Z - Z Não marcar 3

Espanhol de 18 anos surpreende e elimina Tsitsipas do US Open

Carlos Alcaraz Stefanos Tsitsipas US Open Grand Slam oitavas de final
Foto: Divulgação/ATP

Zebra em Nova Iorque! Até às 16h da tarde desta sexta-feira, 3, Stefanos Tsitsipas era um dos favoritos ao título do US Open, mas Carlos Alcaraz zerou as chances do grego, que se envolveu em algumas polêmicas recentemente. O tenista de 18 anos fez da Arthur Ashe, quadra principal do complexo de Flushing Meadows, sua sala de estar e despachou o terceiro colocado do ranking mundial após aplicar 3 sets a 2 (6/3, 4/6, 7/6, 0/6 e 7/6).

Com a vitória, Alcaraz avançou às oitavas de final do último Grand Slam da temporada e repetiu o feito de Pete Sampras em 1989, quando se classificou para a quarta rodada do Major nova-iorquino com apenas 18 anos de idade.

+ Stefani, Monteiro, Demoliner e Soares avançam; Marcelo Melo é eliminado

O JOGO

Carlos Alcaraz iniciou o duelo da terceira rodada do US Open ligado no 220v e não deu brechas ao adversário, que por outro lado foi muito errático. Sem grandes dificuldades, o espanhol abriu 4/0 diante do Stefanos Tsitsipas e passou a controlar o primeiro set. O atual vice-campeão de Roland Garros esboçou uma reação, mas o prodígio manteve a cabeça no lugar e confirmou o 1 a 0 em 33 minutos.

Em um set mais longo, apesar do começo avassalador de Alcaraz, o qual fechou três games consecutivos, Tsitsipas precisou ser paciente e utilizar a experiência para converter o resultado. Explorando os erros do #55 da ATP, o grego conseguiu igualar as quebras de serviço e elevou a confiança para deixar tudo igual em sets. Para empatar, o campeão do Masters de Monte Carlo teve que salvar três break points.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

A terceira parcial parecia estar encaminhada, uma vez que Stefanos Tsitsipas tinha 5/2 e sacou duas vezes para virar o jogo. Porém, Carlos Alcaraz não se entregou, salvou dois set points enquanto recebia o serviço do #3 e levou a decisão do set para o tie-break. Irritado e desconcentrado, o semifinalista em Cincinnati cometeu erros bobos e só anotou dois pontos.

Depois da ida ao vestiário, que durou pouco menos de quatro minutos, Tsitsipas voltou com tudo e aplicou um ‘pneu’ no rival. O set durou menos de 30 minutos e garantiu o empate ao algoz de Murray, forçando o quinto e último set de disputa.

O equilíbrio se manteve até o fim do quinto set, o qual o espanhol confirmou o saque para empatar em 6/6 e levar, mais uma vez, o confronto para o tie-break. Tsitsipas começou sacando e garantiu o primeiro ponto ao disparar um ace. O #55 fez o seu papel ao confirmar os serviços e ficou perto da classificação ao fazer 6-3. A confirmação veio com uma bola vencedora de forehand, no terceiro match-point.

Na próxima rodada, Carlos Alcaraz Garfia enfrentará o alemão Peter Gojowczy, em partida prevista para este domingo, 5, em horário a definir.

OITAVAS DE FINAL – US OPEN

Jogadores já classificados:

  • Carlos Alcaraz;
  • Daniil Medvedev;
  • Peter Gojowczyk;
  • Daniel Evans.
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo