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Empresa responsável pelo VAR alega que sombras e angulação das câmeras causaram a ‘descalibragem’ do equipamento em Vasco x Inter

Foto: divulgação

A CBF divulgou uma nota oficial, na noite desta segunda-feira (15), onde a empresa Hawk-Eye, responsável pela operação dos equipamentos do Árbitro de Vídeo no Brasileirão, explica a falha do VAR no polêmico gol Colorado, marcado por Rodrigo Dourado, que abriu o placar na vitória por 2 a 0 do Inter, sobre o Vasco, pela 36ª rodada do Brasileirão.

                 

Segundo a Hawk-Eye, a ‘descalibragem’ das linhas, que impossibilitou a checagem do lance em questão, foi devido “ao baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra se movendo no campo.”

– Esse inconveniente foi causado pelo baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra se movendo no campo. Embora seja uma ocorrência muito incomum no software, a equipe operacional imediatamente seguiu o procedimento para recalibrar o sistema, o que foi concluído em poucos minutos. Infelizmente, esse processo não havia sido concluído quando a revisão foi solicitada e as linhas não estavam disponíveis para uso – diz a nota assinada pelo CEO da empresa, Adam Fry.

A empresa divulgou também algumas imagens para comprovar o funcionamento do VAR antes e depois da ‘recalibragem’ do equipamento.

Imagens do equipamento em funcionamento antes do jogo ser iniciado. Fotos: divulgação
Após a “recalibragem” do equipamento. Fotos: divulgação

O gol de Rodrigo Dourado, marcado aos nove minutos do primeiro tempo, causou polêmica na rodada. O lance fez com que o Vasco enviasse um ofício para a CBF pedindo que o jogo fosse anulado. Além disso, o clube informou que o Departamento Jurídico vai recorrer ao STJD pelo mesmo motivo.

Veja a íntegra da nota oficial

“Durante a partida VASCO DA GAMA x INTERNACIONAL na data 14 de fevereiro de 2021, ocorreu, lamentavelmente, um problema técnico que afetou a disponibilidade das linhas de impedimento.

Esse inconveniente foi causado pelo baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra se movendo no campo. Embora seja uma ocorrência muito incomum no software, a equipe operacional imediatamente seguiu o procedimento para recalibrar o sistema, o que foi concluído em poucos minutos. Infelizmente, esse processo não havia sido concluído quando a revisão foi solicitada e as linhas não estavam disponíveis para uso.

A questão foi comunicada ao VAR, que seguiu o protocolo de acordo com os requisitos da FIFA e da IFAB, informando ao campo a situação, e que nenhum erro claro e óbvio poderia ser determinado apenas com base nas imagens da TV, recomendando ao árbitro de campo manter sua decisão inicial de validar o gol.

O sistema estava totalmente operacional no início da partida e imediatamente após a recalibração, conforme as imagens abaixo. A tecnologia Hawk-Eye e nossos operadores cumprem os mais altos padrões de qualidade, no entanto, situações como essa nos inspiram a sempre nos dedicarmos no sentido do aprendizado e da inovação.

A Hawk-Eye gostaria de pedir desculpas à CBF e aos torcedores de futebol em geral por este inconveniente, e garantir que temos o compromisso de inovar continuamente e aprimorar a tecnologia para tornar todos os esportes, inclusive o grande jogo de futebol, uma experiência mais justa e mais emocionante.”

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