Coritiba

Entenda a punição ao FC Cascavel que torna o Coxa líder do Paranaense

FC Cascavel Serpente
Foto: FC Cascavel

O FC Cascavel faz a melhor campanha do Campeonato Paranaense, com 77% de aproveitamento, quatro vitórias e dois empates em seis jogos. O Aurinegro ocupava a primeira posição, com 14 pontos, quando foi punido pela Primeira Comissão Disciplinar do TJD-PR (Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná) a pagar R$ 1 mil e perder seis pontos na competição por escalação de jogador irregular.

                 

Com a decisão por maioria oficializada na noite de Segunda-Feira (26), o FC Cascavel deixa a primeira posição e se torna o sexto colocado, com oito pontos. A equipe ainda pode recorrer no próprio TJD-PR contra a medida, e o presidente do clube afirmou, em entrevista à Banda B, que irão recorrer em todas as instâncias para anular a punição.

Escalação Irregular

O erro cometido pelo FC Cascavel que culminou na perda de seis pontos e mil reais data do jogo de estreia pelo Campeonato Paranaense, em 14 de Março, quando a Serpente venceu o Paraná Clube por 1×0. Na ocasião, o goleiro João Pedro Fiorentim, de 17 anos, foi selecionado para o banco de reservas sem ter contrato profissional com o clube. Ele não entrou em campo na partida, mas a simples seleção de um jogador não inscrito no campeonato viola o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). No jogo contra o Paraná, João Vítor não era o único goleiro no banco de reservas, e o Aurinegro contava também com Heverton.

O FC Cascavel aponta que o erro foi causado por um problema nos servidores, e não foi possível fazer o registro do jogador nos sistemas. A equipe vai recorrer ao TJD-PR, e afirma que recorrerá ao STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) se necessário.

Sai Serpente, Entra Coxa

A medida punitiva torna o Coritiba o novo líder do campeonato, com 13 pontos conquistados em seis jogos e um ponto à frente do Cianorte. Com a alteração, o Coxa fica mais perto de repetir o feito de 2020 e terminar a fase classificatória em primeiro. A equipe de Gustavo Morínigo ainda enfrenta o FC Cascavel e o Cianorte, em confronto direto pela liderança na tabela. O próximo jogo do Alviverde ainda não foi homologado pela FPF (Federação Paranaense de Futebol), mas provavelmente será o clássico Athletiba na Arena da Baixada, e a equipe do Alto da Glória vai em busca da segunda vitória em clássicos em 2021. O FC Cascavel também não tem novos duelos homologados e aguarda a determinação da FPF para voltar aos gramados.

Para ficar ligado em tudo o que acontece com o Verdão do Paraná e o Campeonato Paranaense, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo