Futebol Internacional

Everton vence Liverpool no Anfield pela 1ª vez desde setembro de 1999

Divulgação / Premier League

O Everton quebrou o tabu contra o Liverpool no clássico da 26ª rodada da Premier League e venceu por 2 a 0 em pleno Anfield.

Vivendo grande fase, Richarlison foi decisivo para a vitória do Everton. Autor do primeiro gol logo no início de jogo, foi responsável pela arrancada espetacular no contra-ataque que originou o pênalti cobrado por Sigurdsson.

Outro jogador que merece bastante destaque é Pickford. Responsável por grandes defesas, o goleiro viveu neste sábado (20) uma de suas melhores atuações em sua carreira, deixando o Liverpool com a sequência de quatro jogos sem vitórias no Anfield.

Com a vitória, o Everton empatou em número de pontos com o Liverpool (40). Enquanto isso, a equipe de Jurgen Klopp terminará a rodada em 6º lugar, fora da zona de classificação das competições europeias (West Ham, 5º lugar, possui 42 pontos e ocupa a vaga da Europa League).

Na próxima rodada, o Liverpool enfrentará o Sheffield United fora de casa (dia 28), enquanto o Everton receberá o Southampton (dia 1º de março).

Richarlison surpreende Jurgen Klopp logo no início

A partida mal havia começado e o placar foi rapidamente aberto. Após ter finalizado no primeiro minuto em em jogada perigosa se Coleman dentro da área, o Everton marcou aos 2 minutos com Richarlison vencendo Alisson no 1v1 após excelente passe rasteiro de Rodriguez.

O gol parece ter alterado a estratégia de Carlo Ancelotti, que posicionou sua equipe com três zagueiros e última linha com cinco jogadores, deixando a formação em 5-3-2., buscando dificultar as chegadas do Liverpool que estava lidando com erros de passe e pouco espaço para finalizar.

Liverpool cresce e se impõe, mas esbarra em grandes defesas de Pickford

Aos poucos, os Reds começaram a construir boas oportunidades. Um dos principais momentos foi aos 19, quando Henderson acertou de primeira uma sobra vinda de fora da área e Pickford fez uma grande defesa com a ponta dos dedos em bola que entraria no canto direito, recuperando-se das falhas nos jogos recentes.

O goleiro do Everton voltou a aparecer muito bem aos 21 quando Sané fez o passe para o lado e Alexander-Arnold acertou um chute forte pela direta de fora, parando em Pickford que desviou no reflexo para evitar o gol.

E, depois de ser pressionado, o Everton quase chegou ao segundo. Aos 31, Coman deu uma de centroavante em cruzamento vindo de Digne na esquerda e acertou uma cabeçada firme na pequena área, parando em grande defesa de Alisson.

Mais uma baixa no Liverpool e a desvantagem no intervalo

Como se a situação não fosse ruim o suficiente para Jurgen Klopp, mais um jogador saiu machucado. Henderson sentiu lesão aos 25 minutos em disputa de bola e caiu sozinho com dores na coxa, sendo substituído por Phillips.

Na primeira jogada em campo, Phillips mergulhou na área de cabeça pela direita após cobrança de falta aos 38, mas a bola acabou parando na rede pelo lado de fora.

A reta final da primeira etapa foi morna para os comandados de Jurgen Klopp. O Liverpool manteve bem a posse de bola e demonstrou paciência em tocar a bola, mas não conseguiu mais alcançar finalizações certas no restante do tempo.

Mais pressão no início segundo tempo

O Liverpool voltou pressionando mais no segundo tempo e “prendeu” o Everton dentro de seu próprio campo, chegando três vezes perigosamente em seis minutos.

Primeiro, Robertson fez o cruzamento para Mane dentro da área e Pickford teve que executar a defesa segura. Em seguida, Alexander-Arnold acionou Mane nos dois lances seguintes e Godfey interceptou em ambos. Nos primeiros dez minutos, o Liverpool acumulou 88% de posse.

Encontrando espaço e com participação de muitos jogadores, os Reds seguiam buscando o gol e assim tentou aos 21 com Alexander-Arnold deixando Digne dentro da área em cruzamento vindo pela direita.

Liverpool volta a esbarrar em Pickford

Na principal chance construída no segundo tempo, o Liverpool voltou a parar no jovem goleiro do Everton. Em toques rápidos, Firmino achou Shaqiri e passou para Salah na proximidade da pequena área, mas Pickford defendeu em dois tempos e salvou sua equipe.

Richarlison encaixa contra-ataque e Everton amplia no final

Com o passar do tempo, a intensidade diminuiu e os Reds começaram a dar espaços maiores para o Everton eventualmente encaixar um contra-ataque. Aos 36, Richarlison girou o corpo, partiu em velocidade na direita desde o meio-campo para cruzar e Calvert-Lewin trombou com Alexander-Arnold dentro da área.

O árbitro Chris Kavanagh marcou o pênalti (com chancela do VAR) e Sigurdsson cobrou no canto direito. Alisson acertou o lado, mas a bola era inalcançável e o Everton abriu dois a zero em contra-ataque espetacular, fechando o placar do jogo.

Antes do jogo ser encerrado, ainda houve tempo suficiente para Pickford fazer miais uma defesa espetacular ao desviar com um tapa pela linha de fundo o chute de Wijnaldum já nos acréscimos.

Números

  • O Everton saiu em vantagem no intervalo. Foi apenas a segunda vez que a equipe liderou um período de tempo no Anfield em jogos da Premier League desde setembro de 1999.
  • Richarlison foi o terceiro jogador do Everton a marcar em dois jogos consecutivos contra o Liverpool em Anfield. Tim Cahil (março/20060 e Kevin Campell (outubro/2000) foram os demais.
  • O Liverpool não possui quatro derrotas consecutivas na Premier League desde dezembro de 2002. O técnico era Gerad Houllier.
  • Roberto Firmino completou 200 jogos pela liga inglesa no Liverpool.

FICHA TÉCNICA Premier League 2020/21 – 25ª Rodada
Liverpool 0-2 Everton

Data: 20/02/2021, 14:15
Estádio: Anfield
Árbitro: Chris Kavanagh

Gols: 1T 2′ Richarlison (Everton); 2T 38′ Sigurdsson

Substituições – Liverpool: Shaqiri (Jones)

Substituições – Everton: Sigurðsson (André Gomes); Calvert-Lewin (Rodríguez); Iwobi (Richarlison)

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Kabak, Henderson, Robertson; Curtis Jones, WIjnaldum, Thiago Alcântara; Mohamed Salah, Roberto Firmino, Sadio Mané. Técnico: Jurgen Klopp

Everton (5-3-2): Pickford; Coleman, Holgate, Keane, Godfrey, Digne; Doucouré, Tom Davies, André Gomes; James Rodríguez, Richarlison. Técnico: Carlo Ancelotti

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo