Futebol Internacional

Exclusão da Rússia pode dar nova chance para Haaland disputar a Copa

FOTO: HAKON MOSVOLD LARSEN/NTB/AFP via Getty Images

A Fifa está convocando reuniões emergenciais para aplicar mais sanções à Rússia como medida de punição pelo conflito bélico iniciado pelo país contra a Ucrânia. Uma dessas medidas pode ser a exclusão dos russos da fase de repescagem da Copa do Mundo do Catar. Se de fato a Fifa optar por essa medida, algumas saídas podem ser determinadas para completar a repescagem das Eliminatórias e uma delas pode recolocar a Noruega de Erling Haaland com chances reais de disputar o Mundial.

Durante esta segunda-feira (28), os veículos de imprensa da Europa estão avaliando tudo o que pode acontecer na repescagem europeia caso a Rússia seja mesmo excluída pela Fifa. Ao todo, quatro caminhos são considerados os mais prováveis e o retorno de seleções que já haviam sido eliminadas não está descartado.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Confira todas as possibilidades:

1º – Classificação direta da Polônia para jogo decisivo: De acordo com o sorteio realizado pela Fifa, Polônia e Rússia disputariam um jogo no próximo dia 24 de março, com mando de campo dos russos. Quem vencesse essa partida única, estaria diretamente na fase decisiva da repescagem e a uma vitória da Copa do Mundo. No entanto, se a Rússia for mesmo excluída, a Polônia poderia avançar direto ao jogo decisivo contra Suécia ou República Tcheca.

2º – Eslováquia pode herdar a vaga da Rússia: Durante a fase de grupos das Eliminatórias Europeias, a Rússia terminou na segunda colocação do grupo H, com 22 pontos, justamente a frente da Eslováquia, que ficou em terceiro no mesmo grupo. Uma das possibilidades em caso de exclusão da Rússia, é uma classificação da Eslováquia para o confronto diante da Polônia, na repescagem.

3º – O melhor terceiro colocado geral das Eliminatórias: Uma outra possibilidade que tem sido levantada é a chance de o melhor terceiro lugar geral das Eliminatórias entrar na repescagem para ser o adversário da Polônia. Este é o caso da Noruega de Erling Haaland. Durante a fase de grupos os noruegueses fizeram 18 pontos no grupo G, mas o desempenho não foi o suficiente para ficar a frente de Holanda e Turquia. Pela grande campanha, fazendo até mais pontos do que País de Gales, que está na repescagem, a Noruega poderia ficar com a classificação.

4º – Usar o desempenho da Liga das Nações: Uma outra saída que vem sendo estudada é levar em consideração a última edição da Liga das Nações. Neste caso, a Hungria ficaria com a vaga, já que foi a grande campeã do grupo 3 do torneio. Áustria e República Tcheca estão na repescagem justamente pelo desempenho que obtiveram na edição passada da Liga das Nações.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo