coutinho, o atacante do Real Madrid desviou de cabeça e contou com a contribuição do zagueiro Carrasco, para marcar seu primeiro gol com a camisa verde e amarela. Apesar dos quatros gols, o placar ainda parecia pouco pelo domínio da Seleção.

O recital de Neymar seguiu e o camisa 10 apareceu mais uma vez como garçom aos 27′ para cruzar na medida para Coutinho completar livre de cabeça para o gol. 5 a 0 Brasil sem esforço. Aos 32′, Ney até chegou a balançar a rede, mas o gol foi anulado por impedimento. Com o placar já decidido, a Seleção diminuiu o ritmo no fim da partida e administrou a tranquila vitória para estrear em grande estilo nas Eliminatórias para Copa.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 5 x 0 BOLÍVIA

Local: Neo Química Arena – São Paulo
Data: 09/10/2020
Horário: 21h30
Árbitro: Leodán González (Uruguai)
Cartão Amarelo: Thiago Silva (BRA); Carrasco, Jhasmani Campos, Zabala, Boris Céspedes (BOL)
Gols: Marquinhos 15′ 1ºT, Roberto Firmino 24′ 1ºT, 3′ 2ºT, Rodrygo 20′ 2ºT, Philippe Coutinho 27′ 2ºT

BRASIL: Weverton, Danilo, Thiago Silva (Felipe), Marquinhos e Renan Lodi (Alex Telles); Casemiro, Douglas Luiz e Philippe Coutinho (Éverton Ribeiro); Everton (Rodrygo), Roberto Firmino (Richarlison) e Neymar. Técnico: Tite

BOLÍVIA: Lampe, Jesús Sagredo, Carrasco, Valver e José Sagredo; Wayar (Zabala), Bustamante (Franz Gonzales) e Árabe (Cardozo); Menacho (Jhasmani Campos), Saldías (Boris Céspedes) e Bruno Miranda. Técnico: César Farías

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo