Automobilismo

Em treino de classificação empolgante, Lewis Hamilton conquista a pole position do Grande Prêmio de Imola

Divulgação/MercedesAMGF1

Neste sábado (17), a Fórmula 1 disputou a classificação para a corrida do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, que começa nesse domingo (18). Esta foi uma classificação empolgante, deixando a confirmação de quem largaria na posição de honra no grid para o último momento possível.

O que chamou bastante a atenção, foi o número de voltas deletadas por pilotos excederem os limites da pista, neste sábado, a rigidez era máxima e vários pilotos precisaram dar mais de uma ou duas voltas além do desejado para obter os resultados desejados. No Grande Prêmio do Bahrein, uma das reclamações da Red Bull Racing foi a de que os dois pilotos da Mercedes excederam em corrida os limites da pista, e quando Max ultrapassou Lewis Hamilton para provisoriamente retomar a liderança, ele precisou devolver a posição por ter vantagem em pista por fazer o mesmo. Resta esperar para descobrir se em corrida a rigidez por exceder os limites da pista será a mesma da classificação.

Na primeira sessão, logo na primeira volta, Yuki Tsunoda, estreante pela Alpha Tauri, sofreu um forte acidente ao perder o controle de seu carro em uma chicane e colidir a parte traseira do seu bólido com o muro. O japonês nada sofreu, mas encerrou ali a sua participação na classificação. Ainda teve a rodada de Nikita Mazepin, que não conseguiu ficar nem perto de seu companheiro de equipe, Mick Schumacher. O russo terminou a sessão 0,5s atrás do alemão, que por sua vez esteve 0,4s atrás do primeiro carro na segunda sessão da classificação. 

As surpresas foram as duas Williams, equipe que nos últimos anos viveram momentos difíceis, avançando para a segunda sessão com George Russell e Nicholas Latifi. Já no Q2, as construtoras mudaram um pouco a estratégia dos pneus, mas nada pode ser feito para que Sebastian Vettel avançasse para o Q3. A maior decepção da sessão ficou com o espanhol Carlos Sainz com a sua Ferrari que largou de 11º após um erro crucial em sua volta rápida. As duas Williams e Fernando Alonso ficaram no Q2 também.

Na terceira e definitiva sessão, Lando Norris, por pouco não faz uma volta melhor, mas com o desenvolver do Q3, larga em 7º, logo atrás do seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo. As Red Bulls ameaçaram, mas não conseguiram, por menos de um décimo de segundo, tirar a pole position de Lewis Hamilton, que agora soma 99. Porém, a decepção maior da última sessão ficou com o finlandês Valtteri Bottas da Mercedes, o companheiro de Hamilton largará “apenas” em 8º com quase meio segundo a mais que o britânico. 

A expectativa é de que a corrida seja mais emocionante do que foi no Bahrein, que já foi considerada uma boa corrida, desta vez quem tem a vantagem do jogo de equipe é a Red Bull Racing. Sergio Perez com uma volta espetacular, larga na frente de Max Verstappen, e o mexicano largara de pneus macios, a tendência é de que ele assuma a ponta da corrida no inicio. 

Confira a classificação completa no grid de largada para o GP de Imola:

A corrida começa às 10h deste domingo (18), e terá cobertura em tempo real do Esporte News Mundo. 

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo