Mais Esportes

Ex-piloto e multicampeão paralímpico de ciclismo, Alessandro Zanardi sofre grave acidente na Itália

Acidente de Zanardi aconteceu na Itália (Créditos: Divulgação/Facebook @Alexzanardiofficial)
(Créditos: Divulgação/Facebook @Alexzanardiofficial)

Ex-piloto de Fórmula 1, da antiga Cart e dono de quatro medalhas de ouro e duas de prata no ciclismo paralímpico, Alessandro Zanardi sofreu um grave acidente nesta sexta-feira (19), em Siena, na Itália.

O italiano participava do evento “Obiettivo Tricolore”, que reúne ciclistas paralímpicos, quando perdeu o controle de sua bicicleta de mão em uma descida e se chocou com um caminhão. Zanardi foi atendido no local e levado ao hospital Le Scotte de helicóptero.

De acordo com o jornal Gazzetta dello Sport, o estado de saúde do Alessandro Zanardi é grave e o paraciclista passa por neurocirurgia, por conta de diversos traumas no crânio.

Em um vídeo divulgado no Twitter pelo veículo italiano Tgr Rai Toscana, é possível ver a bicicleta de mão de Alessandro Zanardi danificada na via onde aconteceu o acidente.

Algumas horas antes, nesta sexta-feira, a BMW tinha anunciado o retorno de Zanardi às pistas de corrida. Aos 53 anos de idade, o italiano iria disputar a última etapa do Campeonato Italiano de GT Endurance, em novembro, pela equipe alemã.

Carreira no automobilismo e no ciclismo paralímpico

Zanardi com uma das medalhas conquistadas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (Créditos: Divulgação)

Alessandro Zanardi entrou para Fórmula 1 em 1991. Sem muito sucesso, deixou a categoria e foi para a antiga CART, que era associada à Fórmula Indy, onde foi bicampeão (1997 e 1998).

Em 2001, o italiano quase perdeu a vida em um grave acidente no circuito oval na Alemanha. Após rodar e ficar atravessado na pista, o carro de Alessandro Zanardi foi atingido em cheio pelo piloto canadense Alex Tagliani. Depois de passar por diversas cirurgias de emergência, precisou amputar as duas pernas.

Após se recuperar do grave acidente, Zanardi decidiu apostar na carreira de atleta paralímpico. E foi no ciclismo que o italiano fez história. Com quatro medalhas de ouro (duas em Londres, em 2012, e duas no Rio de Janeiro, em 2016) e duas de prata (uma em Londres e uma no Rio), Alessandro Zanardi se tornou o maior vencedor do ciclismo em Jogos Paralímpicos de todos os tempos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo