Z - Futebol Agência ENM

Exclusiva ENM: ‘O futebol tem papel fundamental na redução dos preconceitos’ diz Erley Lemos, diretor do América-MG

Exclusiva ENM: 'O futebol tem papel fundamental na redução dos preconceitos' diz Erley Lemos, diretor do América-MG

Exclusiva ENM: O futebol tem papel fundamenta na redução dos preconceitos, diz Erley Lemos, diretor do América-MG

Créditos: Mourão Panda / América

Ontem, dia 25 de março, foi comemorado o Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+, e o América-MG celebrou a data com seus torcedores. Pensando nisso, o Esporte News Mundo decidiu conversar com o Diretor de Marketing e Negócios do Coelho, Erley Lemos, para entender melhor qual é a postura adotada pelo clube, além de explorar a visão institucional acerca da questão das minorias. Ele falou muito sobre causas sociais, respostas da torcida e como o futebol pode ser importante para as lutas.

Vale ressaltar que o América é um dos clubes brasileiros que mais se orgulha de se engajar em temas sociais, sempre postando imagens e textos nos dias de celebrações das diferenças. Erley Lemos, que é Diretor do Decacampeão, deixa bem claro que esse tipo de postura é debatida internamente, sendo uma característica institucional. Além de destacar que o foco do alviverde é praticar ações para mudar a realidade social.

Confira abaixo a entrevista completa!

POSTURA INSTITUCIONAL

ENM: A história recente do América está intimamente ligada ao apoio as causas sociais, isso é uma política que é debatida dentro do clube?

Erley Lemos: O apoio a essas causa sociais é sim debatido dentro do clube. É debatido sobre quais temas serão abordados, de que forma eles serão abordados… E não só isso, a gente também debate um pouco de que forma a gente pode fazer mais concreta pra trazer mudança para essa causa social. A gente não quer somente ser o clube que fala sobre os assuntos mais delicados, a gente quer ser também o clube que faz alguma coisa para mudar a realidade dessas causas sociais que a gente aborda.

REDES SOCIAIS

ENM: Erley, nós podemos notar o América muito presente nas redes sociais se posicionando em questões relevantes, qual a importância disso para a imagem do clube?

Erley Lemos: É verdade, a gente utiliza as redes sociais para se posicionar. Hoje são os principais canais de comunicação do clube, então a gente se utiliza deles porque são canais mais eficientes e chegam ao torcedor com mais agilidade. Mas realmente se posicionar contribui para a imagem do time , mas nós estamos fazendo exatamente o que a história do Coelho nos diz. O América sempre foi um clube que se posicionou em todas as causas importantes, nunca foi em cima do muro.

ENM: Desde os protestos do Black Lives Matter o perfil do América no twitter exibe um punho cerrado, como surgiu a idéia de continuar com o apoio a causa?

Erley Lemos: Permanecer com o apoio as causas, principalmente após os protestos do Black Lives Matter está muito ligado ao nosso conceito interno de que a gente precisa fazer alguma coisa. Não é somente naquela data comemorativa, na data específica lembrar as pessoas que existe uma luta contra algum tipo de preconceito. Manter esse comportamento durante todo o ano, manter a campanha, fazer mais ações durante todo o ano e não somente no dia do combate a aquela caus, então foi por pensar nisso que a gente exibe esse punho cerrado e da continuidade a essas causas.

Print do Twitter do Coelho. O punho cerrado é em referência ao Black Lives Matter.

ENM: A modernização do Coelho passa também por se atentar a essas questões?

Erley Lemos: Obviamente a modernização do clube passa por essas questões também. Hoje em dia todas as empresas de todos os setores precisam se posicionar. Principalmente com temas relevantes para as a sociedade, temas sociais e temas mais delicados. As empresas que estão em cima do muro não tem atenção de seus fãs. O público hoje em dia está interessado em consumir um produto que seja fornecido por uma empresa que tenha responsabilidade social, que tenha preocupação com causas sociais, que se preocupe com sustentabilidade, que não seja uma empresa preconceituosa em seus conceitos. Então passa sim pela modernização, mas volto a repetir, a gente só está mostrando um pouco do que o clube já fazia, talvez de uma forma diferente porque os tempos são outros, mas o posicionamento do clube já é uma coisa histórica dentro da entidade.

Postagem do clube no Dia das Mulheres.

AS MINORIAS NO FUTEBOL E O FUTURO

ENM: Como o América enxerga a visibilidade Lgbtqia+ e demais minorias no futebol?

Erley Lemos: Nós enxergamos da seguinte forma: O futebol tem um papel fundamental para ajudar a combater e diminuir os preconceitos com relação as minorias, seja ela qual for. O exemplo que o futebol dá contribui muito para mudar o comportamento das pessoas. Então se a gente der um exemplo positivo, se a gente combater a discriminação de todas as minorias, certamente a gente vai estar influenciando muita gente e vamos acabar ajudando a mudar o comportamento das pessoas.

ENM: Para encerrar, o que o torcedor do américa pode esperar do clube em relação a esses temas? Tem alguma ação programada ainda neste ano?

Erley Lemos: O que o torcedor pode esperar é que o clube vai manter os posicionamentos de combate aos preconceitos. Ações sociais de arrecadação de alimento, chamar atenção para questões de Outubro Rosa, Novembro Azul. Nós vamos manter essas campanhas no calendário igual a gente faz em todos os anos, exatamente porque a nossa torcida se posiciona a favor dessas causas. A gente percebe muito quando um clube realiza uma ação social, como que ela é bem aceita, como o nosso torcedor se engaja. Então é isso que ele pode esperar. A manutenção desse posicionamento, que o que a gente acredita que o que a torcida do América tem.

Para saber tudo sobre América-MG, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo