São Paulo

Estreia de Rogério Ceni no São Paulo completa 27 anos; relembre jogos marcantes do ídolo

Foto: Reprodução/São Paulo

POR GABRIELLA BRIZOTTI E GIULIANO FORMOSO

Nesta quinta-feira (25), completam-se 27 anos desde que Rogério Ceni estreou pelo time principal do São Paulo. No clube desde 1990, o goleiro entrou em campo pela primeira vez no dia 25 de junho de 1993 diante do Tenerife, da Espanha, em partida válida pelo torneio amistoso Troféu Santiago de Compostela.

Desde então, foram 1237 jogos, 131 gols, 18 títulos oficiais e inúmeros recordes, além de uma passagem como técnico. Ceni colecionou fãs e muita admiração, sendo considerado pela torcida um dos maiores – se não o maior – ídolo da história do clube.

Para comemorar esses 27 anos de história, o Esporte News Mundo relembra momentos marcantes de Ceni como goleiro do São Paulo.

PRIMEIRO GOL

Vamos começar pelo início. Ceni é atualmente o maior goleiro-artilheiro do futebol mundial. Conhecido pelas cobranças de falta e gols de pênalti, ele balançou as redes pela primeira vez em 1997, em um jogo do Campeonato Paulista, contra o União São João. O Tricolor venceu por 2-0.

ÚNICO GOL EM FINAL

Há 20 anos, o São Paulo se consagrava campeão paulista em cima do seu rival Santos. O jogo terminou em 2 a 2, no agregado, 3 a 2. E claro que Rogério Ceni balançou as redes. Inclusive, foi o único gol que o goleiro marcou em uma final, o que torna a atuação ainda mais especial.

JOGO INESQUECÍVEL

Outra grande atuação que marcou não só a carreira do goleiro, mas também a memória da torcida, foi em 2004. O São Paulo enfrentava o Rosário Central pelas oitavas da libertadores da América. No tempo normal Grafite anotou os gols e obrigou a partida a ir para os pênaltis. Nas cobranças, Rogério Ceni brilhou marcando o seu e defendendo mais dois.

DONO DO MUNDO

Quem é torcedor sempre irá lembrar da pintura que Ceni fez ao defender a cobrança de falta de Gerrard, na final do Mundial de 2005. O goleiro que vinha sendo destaque naquela campanha, fez outras lindas defesas neste mesmo jogo, mas esta ficou marcado por ser esteticamente linda.

DECISIVO NA DEFESA E RECORDE NO ATAQUE

Após perder a final da Libertadores, o São Paulo arrancou para conquistar o título brasileiro de 2006. Em grande parte, pelas mãos (e pelos pés) de Rogério Ceni. Contra o Cruzeiro, o goleiro defendeu um pênalti e marcou dois gols no empate por 2-2. De quebra, naquele jogo ele se tornou o maior goleiro artilheiro da história do futebol, ao ultrapassar a marca do paraguaio Chilavert.

CENTÉSIMO GOL

O centésimo você lembra contra quem? Com certeza o centésimo gol da carreira de Ceni ficou marcado, não só pelo número igualado, mas também contra quem foi o jogo. Na ocasião, São Paulo e Corinthians se enfrentavam pelo Campeonato Paulista e o goleiro marcou um golaço de falta, anotando assim, o centésimo de sua carreira. Neste jogo o Tricolor venceu por 2-1.

O ÚLTIMO ATO

Para muitos, a maior atuação da carreira de Rogério Ceni aconteceu já na reta final da carreira, aos 40 anos idade. Em 2013, São Paulo e Universidad Católica se enfrentaram pela Copa Sul-Americana. O goleiro tricolor operou inúmeras defesas, sendo ao menos seis milagres. A atuação repercutiu muito internacionalmente e ficou marcada de forma especial na memória dos torcedores. O São Paulo venceu por 4-3 e se classificou para as quartas de final da competição.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Pelo São Paulo, Luis Fabiano e Rogério Ceni lideram artilharia dos clubes paulistas nos pontos corridos - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo