Automobilismo

EPrix de Valência: De Vries sobrevive na guerra de baterias e vence na última volta

ePrix de Valência
Divulgação / Twitter MercedesEQFE

Na Fórmula E, tudo pode mudar, literalmente, em uma volta. No molhado Circuito Ricardo Tormo, a gestão de bateria decidiu o ePrix de Valência, disputado neste sábado (24). Nyck de Vries, da Mercedes, conseguiu poupar o equipamento e ultrapassou Antônio Félix da Costa na última volta para vencer a prova.

O piloto da Techeetah tinha herdado a pole position de Stofel Vandoorne porque o belga usou um jogo de pneus não homologado. Ainda assim, a Mercedes permaneceu no seu retrovisor, com De Vries fazendo grande prova, com belas ultrapassagens em Gunther e Lynn.

No entanto, as seguidas entradas do Safety Car bagunçaram o uso de bateria dos pilotos e quase todos terminaram a prova zerados – ou muito perto disso. Nos metros finais, o gráfico mostrava que quase todo mundo tinha menos de 1%. O resultado final demorou para sair, até a organização da prova entender exatamente o que havia acontecido com cada um nos metros finais.

A entrada do carro de segurança faz com que os pilotos andem mais lentamente e economizem bateria. No entanto, a direção da prova calcula a quantidade de energia que seria utilizada e deduz o valor uniformemente de todos os pilotos. Quem não gerenciar bem, fica sem. Exatamente o que ocorreu na última volta em Valência.

Com isso, algumas surpresas acontecem. Nico Muller, da Dragon Penske, terminou em segundo lugar. A equipe, que também é de Sette Câmara, não costuma rondar o pódio. Vandoorne (Mercedes), que largou em 24º, completou o pódio.

PISTA MOLHADA E ACIDENTES

Durante a prova foram, ao menos, seis entradas do Safety Car. O asfalto molhado não ajudou os pilotos a segurarem os carros quando os toques naturais (ou não tão naturais assim) ocorriam.

Andre Lottere por exemplo, exagerou na tentativa de ultrapassagem e acertou Buemi (Nissan) durante a curva. Pior para o suíço, que ficou na terra e precisou abandonar. O piloto da Porsche acabou abandonando também, depois de um toque com Edoardo Mortara.

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Quem decepcionou no ePrix de Valência foi a Jaguar. Até então líder do campeonato, nenhum dos seus dois carros conseguiu realizar uma boa prova. Mitch Evans abandonou faltando 14 minutos para o fim, enquanto Sam Bird terminou pontuando, sem brilhar.

O dia também não foi bom para os brasileiros da Fórmula E. Lucas Di Grassi foi punido por trocar o câmbio entre a classificação e a corrida, mas conseguiu sobreviver e terminou na zona de pontuação. Sette Câmara estava em melhores condições para pontuar, mas levou um toque de Evans e atolou na brita.

CAMPEONATO

A Mercedes assume a ponta do Campeonato de Equipes, com 105 pontos, ultrapassando a Jaguar, que fica em segundo, com 84. Bem mais atrás, Virgin (58 pts), Techeetah (55 pts) e Dragon Penske (42 pts) completam os primeiros colocados.

Entre os pilotos, a briga é ainda mais intensa: Nyck de Vries lidera com 57 pontos, mas é seguido de perto por Vandoorne (48 pts), Bird (45 pts) e Frijns (43 pts).

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