Futebol Internacional

Ex-São Paulo, Ademilson celebra retorno da J-League: ‘Situação melhorou muito’

Foto: Divulgação

Após paralisação de mais de quatro meses, a J-League finalmente vai recomeçar. Com nove partidas neste sábado (4), os 18 clubes da elite japonesa voltam a campo para a alegria dos fãs e dos jogadores. Principalmente, de um brasileiro. Em entrevista ao Esporte News Mundo, o atacante Ademilson, revelado pelo São Paulo e atualmente no Gamba Osaka, celebrou o reinício da competição e contou como está sendo o protocolo para a volta aos gramados no país.

                 

De acordo com dados do Ministério da Saúde japonês, o país soma um total de 18.874 casos de Covid-19 e tem 974 mortes confirmadas. Pela proximidade com a China, foi um dos primeiros países a interromper a temporada, em 23 de fevereiro, com apenas uma rodada disputada.

A liga chegou até a ensaiar um retorno para maio, mas devido o aumento de casos de pessoas infectadas em abril, a programação foi alterada. Mas agora, com a epidemia já controlada, o governo autorizou a retomada da competição e Ademilson garante que o país asiático está preparado.

– A situação aqui melhorou muito. Apesar de ter alguns casos aparecendo, o país, aos poucos, está voltando ao normal. Com os cuidados sendo tomados, praticamente todas as atividades já voltaram, inclusive o futebol, na semana passada, com o reinício da segunda e da terceira divisão – disse o brasileiro ao Esporte News Mundo.

Apesar disso, o retorno completo à normalidade não será imediato. Desde o retorno dos treinamentos, em junho, a J-League apresentou aos clubes um planejamento de sete etapas graduais até que os estádios voltem a ficar cheios. Segundo Ademilson, o clima entre os jogadores é de segurança e ansiedade pela volta do futebol.

– Tomando todos os cuidados necessários e seguindo o plano desenvolvido pela liga, a gente sente uma segurança maior para voltar aos gramados. Começamos treinando em grupos separados, depois voltamos a ter os treinamentos coletivos e, agora, chegou a hora das partidas oficiais sem a presença do público.

– Obviamente, a gente sente falta do futebol e do estádio lotado, mas o mais importante é a saúde de toda a população.

Ademilson em ação pelo Gamba Osaka, em 2019 (Foto: Divulgação)

Desde 2015 no Japão, Ademilson teve uma passagem de destaque pelo Yokohoma Marinos e chegou ao Gamba Osaka em 2016. No clube, soma 137 partidas disputadas – com 36 gols e 22 assistências -, e tem status de ídolo. Agora, indo para a sexta temporada no país asiático, o brasileiro tem um objetivo claro: conquistar títulos.

– A expectativa pra essa temporada é alta. Minha meta é sempre lutar pelos títulos, da liga e das copas. Na primeira rodada, tivemos uma vitória importante contra atual campeão (Yokohama Marinos), fora de casa, e esperamos manter o ritmo no campeonato nacional. Além disso, como atacante, a gente sempre busca uma artilharia ou outro prêmio individual.

Para evitar longos deslocamentos e diminuir o risco de contágio, a J-League reformulou a tabela e, nas primeiras rodadas, os jogos serão entre times geograficamente próximos. Dessa forma, o Gamba Osaka, de Ademilson, tem logo um clássico pela frente, contra o Cerezo Osaka. E segundo o atacante, o confronto dá um ânimo a mais na equipe na volta ao futebol.

– É uma partida diferente aqui no Japão, parece até um pouco com os clássicos no Brasil. Infelizmente, não teremos a presença da nossa torcida no estádio nos apoiando, mas queremos a vitória para recomeçar bem no campeonato e dar essa alegria aos torcedores – revelou o brasileiro.

E esse reencontro com a torcida pode acontecer em breve. Pelo menos, com uma parte dela. Dentro do planejamento da volta do futebol da J-League, será permitida a presença de até 5.000 torcedores nas arquibancadas, a partir de próximas rodadas. E para Ademilson, isso não será um problema.

– Eu vejo hoje o Japão muito bem estruturado. As pessoas já têm saído de casa para trabalhar, sempre com máscara e os outros cuidados, então acho que seja natural permitirem a entrada de alguns torcedores nos estádios, em breve. Tenho certeza que os japoneses vão seguir as indicações e manter o distanciamento necessário.

Ademilson comemora gol pelo Gamba. Em 2019, foram 12 (Foto: Divulgação)

CONFIRA OS JOGOS DA RODADA:

Sábado, 4 de julho (horário de Brasília)

Shimizu S-Pulse x Nagoya Grampus Eight – 6h

Yokohama FC x Consadole Sapporo – 6h

Gamba Osaka x Cerezo Osaka – 6h

Oita Trinita x Sagan Tosu – 6h30

Kashiwa Reysol x FC Tokyo – 7h

Kawasaki Frontale x Kashima Antlers – 7h

Shonan Bellmare x Vegalga Sendai – 7h

Urawa Red Diamonds x Yokohama Marinos – 7h

Vissel Kobe x Sanfrecce Hiroshima – 7h30

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo