América-MG

Do sonho de ser advogado ao brilho nos gramados: a vida de Carlos Alberto, joia do América-MG

Do sonho de ser advogado ao brilho nos gramados: a vida de Carlos Alberto, joia do América-MG
Foto: Cris Mattos/FMF

Conhecido pela enorme tradição em formar jogadores, o América-MG tem, atualmente, várias promessas em sua categoria de base, como o atacante Carlos Alberto, de 19 anos. Com pouco tempo de trajetória, o jogador acumula idas à Seleção Brasileira, gol no profissional e títulos na base. No entanto, isso tudo ficou por um triz de não acontecer.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Natural de João Pessoa-PB, o atleta sempre teve intimidade com a bola, mas diferentemente da maioria, não sonhava com o estrelato. Na verdade, Carlos Alberto queria mesmo ser advogado. Incomum, não? Pois é! Contudo, como conta o atacante, em entrevista exclusiva ao Esporte News Mundo, um acontecimento familiar modificou todos seus planos.

– Desde pequeno, eu sempre tive o contato com a bola, com meus amigos. Mas nunca foi algo de querer virar profissional. Eu fui ter essa vontade após a perda do meu pai, pois foi um meio que achei de ajudar minha família mais rápido. Acabou que deu tudo certo. De um hobby, virou uma profissão -, ponderou.

O TERNO E A GRAVATA PELA CHUTEIRA

– Eu queria mesmo era mexer com Direito, trabalhar na área onde meu pai e minha mãe queriam. Meu pai tinha esse sonho, eu queria realizar. Com a perda dele, muitas coisas mudaram na minha casa, e eu tive que ajudar minha família. Eu tinha 12 anos na época -, disse.

TRAJETÓRIA

Os primeiros planos não se cumpriram, e Carlos Alberto rumou para os campos – sorte do América-MG e de sua torcida. O jovem iniciou sua carreira futebolística no Rio de Janeiro, onde passou por Fluminense e Flamengo. Posteriormente, desembarcou o Coelho, e se firmou. Em Belo Horizonte, recebeu o status de promessa, por conta das grandes atuações na base, e conseguiu, inclusive, realizar o sonho de ajudar a família.

– Depois do Flamengo, pensei em parar e voltar a estudar. Em abril de 2018, meu tio falou para eu retornar e vim para cá. Na época, o diretor da base era o Paulo Bracks e o treinador era o Cauan Almeida. Criei um vínculo aqui com esse clube, desde aquela época, morei muito tempo no alojamento no CT. É um clube que tenho muito carinho -, comentou.

Carlos Alberto não esconde a gratidão e a forte ligação com o América-MG. Segundo ele, o ambiente do clube é essencial para seu crescimento profissional. Além disso, foi com o Coelho que o jogador conseguiu oferecer maior conforto a sua mãe.

– O América foi especial pra mim e pra minha família. Foi essencial pro meu crescimento. É um clube que tem me ajudado tanto dentro fora quanto em campo. Tenho muito pra crescer aqui (…) Já tirei minha mãe do trabalho dela, trouxe ela pra morar comigo. E assim vou caminhando -, revelou.

GOLS, TAÇA E RECONHECIMENTO

Após uma breve passagem pelo time profissional no começo do ano, Carlos retornou ao time sub-20 do Alviverde. Por lá, fez belo Brasileirão da categoria, mas a coroação aconteceu, de fato, contra o Cruzeiro, na final do estadual. Em uma grande atuação, o atacante “acabou com o jogo”, marcando um golaço e ajudando sua equipe a quebrar um incômodo jejum.

– Foi especial, não só pra mim, por ter familiares no campo depois de tanto tempo. A gente vinha trabalhando bastante. Um jejum de 12 anos que o América não ganhava esse título. Todos se empenharam -, falou.

OBRA DE ARTE!

Quem esteve na Arena Independência naquele dia presenciou um dos mais bonitos gols da história do estádio. Em arrancada, Carlos Alberto chapelou o zagueiro celeste e, com frieza, balançou as redes.

– A gente joga contra nossos adversários, estuda eles. No jogo passado, teve o mesmo lance, mas acabei pegando errado na bola e eu tinha visto que o zagueiro veio daquele jeito. Nesse jogo, tive a oportunidade de novo, e fiz diferente. Fui feliz, deu certo. Foi especial, um momento bem bacana -, relembrou.

QUERIDO ENTRE A TORCIDA

Tantos feitos fizeram o nome de Carlos Alberto ficar em alta com os torcedores do América-MG. Sai treinador, entra treinador, o pedido é o mesmo: “Bota o Carlos pra jogar!”. E Marquinhos Santos, pelo visto, começa a atender os desejos da galera, já que relacionou o jovem para o jogo contra o Fluminense, que ocorre neste domingo (21), às 17h.

+Com muitas novidades, América-MG divulga relacionados para duelo contra o Fluminense

O paraibano já possui um gol no Campeonato Brasileiro de 2021 com a camisa do Deca. Diante do Santos, ainda no primeiro turno, bem a seu estilo, Carlos Alberto arrancou, deixou para trás a marcação e tirou do goleiro.

– Minhas características são velocidade e força. Eu gosto muito do 1 contra 1, eu contra o zagueiro, contra o lateral. Me sinto bem nas duas posições, tanto pela beirada ou centralizado, que foi uma função nova pra mim, já que sempre joguei pelo lado. Acabei me adaptando e gostando disso -, contou.

Foto: Mourão Panda/América

ÍDOLOS, SONHOS E O FUTURO

Para o goleador, existem duas unanimidades no futebol, que o inspiram a cada dia: Ronaldo Fenômeno e Richarlison. Segundo Carlos Alberto, a trajetória do Pombo, cria do América-MG, o encanta. Já Ronaldo, um dos maiores ‘9’ de todos os tempos, chama a atenção da promessa por conta de seu espetacular estilo de jogo.

Além de referências, o atacante tem sonhos. No Coelho, quer confirmar as permanência na A e em 2023, colocar seu nome na história do clube. Carlos Alberto, inclusive, já avisou que está pronto para enfrentar os hostis estádios pelo continente sudaca, junto ao América-MG: “Preparado!”. Além disso, o jovem deseja ter noites de Champions League, daquelas que ficam marcadas para sempre.

Do acaso ao protagonismo, Carlos Alberto é uma das grandes esperanças do torcedor americano para um futuro cada vez mais próspero. O Direito perdeu mais uma força, mas o futebol, em contrapartida, ganhou mais um raio.

.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo