Red Bull Bragantino

Emelec completa 92 anos no dia do duelo contra o Red Bull Bragantino pela Sul-Americana; saiba mais sobre o time equatoriano

Emelec se classifica para fase de grupos da Sul-Americana
Foto: RODRIGO BUENDIA / AFP

Segundo adversário do Red Bull Bragantino pela fase de grupos da Sul-Americana, o Club Sport Emelec completa 92 anos nesta quarta-feira (28), mesmo dia em que recebe o Massa Bruta no estádio George Capwell, na cidade de Guayaquil (EQU).

Fundado em 1929, o time é 14 vezes campeão do Equador. Na temporada 2021, o Emelec é o primeiro colocado no Campeonato Equatoriano e divide a ponta da tabela do Grupo G da Copa Sul-Americana com o RB Bragantino.

O time foi fundado pelo estadunidense Geroge Capwell, um entusiasta esportivo que trabalhava na Empresa Eléctrica del Ecuador. Da união das inicias da empresa, surgiu o nome do Club Sport Emelec. De acordo com a ata de fundação, o clube possuía equipes de diversos esportes, inclusive beisebol, esporte favorito de Capwell.

EMELEC X CLUBES BRASILEIROS

O Bombillo já enfrentou equipes brasileiras em 45 jogos. O último brasileiro enfrentado pelo clube equatoriano foi o Flamengo, pela Libertadores 2019. O jogo terminou com vitória do Rubro Negro, nos pênaltis. O Emelec venceu apenas 4 das 32 partidas contra times brasileiros pela Libertadores.

Pela Copa Sul-Americana, o histórico é equilibrado. São 4 vitórias e 4 derrotas em 8 jogos contra clubes do Brasil. Pela Sul-Americana 2014, a equipe de Guayaquil encarou São Paulo e Goiás. Em 2010, enfrentou Avaí e Botafogo.

No geral, a vantagem é brasileira. Dos 45 duelos. o Bombillo perdeu 27; venceu 10 e empatou 8. Quem balançou as redes mais vezes também foram os times brasileiros. São 37 gols marcados pelo Emelec contra 71 gols sofridos.

ESTÁDIO GEORGE CAPWELL

Vista panorâmica do Estádio George Capwell. Foto: Álvaro Riera Carbo

A casa do Emelec é famosa pela grande influência do “fator campo” sobre os visitantes. Isto acontece porque o estádio possui arquibancadas extremamente próximas às linhas que demarcam o campo. Com a torcida quase dentro dos gramados, o Emelec é muito forte em casa.

Inaugurado em 1945, o “caldeirão” George Capwell tem capacidade de 40 mil pessoas.

EMELEC X BARCELONA SC

O maior rival do Bombillo é o Barcelona Sporting Club. Juntas, as equipes de Guayaquil formam o “Derby do Estaleiro”. Perto do estádio do Emelec, existe até uma placa avisando que é proibido entrar vestindo amarelo, cor do Barcelona SC.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo