Futebol Internacional

Espanha vence Suíça e mantém liderança no Grupo 4 da Nations League

Divulgação / UEFA

Neste sábado (10), a Espanha derrotou a Suíça por 1 a 0 no Estadio Alfredo di Stefano em jogo válido pelo Grupo 4 da UEFA Nations League (Liga A).

A Suíça entrou em campo pensando em ter chances nos contra-ataques ao optar por formação defensiva. Porém, em falha do goleiro Sommer, a Espanha rapidamente conseguiu abrir o placar na finalização do atacante Oyarzabal e conseguiu controlar o restante do 1º tempo sem levar grandes sustos em uma partida que foi marcada pela falta de oportunidades e pouca movimentação das duas equipes nos primeiros 45 minutos.

No 2º tempo, os espaços se abriram mais e ambas seleções construíram oportunidades no início, mas logo a situação voltou a se repetir e a Espanha também mostrou domínio no 2º tempo com a Suíça raramente conseguindo oportunidades na armação de contra-ataques. Os espanhóis não conseguiram ter muita criatividade no jogo e ficaram no 1 a 0, pois os suíços não tiveram sucesso em tentar pressionar os adversários e foram controlados durante praticamente a partida inteira.

Com a vitória, a Espanha chegou a 7 pontos no Grupo 4 da Nations League e manteve a liderança, deixando a Suíça com apenas 1 ponto no último lugar da tabela. No outro jogo do Grupo, a Alemanha venceu a Ucrânia e alcançou a vice-liderança com 5 pontos, deixando os ucranianos com 3 pontos em 3º lugar.

As duas seleções voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (13) com mando invertido, às 16h45 pelo horário de Brasília, no início do retorno da Fase de Grupos da Nations League.

O JOGO

Os primeiros movimentos dos jogadores de ataque da Espanha incomodaram alguns jogadores da Suíça que não conseguiram contra-atacar e poucas vezes encostaram na bola nos primeiros 10 minutos. Apesar disso, os espanhois também não conseguiram finalizar contra os suíço que atuavam em formação totalmente defensiva. No primeiro contra-ataque, a Suíça desceu perigosamente e quase abriu o placar. Seferovic carregou pela ponta direta e cruzou para o lateral Benito sem marcação na grande área que chegou batendo firme de pé esquerdo, parando em boa defesa de De Gea.

Contudo, a Suíça foi facilmente vazada aos 13 minutos com erro grave na saída de jogo. O goleiro Sommer tocou mal para Xhaka e deu a bola de presente para Mikel Merino dentro da área acionar Oyarzabal, abrindo o placar para a Espanha. O primeiro gol espanhol não mudou o panorama da partida e a equipe seguiu dominante contra os adversários suíços que eram pressionados em seu próprio campo acumulando mais de 60% de posse na primeira metade do 1º tempo.

Aos 27 minutos, uma chance considerável para ampliar o placar. Navas acertou o cruzamento na cabeça de Ferrán Torres, cabeceando na direção de Sommer que espalmou e fez uma grande defesa. Mas, apesar de dominar a posse e controlar o jogo, a Espanha estava permitindo muito espaço entre os cinco jogadores de trás (Gayà, Torres, Ramos, Navas, Merino), correndo riscos caso a Suíça conseguisse um contra-ataque. No 1º tempo, diversas chances foram desperdiçadas pelos suíços com passes errados nos poucos momentos em que não teve dificuldade para sair jogando, visto que a Espanha seguia pressionando as saídas de jogo.

No começo do 2º tempo, o jogo ficou mais aberto, competitivo e as duas seleções construíram chances reais de gol. A primeira chance da Espanha foi com Ansu Fati aos 4 minutos, que ficou de frente para o goleiro após receber excelente passe de Pau Torres, mas foi travado por Elvedi no momento do chute. Dois minutos depois, foi a vez de Oyarzabal recebeu outro cruzamento na direita conseguiu tirar a bola de Sommer na segunda trave. Porém, o chute final foi para fora e a maior chance do jogo foi desperdiçada pelo atacante. Em rápida reposição de jogo, foi a vez da Suíça ter chance de marcar com Mehmedi invadindo a área pela direita em condições de chute, mas foi desarmado pela marcação e acabou tendo o disparo amortecido para De Gea defender sem sustos.

Depois de um começo movimentado, o restante da segunda etapa teve roteiro semelhante ao primeiro tempo com domínio espanhol e o jogo ocorrendo principalmente no campo suíço principalmente após a entrada de Moreno (no lugar de Oyarzabal) que deu maior presença de meio-campo aos espanhóis. Mesmo com algumas finalizações, a Espanha encontrava problemas na conclusão das jogadas e não era efetiva ao traduzir isso em chances reais de gol.

Com 36 minutos de jogo, uma oportunidade surgiu para Gerard Moreno arriscar um chute batendo de canhota no passe de Canales, em mais uma falha na saída de jogo da Suíça. Para os minutos finais, Vladimir Petković fez uma alteração dupla em sua equipe com as entradas de Edimilson e Gavranovic (nos lugares de Freuler e Widmer) e a Suíça conseguiu impor uma pequena pressão no contra-ataque armado por Seferovic abrindo na direita para Vargas. O passe acabou saindo forte demais, e na finalização do lance, Shaka chutou pelo lado direito e Pau Torres desviou para escanteio no último lance do jogo.

FICHA TÉCNICA
Espanha 1-0 Suíça

Data: 10/10/2020, 15:45
Estádio: Estadio Alfredo di Stefano
Árbitro: Ali Palabıyık (Turquia)

Gols: 1T 13′ Oyarzabal (Espanha)

Substituições – Espanha: Canales (Olmo); Adama Traoré (Ansu Fati); Gerard Moreno (Oyazarbal); Rodri (Ferrán Torres)

Substituições – Suíça: Shaqiri (Mehmedi); Vargas (Sow); Zuber (Benito); Edimilson Fernandes (Freuler); Gavranovic (Wildmer).

Espanha (4-3-3): David De Gea; Jesús Navas, Sergio Ramos, Pau Torres, José Luis Gayà; Dani Olmo, Sergio Busquets, Mikel Merino; Ferrán Torres, Mikel Oyazabal, Ansu Fati. Técnico: Luis Enrique

Suíça (5-3-2): Yann Sommer; Widmer, Elvedi, Schar, R.Rodríguez, Benito; Dijbril Sow, Granit Xhaka, Remo Freuler; Haris Seferovic, Admir Mehmedi. Técnico: Vladimir Petković

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo