Athletico

Em sessão solene Nikão, do Athletico, recebe título de cidadão honorário de Curitiba

Foto: Reprodução/Athletico

Na última segunda-feira (22) o jogador do Athletico, Nikão recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Curitiba. Natural de Montes Claros, Minas Gerais, Maycon Vinícius Ferreira da Cruz chegou à capital do estado do Paraná em 2015 quando foi negociado com o Atlético Mineiro.

                 

A seis anos na capital paranaense, o camisa 11 passou por períodos difíceis dentro do Athletico, em seu primeiro ano no Furacão participou de 31 jogos, e balançou as redes apenas quatro vezes, e teve um período em que a torcida não estava satisfeita com o jogador, e com a sua condição física quando chegou.

Mas com o decorrer dos anos e com a chegada de Paulo Autuori que viu o potencial do jogador junto com a comissão técnica e parte de gerenciamento do clube, ajudou o camisa 11 a encontrar a melhor forma física, e em 2016 virou peca recorrente no time titular que acabou sendo campeão do Campeonato Paranaense encerrando um período de sete anos do clube rubro-negro sem trofeus.

Em 2018 assumiu além da titularidade a importância de ser um dos jogadores mais importantes dentro do elenco, e com a ascensão de Tiago Nunes após queda de Fernando Diniz, o clube fez uma campanha memorável na Copa Sul-Americana, com Nikão marcando gols e criando jogadas pela ponta direita ou pela faixa central do time. Seria a primeira conquista do mineiro em solo curitibano.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Em 2019 após prometer não cobrar mais pênaltis, assumiu a liderança e cobrou o pênalti que colocou o time athleticano na segunda final da Copa do Brasil, na remontada sobre a equipe do Grêmio, além de vencer a Levain Cup no Japão. O meia-atacante chegou a final com o Athletico da Copa do Brasil e venceu o Internacional, quarto título dentro do Furacão.

Em 2020 o time teve dificuldades para manter o alto rendimento, mas mesmo assim conquistou o inédito tricampeonato estadual e Nikão fez o gol que selou a conquista no estádio do rival Coritiba; também ajudou a equipe a se classificar para a Copa Sul-Americana de 2021, e para a terceira fase da Copa do Brasil. Na competição continental, conquistou o troféu mais uma vez, se tornando o maior artilheiro do clube na história do torneio. E ainda no dia 15 de dezembro de 2021, decidirá a final da Copa do Brasil.

Ao todo são 300 jogos oficiais com a camisa do clube paranaense, e 47 gols anotados sendo que 21 deles em jogos eliminatórios e 30 vieram em momentos complicados quando o time estava empatado ou perdendo. Ainda é incerta a decisão do atacante sobre ficar ou sair do Athletico, mas a sua marca está na história e o reconhecimento veio com a honraria concedida pela Câmara dos Vereadores de Curitiba.

Fora dos gramados, Maycon teve que superar ausência dos pais e uma infância difícil para conseguir ter sucesso profissionalmente. Uma história de superação e determinação que influenciam quem escuta e que fazem do camisa 11 athleticano ainda mais especial dentro da história do clube e da cidade de Curitiba.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo