Automobilismo

Entenda a estratégia de pneus que deu a vitória a Lewis Hamilton no GP da Espanha

pneus Hamilton
Divulgação / Twitter Honda Racing

Lewis Hamilton impôs mais uma derrota para Max Verstappen no Mundial de F1. Mesmo ultrapassado na primeira curva do GP da Espanha, o heptacampeão aproveitou a estratégia da Mercedes e deixou o holandês para trás a poucas voltas do fim da prova. O que, exatamente, aconteceu?

                 

Tudo se concentra no gerenciamento de pneus. Cada equipe recebe uma quantidade limitada – duros, médios e macios – e os utiliza ao longo do final de semana: dois treinos livres na sexta; um treino livre e um classificatório no sábado; a corrida no domingo.

Verstappen chegou para a prova na Catalunha com um jogo de pneus duros, um de médios e um de macios – além dos pneus macios utilizados na classificação. Já Hamilton tinha à disposição um jogo de pneus duros, e dois médios (um novo e um usado).

Maioria das equipes só tinha um jogo de médios – a Mercedes tinha dois (Divulgação / Twitter PirelliSports

Assim, na primeira parada, ambos colocaram pneus médios. A matemática é clara: Hamilton ainda tinha mais um jogo de médios, enquanto Verstappen não tinha mais jogos assim, logo, era impossível replicar o que foi realizado pela Mercedes.

Verstappen tinha três opções:

1) Manter-se na pista com os médios e tentar segurar;
2) Trocar imediatamente por macios, ficar mais veloz, mas sofrer com desgaste;
3) Trocar por duros, manter a integridade, mas perder desempenho
.

 A Red Bull escolheu a primeira opção, no entanto, dadas as características da pista em Montmeló, é possível que nenhuma das duas outras opções dessem resultado. Dessa forma, a equipe precisará entender onde e porque gastou um jogo a mais de médios do que a rival alemã.

O “pulo do gato” da Mercedes foi perceber a diferença de peças nesse jogo de xadrez e otimizar as paradas, concentrando dois terços da corrida com pneus de faixa amarela, que renderam melhor ao longo de todo final de semana.

Por outro lado, não teria funcionado se Hamilton não fosse veloz o suficiente para se aproximar de Verstappen antes de suas paradas, o que lhe deu condições melhores de perseguir o rival até a ultrapassagem, que realizou de forma limpa, sem riscos.

Assim, Hamilton abre vantagem no campeonato para 14 pontos. Na próxima corrida, em Mônaco, as estratégias são diferentes, mas uma lição fica: não se ganha um Grande Prêmio apenas no domingo. Ele começa bem antes.

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