Conmebol Libertadores

Em sorteio da Libertadores, São Paulo pode ter clássico paulista e reencontro com algozes

São Paulo e Atlético Nacional, pela Libertadores
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O São Paulo conhecerá nesta sexta-feira (09) os adversários na fase de grupos da Copa Libertadores 2021. O sorteio que acontece amanhã (09), às 13h (de Brasília), pode colocar o Tricolor frente a frente com Santos ou Grêmio, e até mesmo promover o reencontro com alguns algozes dos últimos anos, como o Atlético Nacional-COL, LDU-EQU e Defensa y Justicia-ARG.

No sorteio, os 28 clubes classificados e outros quatro que jogam a terceira e última fase da Pré-Libertadores serão divididos em quatro potes. Os cabeças de chave estarão alocados no Pote 1, baseado no ranking da CONMEBOL, que leva em conta o desempenho das equipes na última temporada. Cada grupo será formado por um representante de cada pote.

No Pote 1 por conta de sua classificação no último Brasileirão, o São Paulo terá a oportunidade de ser cabeça de chave de um dos grupos do torneio. Além do Tricolor, Boca Juniors-ARG, Cerro Porteño-PAR, Flamengo, Nacional-URU, Palmeiras, River Plate-ARG e Olimpia-PAR completam a lista dos cabeças de chave.

CLÁSSICO DIANTE DE SANTOS OU GRÊMIO

Por estar no Pote 1, o São Paulo não pode encarar nenhum adversário brasileiro, ao menos que eles estejam vindo das fases preliminares, que é o caso de Santos e Grêmio.

Um dos dois brasileiros podem cair no grupo do São Paulo caso avancem na Pré-Libertadores. No jogo de ida, o Peixe superou o San Lorenzo-ARG por 3 a 1, fora de casa, e praticamente encaminhou a sua classificação. O Grêmio, por sua vez, tem parada dura diante do Independiente del Valle-EQU e sua partida de ida acontece nesta sexta, no Equador.

REENCONTRO COM ALGOZES

Além da possibilidade de encarar Santos ou Grêmio, o São Paulo terá a preocupação de se reencontrar com equipes que dificultaram seu caminho nos últimos anos dentro dos torneios internacionais. São os casos de Atlético Nacional, LDU e Defensa y Justicia.

ATLÉTICO NACIONAL

A equipe colombiana também se encontra na última fase preliminar da Libertadores e perdeu a sua partida de ida, por 1 a 0, diante do Libertad-PAR, fora de casa. Apesar do revés, o Atlético pode reverter a situação e reencontrar o Tricolor em uma competição internacional, assim como aconteceu em 2014 e 2016.

Em 2014, o Tricolor Paulista encarou o Atlético Nacional pela semifinal da Copa Sul-Americana. Em jogos de ida e volta, cada equipe venceu pelo placar mínimo, levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, os colombianos levaram a melhor e se classificaram à final, em que foram derrotados pelo River Plate.

A POLÊMICA

São Paulo e atlético nacional, pela Libertadores 2016
Eliminação polêmica do São Paulo para o Atlético Nacional-COL, na Libertadores 2016. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Em 2016, talvez uma das derrotas mais lembradas pelo torcedor são-paulino. Nas semis da Liberta as equipes voltaram a se enfrentar e com polêmicas de arbitragem, o Atlético venceu o jogo de ida por 2 a 0, em pleno Morumbi, com direito a dois gols de Miguel Borja e expulsão do zagueiro Maicon.

No jogo de volta, mais polêmicas na derrota Tricolor por 2 a 1, mais uma vez com dois gols de Borja e duas expulsões da equipe brasileira. O resultado levou o Atlético Nacional ao título, depois de superar o Independiente del Valle na grande final.

LDU

São Paulo e LDU, pela Libertadores 2020
O São Paulo foi derrotado por 4 a 2 diante da LDU, no Equador. Fotos: Staff Images / CONMEBOL

A LDU estava no mesmo grupo do São Paulo na última edição da Libertadores, e deu uma ‘ajudinha’ para despachar o Tricolor ainda na primeira fase. Este ano, a Liga de Quito está no Pote 2 do sorteio.

No jogo de ida realizado em março de 2020, o Tricolor goleou os equatorianos por 3 a 0, no Morumbi, com a equipe embalada pelo início da temporada. No entanto, poucos dias após o confronto, a pandemia ocasionada pela Covid-19 paralisou o futebol por quatro meses.

Em setembro, seis meses depois do primeiro duelo, a LDU de o troco. No Equador, os donos da casa superaram o São Paulo por 4 a 2 e praticamente selaram as chances do Tricolor avançar na competição, já que os brasileiros viriam a perder do River Plate na rodada à frente.

DEFENSA Y JUSTICIA

São Paulo pode encarar o DyJ no sorteio da Libertadores 2021
São Paulo e Defensa y Justicia pela Sula de 2017. Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net

Na Copa Sul-Americana de 2017, o Tricolor treinado por Rogério Ceni foi eliminado para o Defensa y Justicia, ainda na primeira fase do torneio. Na ida, empate sem gols na Argentina. Na volta, 1 a 1 no Morumbi, classificando o Defensa pelo critério de gol fora.

O Defensa y Justicia também está no Pote 2 do sorteio da Copa Libertadores 2021.

SORTEIO: QUEM ENCARA O SÃO PAULO NA LIBERTADORES?

O evento do sorteio da Libertadores 2021 ocorrerá na sexta-feira (09), às 13h (de Brasília), e terá cobertura em tempo real do Esporte News Mundo!

Para saber tudo sobre o São Paulo e a Copa Libertadores, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook!

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top