Atlético-MG

ENM Awards: Os melhores do Atlético-MG na temporada 2020

Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

O Campeonato Brasileiro de 2020/2021 chegou ao fim e o Esporte News Mundo traz os melhores – e os piores – do badalado elenco do Atlético-MG, comandado pelo técnico Jorge Sampaoli.

Para a votação, foram convidados os setoristas do Galo que precisaram eleger o craque do ano, a decepção, a surpresa e a revelação da temporada. Participaram os jornalistas Rômulo Soares, Cleisson Lima, Isamara Fernandes, Alecsander Heinrick e Gabriel Ferreira.

Craque: Guilherme Arana

Contratado no final de janeiro do ano passado, Arana assumiu a lateral esquerda do Atlético, no lugar de Fábio Santos, e desde então não saiu do time titular. Presente em 47 jogos e marcando seis gols, o atleta apresentou uma temporada consistente e linear, sendo decisivo – com passes para gol e até mesmo marcando tentos – em diversos momentos ao longo do Brasileirão. Dos onze principais comandados por Sampaoli no campeonato, Guilherme Arana foi peça indispensável no estilo de jogo do técnico argentino oscilando muito pouco ao longo das 38 rodadas.

Decepção: Allan

Especulado como a cabeça pensante do meio-campo, por ser o jogador que mais acertou passes no Brasileiro de 2019 pelo Fluminense, o volante não conseguiu repetir o feito no Atlético e apresentou uma temporada bem abaixo do esperado. Além disso, o jogador lidera as estatísticas de cartões no elenco, sendo 17 ao todo – 14 amarelos e três vermelhos. Uma média de um a cada três jogos, alguns deles, sendo levados em momentos decisivos do Galo na temporada, como na final do Campeonato Mineiro de 2020.

Surpresa: Savarino

Recepcionado no Atlético pelo venezuelano Rafael Dudamel, e desconhecido no cenário brasileiro, o jovem Jefferson Savarino foi a surpresa do elenco atleticano em 2020. Fazendo um bom Campeonato Mineiro, o meia-atacante se destacou pela facilidade nas disputadas “mano a mano” e nos dribles. Por conta disso, o jogador ganhou o apelido de “Savaliso” por parte da torcida alvinegra. Mesmo não repetindo as grandes atuações do Estadual no Campeonato Brasileiro, Savarino foi figurinha carimbada nas escalações de Jorge Sampaoli ao longo da sua passagem pelo Galo.

Com um ano de Atlético-MG, Savarino revela pouca expectativa quando chegou em 2020 e valoriza vaga na Libertadores
(Jefferson Savarino foi uma das surpresas do Atlético-MG em 2020/Foto: Pedro Souza)

Revelação: Sávio

Escalado entre os titulares pela primeira vez diante do Goiás, no Mineirão, com apenas 16 anos, Sávio surpreendeu ao apresentar personalidade no estilo de jogo logo na estreia. O jovem meio campista teve algumas oportunidades quando Savarino esteve com a Seleção Venezuelana e agradou grande parte da torcida atleticana. O atleta da base, no entanto, esteve entre os jogadores que contraíram a Covid-19 no Atlético e depois disso, não voltou a figurar entre os 11 principais. Destaque também para o meia Calebe, de 20 anos, emprestado pelo São Paulo ao time sub-20, mas que fez algumas partidas pelo profissional na segunda metade do Brasileirão.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo