Clubes

Exclusiva ENM: Anderson fala sobre táticas de Lisca, defesa do América-MG e suas características modernas

Exclusiva ENM: Anderson fala sobre táticas de Lisca, defesa do América e suas características modernas
Mourão Panda / América

O sistema defensivo do América-MG é o setor mais elogiado do time no Ano. Com uma solidez muito destacável e a organização primorosa, o time mesmo tomando os 3 gols contra o atlético segue com média inferior a um gol sofrido por jogo na atual temporada. O zagueiro Anderson é um dos destaques, tendo a sura missão de assumir a titularidade absoluta após a saída do Messias.

Em entrevista exclusiva ao Esporte News Mundo, ele comentou diversos aspectos técnicos e táticos, com uma clareza muito interessante para entender o trabalho da comissão técnica de Lisca. Comentou entre outras coisas sobre a solidez do time, o jogo de pressão com bloco alto e suas características com a bola.

Anderson tem 26 anos e contou mais sobre sua trajetória aqui mesmo no ENM. Só não jogou uma partida da equipe no Mineiro e coleciona boas atuações. É conhecido por ser um defensor técnico e firme.

+‘Sonho em jogar Copa do Mundo pela seleção’ revela contratação do América-MG para a temporada

O SISTEMA DEFENSIVO DO AMÉRICA

Antes do jogo contra o Atlético, o América tinha sofrido apenas três gols na temporada, e o setor defensivo se mantinha como o mais elogiado da equipe. Alguns torcedores começaram a questionar isso, mas é inegável o fato de que o time americano possui uma equilibrada defesa. A saída de Messias deixa algumas lacunas, mas a boa fase de Anderson é uma ótima notícia.

O zagueiro destacou como não são só os zagueiros que carregam a responsabilidade de fazer a equipe funcionar na marcação, como também os atacantes são obrigados a pressionar. Além de relembrar como é importante roubar a bola no campo ofensivo, para poder ficar mais próximo do gol.

– Cara a gente trabalha muito no dia a dia. O Lisca, a comissão, cobram muito, não só do sistema defensivo, desde do nosso centroavante, o Rodolfo, nossos atacantes, para poder fechar a linha de passe lá. Tudo para a bola chegar, na língua do futebol, mais quebrada. Então acredito que isso nos facilita muito nossa marcação pressão. Na hora de baixar o bloco saber baixar, na hora de pressionar saber pressionar. Acho que essa é uma característica do nosso plantel, saber se adaptar com o decorrer do jogo, com o que está se passando no jogo. Nossos sistema defensivo é muito forte porque a gente sabe que se não tomar gol, se agente conseguir segurar, a gente sabe que nossos atacantes, nossos meias e até a gente mesmo do sistema defensivo, numa bola parada, ou até numa jogada individual, vai poder decidir o jogo para que nossa equipe possa sair com o resultado positivo.

A PRESSÃO NA SAÍDA DO ADVERSÁRIO

Outra questão muito elogiada do esquema do técnico gaúcho é a pressão na saída de bola do adversário. O “perde-pressiona” é dos grandes trunfos do Deca, fazendo com que o time seja sempre muito perigoso e não dê sossego aos zagueiros do outro time.

Na entrevista foi perguntado a Anderson se esse tipo de jogo é mais difícil de fazer, haja visto que até os clubes mais endinheirados do futebol nacional não conseguem efetuar com qualidade. O zagueiro então comentou das possibilidades que esse tipo de jogo proporciona, como a proximidade da bola do gol adversário.

– Cara eu acredito que tem os dois lados da moeda, né? Tem o momento certo de poder pressionar a equipe adversária. E nossa equipe faz muito bem isso, a gente sabe o momento certo de poder pressionar a equipe adversária. Claro que no bloco alto, te deixa mais confortável na questão de poder roubar a bola no campo ofensivo, você está mais próximo do gol adversário. Isso com dois ou três toques pode definir a jogada com uma finalização, ou até o gol. Isso é muito importante, com os toques rápidos, a roubada de bola no campo ofensivo nos deixa mais próximos da vitória sim. E a gente trabalha muito no dia a dia, pressão alta o tempo todo. Quando não dá, se o time adversário conseguir sair da pressão, é passar todos da linha da bola, poder juntar o time, agrupar. Para depois sim pressionar novamente. Principalmente é importante ter o controle de linha do sistema defensivo, das bolas entrelinhas, das bolas longas. E isso a gente trabalha no dia a dia, com Lisca e os auxiliares dele. E isso vem nos deixando mais próximos da vitória.
Mas nós sabemos que não é só correr pra frente, tem que estar preparado para todos os momentos do jogo. Mas eu acredito que nossa equipe se adaptou bem a esse esquema do Lisca.

AS QUALIDADES MODERNAS DE ANDERSON

Se engana quem pensa que Anderson é um jogador que só se destaca pela defesa. Muito pelo contrario, tem como uma de suas principais armas o passe longo e entrelinhas, distribuindo e iniciando o jogo do Alviverde com qualidade.

Algumas pessoas dizem que os zagueiros que fazem isso são modernos e demonstram um diferencial na posição. Mas é importante ver como o defensor do Coelho enxerga isso. Para ele, é quase que uma obrigação de Lisca fazer com que os zagueiros participem do momento de ataque. E para o sergipano, isso nem é um problema, já que ostenta o passe qualificado desde a base.

Futebol moderno hoje como se fala muito, né- risos- A questão do lançamento, das bolas longas é uma característica de cada jogador. Mas eu acho que hoje no futebol brasileiro vem se implementando muito nos sistemas defensivos. Os zagueiros, os laterais e os volantes achando essa bola nos atacantes de beirada. Ou até mesmo no centroavante pra fazer o facão no meio dos zagueiros. Poder botar nossos atacantes no um pra um. É uma coisa que eu sempre tive, desde o Confiança nos tempos da base eu sempre tive essa boa bola longa. Acho que é uma coisa que só tenho melhorado. Tenho muito a evoluir nesse sentido. Não sou só eu que faz, temos o Ricardo, o Eduardo, o Joseph. Acho que todos fazem muito bem isso no America. E o Lisca cobra muito bem isso, de achar essas bolas longas no lado contrário e de implementar, fazendo nosso atacante ficar no um contra um. É uma característica que sempre tive, mas tô podendo melhorar. Posso também melhorar a saída de jogo, na temporada passada eu pude evoluir muito nisso, com os auxiliares do Lisca, que é o passe entre linhas, que você já quebra o sistema defensivo do time adversário. Graças a Deus eu estou tendo a oportunidade de melhorar a cada dia de trabalho.

Anderson deve ser titular na zaga no jogo do América contra a Patrocinense nesta Quinta-Feira. Jogo acontece no Independência.

Ainda tem mais uma parte do papo com Anderson em texto, e mais para o final de semana, você acompanha em podcast!

Para saber tudo sobre América-MG, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo