Automobilismo

Equipes da Fórmula 1 lembra de Ayrton Senna antes do GP de Ímola

Créditos: Foto via Imago Images

Neste final de semana, 16, 17 e 18 de abril, acontecerá a segunda etapa do calendário de 2021 da Fórmula 1, que chega a San Marino, para o Grande Prêmio de Ímola. Circuito que esteve presente entre 1980 a 2006 constantemente, e que depois de 14 anos retornou em 2020, e este ano novamente. 

                 

O Grande Prêmio da Emiglia-Romagna é uma das casas da Ferrari, pois fica dentro da Itália, e diferentemente das outras temporadas da categoria, a Fórmula 1 entra direto logo na sua segunda corrida no circuito europeu, quando naturalmente, caso não houvesse pandemia, entraria apenas na quinta etapa. 

Não é possível falar em Imola sem se lembrar da grande perda que o Brasil e a Fórmula 1 tiveram no final de semana de 1994 naquela região. Na curva Tamburello, no dia 1 de maio, Ayrton Senna liderava a prova segurando um sedento e jovem Michael Schumacher, quando o brasileiro teve a barra da suspensão dianteira quebrada e colidiu fortemente com a curva a mais de 200 km/h, não sobrevivendo ao acidente.

Considerado um dos maiores talentos da categoria máxima do automobilismo, e por alguns o maior piloto da história da Fórmula 1, a morte de Senna ainda causa comoção quando chega ao Autódromo Enzo e Dino Ferrari. 

Alguns pilotos do atual grid da Formula 1 não eram sequer nascidos quando Senna perdeu a sua vida naquele dia. Mas mesmo assim, a imagem do tricampeão permanece e alguns pilotos e equipes se lembraram dele prestes a começar o Grande Prêmio de Ímola nesta sexta-feira (16).

A primeira equipe a lembrar de Senna foi a Red Bull Racing. Em suas mídias sociais, a equipe austríaca impulsionada pelos motores Honda, que é muito ligada ao brasileiro, divulgou uma mensagem de reflexão e de memória ao tricampeão mundial: “Nunca esquecido. Lembrando de um dos grandes.” 

Outra equipe que homenageou a memória do paulistano foi a McLaren, equipe com a qual Senna conquistou seus maiores triunfos e se sagrou três vezes campeão do mundo de Fórmula 1, em 1988, 1990 e 1991. A equipe britânica divulgou uma foto da estátua de Ayrton que há no local onde o piloto teve seu acidente fatal, com os dizeres: “Lenda, para todo o sempre”, e divulgou pouco depois um vídeo onde prestam homenagem em um minuto de silêncio: “Um momento para Ayrton”. 

A equipe Williams, com a qual Senna pilotava quando faleceu, fez uma homenagem nesta quinta-feira, com uma imagem e a hashtag #SennaSempre.

Dentre os pilotos, Carlos Sainz, da Ferrari, comentou que correr em Ímola é “sempre imponente e emocionante, para todos os pilotos da F1, pois sabemos que aqui perdemos possivelmente o talento mais especial que já passou pela Fórmula 1.” É notoriamente conhecido, que o atual campeão e sete vezes vencedor do campeonato mundial de pilotos, Lewis Hamilton, tem uma idolatria pelo brasileiro, inclusive participando e comparecendo a eventos do Instituto Ayrton Senna. Os demais pilotos também reconhecem a importância de Senna e de seus feitos na categoria.

Homenagens como essa mantém a imagem e o legado de Ayrton Senna vivo, pois para a Fórmula 1 se ele foi um dos maiores talentos perdidos, para o Brasil ele representou uma esperança de alegria e felicidade em meio a um país caótico e com situação financeira desesperadora. Será difícil que algum brasileiro passe pelo automobilismo sem ser comparado aos feitos do paulistano. Com certeza, Ayrton é uma das figuras mais emblemáticas da Fórmula 1, e para sempre será lembrado e homenageado, mesmo passando quase três décadas após a sua morte.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo