Futebol Internacional

Moreno marca no fim e Espanha evita derrota para a Suíça na Nations League

Divulgação / Selección Española de Fútbol

A Espanha conseguiu evitar a derrota para a Suíça na St. Jakob-Arena nos últimos minutos em confronto pela UEFA Nations League neste sábado (14).

Desde o início da partida, a Suíça estava pressionando as saídas da Espanha e teve físico suficiente para manter as linhas altas durante todo o 1º tempo. Os espanhóis tiveram chances e começaram melhor com a bola, mas sofreram na metade final sem a bola e tomaram gol aos 26 de Feuler, pois a marcação não teve ritmo para acompanhá-lo na infiltração.

A situação foi um pouco diferente na segunda etapa pois a Suíça resolveu apostar em contra-ataques de velocidade e passou a fazer marcação dentro do setor defensivo. Construindo jogadas durante todo o 2º tempo, a Espanha conseguiu chegar ao empate em gol de Moreno aos 44, “aliviando” a situação de Sergio Ramos, atacante que havia perdido dois pênaltis. No segundo penal, Elvedi foi expulso e permitiu mais espaços para o ataque espanhol ameaçar até o final de jogo.

Com o empate, a Espanha vai à 8 pontos, ficando um ponto atrás da Alemanha (9). Ucrânia (6) e Suíça (3) completam a classificação do Grupo A. Na última rodada desta fase de grupos da Nations League, a Suíça receberá a Ucrânia e a Espanha enfrentará a Alemanha em confronto direto pela definição da vaga. Os confrontos serão realizados nesta terça-feira (17).

O JOGO

A Espanha começou tendo a bola construindo mais chances e buscando jogadas pelas pontas, diante de uma Suíça que tentava encurtar os espaços com três zagueiros e linhas altas. Em 10 minutos de jogo, os espanhóis acumularam 85% de posse e 112 passes trocados contra 21 passes dos suíços. No primeiro chute a gol, Ferran Torres quase abriu o placar com Ferran Torres ao receber de Olmo pela direita e experimentar com bastante perigo, em chute que saiu por cima da trave.

Depois de aplicar pressão na saída espanhola o tempo inteiro por quase 20 minutos, a Suíça conseguiu roubar a bola no campo de ataque e oferecer muitos sustos. Na primeira oportunidade, a roubada de bola aconteceu pela esquerda no camp ode ataque e Simon lançou Shaquiri para finalizar e conseguir um escanteio. Dois minutos depois, foi a vez de Zuber acionar Xhaka na entrada da área e concluir com chute firme de pé esquerdo.

Ainda dentro do primeiro tempo, o goleiro Sommer chegou a assustar os suíços ao soltar a bola e se recuperar à tempo no chute de Oyazabal pela extremidade esquerda de fora da área. Contudo, os suíços cresceram bastante no volume de jogo e conseguiram abrir o placar aos 26 com apenas seis toques na bola desde a saída. Simon foi lançado pela ponta direita com muito espaço e recebeu cruzamento rasteiro de Freuler que chegou batendo de primeira na infiltração para concluir.

O gol acabou diminuindo o ritmo da Espanha que havia perdido a mesma consistência técnica demonstrada desde o início. Aos poucos, a equipe estava conseguindo se recuperar ainda dentro do primeiro tempo encaixando jogadas individuais, como por exemplo, no chute de Ruiz que arrancou desde o meio-campo e até a entrada da área pela esquerda, exigindo boa defesa de Sommer. O goleiro voltou a ser exigido no final da primeira etapa.

A recuperação prosseguiu nos minutos iniciais da segunda etapa e a Espanha construiu diversas jogadas de velocidade pelas pontas, mas estava falhando em concluir jogadas. Depois de tantas finalizações, Sergio Ramos foi fundamental ao salvar a Espanha numa chance claríssima que Seferovic teria para concluir a jogada na grande área em bola que sobrou para Simon desperdiçar. Aos 13, a Espanha teve oportunidade de abrir ao placar em pênalti cometido por bola na mão de Olmo. Na cobrança, Sergio Ramos chutou sem muita força pela direita e Sommer assumiu o protagonismo ao defender o penal.

Dominante durante todo o 2º tempo (apesar do pênalti perdido), a Espanha atuou com três novos jogadores no meio-campo e ataque para buscar o empate: Koke, Canales e Adama Traoré foram acionados nos lugares de Busquets, Olmo e Oyazarbal.

Aos 32, Sergio Ramos teve a chance da redenção. Elvedi derrubou Morata dentro da área de forma incontestável e foi expulso. Assim, a Espanha conseguiu mais um pênalti. Entretanto, se antes havia faltado um pouco de força, nesta ocasião faltou completamente. O chute (na mesma direção) foi tão fraco que Sommer e demais jogadores ficaram rindo diante da situação constrangedora.

Apesar de outro pênalti desperdiçado, a Espanha teria maiores oportunidades por atuar com um jogador a mais nos últimos 10 minutos. Pressionando com média de um ataque por minuto, os espanhóis finalmente marcaram aos 44 no levantamento perfeito de Reguillón pela esquerda acionando Gerard Moreno pelo meio.

Nos acréscimos, a Espanha teve duas chances claras de empatar com Sergio Ramos , mas as bolas saíram por cima pelo lado esquerdo e a Suíça conseguiu evitar a derrota na St. Jakob-Arena.

FICHA TÉCNICA UEFA Nations League – Liga A: Grupo 4 – 5ª Rodada
Suiça 1-1 Espanha

Data: 14/11/2020, 16:45
Estádio: St. Jakob-Arena
Árbitro: William Collum (Suíça)

Gols: 1T 26′ Freuler (Suíça); 2T 44’1 Gerard Moreno

Substituições – Suíça: D.Sow (Shaquiri); Steffen (Zuber); B. Omeragić (Seferovic); A. Mehmedi (Embolo)

Substituições – Espanha: Morata (Fabían Ruiz); Koke (Busquets); Canales (Olmo); Adama Traoré (Oyazarbal); Gerard Moreno (Mikel Menino)

Suíça (3-4-1-2): Yann Sommer; Ricardo Rodríguez, Manuel Akanji, Nico Elvedi; Zuber, Xhaka, Freuler, Edimilson Fernandes; Shaqiri, Seferovic; Embolo. Técnico: Vladimir Petković

Espanha (4-2-3-1): Unai Simón; Sergi Roberto, Sergio Ramos, Pau Torres, Reguilón; Mikel Merino, Busquets; Fabián Ruiz, Dani Olmo, Mikel Oyarzabal; Ferrán Torres. Técnico: Luis Enrique

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo