Geral

Exclusiva ENM: zagueiro Anderson fala sobre trajetória, irmão jogador e momento no América-MG

Exclusiva ENM: zagueiro Anderson fala sobre trajetória, irmão jogador e momento no América-MG

O sistema defensivo do América-MG é um dos mais elogiados deste início de temporada no Brasil. Com seis gols tomados em 2021, os defensores da equipe têm ganhado destaque no futebol nacional. Messias, uma das referências da defesa saiu para o Ceará, mas Anderson, um de seus substitutos imediatos, vem jogo após jogo mostrando trabalho de alto nível, se colocando como mais um dos bons zagueiros do Coelho.

Por isso, o Esporte News Mundo resolveu fazer uma entrevista exclusiva com o atleta de 25 anos. O jogador foi muito solicito e falou sobre uma infinidade de temas. Começando por sua trajetória, momento no alviverde, passou pelo seu posicionamento em campo e até elegeu os 5 melhores zagueiros do mundo. Em uma série de 3 capítulos, acompanhe o papo com o zagueirão.

A TRAJETÓRIA

Anderson começou a carreira no Confiança, do Sergipe. Nasceu em Lagartos, mesma cidade do centroavante da seleção espanhola Diego Costa. Passou por diversos clubes do interior do Brasil até chegar ao América em 2020. Com alguns zagueiros no elenco, demorou para ele ter as suas oportunidades, mas principalmente na fase mais aguda da temporada passada, se mostrou muito útil ao técnico Lisca.

Nesta temporada, já iniciou a maioria dos jogos, se colocando como titular da equipe e se destacando com boas atuações.

Anderson começou falando sobre as dificuldades que todo jogador passa no início da carreira, desde a saída do bairro humilde do Sergipe ao centro do futebol brasileiro:

– Eu vim do Bahia. Antes do Bahia eu estava no confiança. Foi meu primeiro clube. Foi o clube que me abriu as portas. Só que antes do confiança tive uma passagem pelo sub-20 do Atlético Mineiro, joguei também no Guarani de Divinópolis, no Guarani de São Paulo. (…) Acho que 90%, 95% dos jogadores no Brasil passam por suas dificuldades. Em todos os trabalhos nós encontramos as dificuldades. As barreiras encontradas no meio do caminho que a gente pode ultrapassá-las, não desistir. Graças a deus comigo foi assim saí de um bairro muito pequeno lá na cidade de Sergipe para hoje estar assim vestindo a camisa do América, um grande clube não só no estado de Minas mas no Brasil inteiro né. Então, eu me considero mais que um vencedor, porque sair de onde eu saí não é fácil, e graças a deus deu tudo certo. Vamos lutando, vamos trabalhando aperfeiçoando nossas habilidades. Acho que essas partes no futebol tem que andar junto para as coisas acontecerem.

+Após longa espera, América-MG oficializa a contratação de Bruno Nazário

O MOMENTO NO AMÉRICA

Anderson chegou do Bahia como uma contratação para a temporada 2020. Demorou alguns jogos para ganhar a confiança de Lisca, e com a dupla Bauermann e Messias bem estabelecida, poucas eram as chances de se tornar titular. Porém, como a temporada da equipe foi extremamente desgastante e cheia de jogos, o sergipano conseguiu aos poucos se mostrar um defensor confiável, assumindo a titularidade plena no ano de 2021.

Neste campeonato mineiro, jogou seis jogos, sendo peça importante na construção de jogo e contenção da equipe. Ele é um zagueiro extremamente elogiado pela qualidade técnica e segurança.

– Eu sabia que ia ser difícil, mas quando surgiu a possibilidade de vestir a camisa do América, o manto do América, eu fiquei bem feliz pela possibilidade. De sair de um grande que é o Bahia. Sabia que ia encontrar dificuldades. Sabia que tinha grandes jogadores aqui no grupo. O time estava completamente encaixado, o sistema defensivo é muito bem organizado. Não só a defesa, começa lá no atacante. Quando eu cheguei eu sabia que eu ia ter paciência, saber esperar meu momento, minha oportunidade, pra quando chegar eu saber agarrar com todas as minhas forças. Acho que esse foi o quesito principal para eu estar ajudando o América e todo o grupo a conquistar grandes coisas no cenário do futebol brasileiro. Ter paciência e esperar o meu momento.

RELAÇÃO COM LISCA

Anderson não é o primeiro jogador de futebol a sair de Lagarto-SE e se tornar famoso. Diego Costa, ídolo do Atlético de Madrid e jogador da Espanha também saiu da cidade de pouco mais de 100 mil habitantes. Mas além do centroavante, a família de Anderson também forneceu outro atleta ao cenário nacional. Valdo, ex-zagueiro do Ceará é irmão do defensor do Coelho, e também trabalhou com Lisca em outro momento.

No papo com o ENM, o zagueirão destacou o papo com o irmão e disse que ele avisou sobre o perfil explosivo do técnico gaúcho. Porém, destacou o potencial dele e demonstrou muita gratidão. Além de destacar bastante as cobranças que o treinador faz visando a melhora da equipe.

– Acho que existem muitas coisas dentro do futebol. Quando surgiu a oportunidade de ir pro América, assim quando eu cheguei meu irmão me ligou, a gente conversou, ele me explicou a situação, me explicou qual era o jeitão de trabalhar do Lisca. Um jeito explosivo. Mas era um cara que cobrava muito, no momento de cobrar ia cobrar, no momento de elogiar ia elogiar. Mas sabendo que o jeito dele é um jeito explosivo. Mas cobra muito. Meu irmão passou todas as coordenadas. Ele me passou como trabalhar com ele, com o Márcio que é auxiliar dele. Eu tenho meu jeito de ser, sempre na minha. Meu jeito quieto, calado. Só trabalhar mesmo e graças a deus as coisas aconteceram.- finalizou.

Nesse papo, Anderson falou ainda sobre suas características de jogo, as perspectivas do América para a temporada e elegeu os cinco melhores zagueiros do mundo.

Você acompanha a segunda parte dessa entrevista amanhã aqui mesmo no ENM, e no meio da semana, em formato de podcast, no Coelho no Ar!

Para saber tudo sobre América-MG, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo