Automobilismo

Equipes da Fórmula 1 assinam Pacto de Concórdia e aceitam mudanças no regulamento a partir de 2021

Foto: Reprodução/Instagram @f1

Corridas mais equilibradas devem surgir nos próximos anos na Fórmula 1. Todas as equipes que estão no grid atualmente assinaram o Pacto de Concórdia, que mudou alguns itens no regulamento da F1 até 2025, entre eles a alteração na distribuição da premiação anual para cada equipe e uma revisão do sistema de governança da categoria.

O novo acordo substitui o atual pacto, que se encerra no final deste ano. Entre as novas medidas está um teto orçamentário de US$ 145 milhões e que será reduzido para 135 milhões de dólares entre 2023 e 2025, a suspensão do desenvolvimento dos carros a partir da próxima temporada e um sistema que beneficia as equipes com pior desempenho, que vão receber mais tempo para trabalhar na aerodinâmica de suas máquinas de corrida.

O Pacto de Concórdia tem este nome por causa do endereço da Federação Internacional de Automobilismo, na Praça da Concórdia, em Paris, na França. As primeiras equipes a assinarem o acordo foram Ferrari e McLaren. Posteriormente, a Williams também aprovou as mudanças impostas pela FIA. Por fim, as outras sete equipes também aceitaram as propostas, incluindo a Mercedes, que foi a escuderia que mais se posicionou contra as mudanças.

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, a temporada da Fórmula 1 em 2020 só começou em julho e vai até dezembro. Mas no ano que vem o calendário deverá ser normalizado, com as corridas começando em março.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo