Geral

Exclusivo: Reitor da Funvic fala sobre o fim de parceria com Vôlei Taubaté: ‘Procurei o prefeito e não fui recebido’

(DIVULGAÇÃO/VÔLEI TAUBATÉ)

A Fundação Universitária Vida Cristã (Funvic) está de mudanças com o seu projeto de voleibol para Natal, capital do Rio Grande do Norte. A transferência, dada pelo rompimento entre a Funvic e a Prefeitura de Taubaté, marca o fim de uma vencedora equipe de vôlei da cidade: o Vôlei Taubaté.

ROMPIMENTO IRRESPONSÁVEL

O reitor da universidade, Dr. Luis Otávio, falou com exclusividade ao Esporte News Mundo e ressaltou que o rompimento entre as partes aconteceu “de forma surpresa e irresponsável”.

– Sim, de forma surpresa e irresponsável, visto que o Projeto Voleibol Funvic Taubaté, para temporada 2021/2022, havia sido entregue e aprovado. O Conselho do FUNDO FADAT [Fundo de Assistência ao Desporto Amador de Taubaté], já havia aprovado e publicado os valores das bolsas atletas. Sendo assim, nada justifica. Somente uma decisão política inconsequente – disse o reitor.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook

Perguntado se havia se reunido com a Prefeitura de Taubaté para conversar, antes do rompimento, Dr. Luis Otávio declarou: “Procurei o prefeito por mais de dois meses e ele não me recebeu”.

PROBLEMAS FINANCEIROS

O Vôlei Taubaté passava por problemas financeiros e dificuldades para arcar com os salários. Sobre essas adversidades, o reitor da Funvic elencou fatores causadores da situação:

– Devido à pandemia mundial e no Brasil, todos foram afetados. Havia vários tipos de patrocinadores, sendo: Patrocinadores Nacionais – HAVAN, EMS, ASSAÍ, os quais pagaram tudo em dia, até durante a pandemia. Patrocinadores Regionais e Locais – alguns deles tiveram problemas e deixaram de pagar e outros atrasaram. Patrocinadores Locais e Fornecedores da Prefeitura de Taubaté – com a pandemia, a prefeitura deixou de pagar, e eles deixaram de nos pagar, outros a prefeitura reduziu os valores e assim não conseguiram manter suas contrapartidas no Projeto Voleibol Funvic Taubaté. Outros Patrocinadores – a prefeitura pediu para que não fizessem mais o patrocínio, pois queriam que patrocinassem o futsal. Isso tudo gerou problemas, os quais foram sanados pela Funvic – afirmou o Dr. Luis Otávio.

DECISÃO DE ORDEM IDEOLÓGICA E COMPRA DE VAGAS DO FUTSAL

O reitor acha que este pedido de direcionar os patrocínios ao time de futsal tenha sido de caráter ideológico ou algo do tipo. Ele ainda aponta que a Prefeitura de Taubaté estaria “comprando vaga do futsal”.

– Sim, infelizmente. Não tenho provas, mas nos bastidores dizem que estão comprando vaga do futsal e vão usar o dinheiro do fundo (bolsas atletas do voleibol) para os atletas e comissão técnica do futsal – afirmou.

Perguntado se tinha mais detalhes sobre o caso, Luis Otávio afirmou: “Ouvi isso de agentes do voleibol brasileiro e dirigentes de clubes. E o próprio secretário de esporte de Taubaté falou que a cidade será a capital do futsal.”

PARCERIA COM PREFEITURA E AEROCLUBE DE NATAL-RN

Sobre a reunião com a Prefeitura de Natal e o fechamento do acordo entre a Funvic e a gestão pública local, o doutor declarou:

– Sim, estamos trabalhando em conjunto, Prefeitura de Natal, Governo do Estado, e Setores Privados, e com total apoio da Assembléia Legislativa-RN – comentou.

Se o Vôlei Taubaté deixará de existir, o acordo entre Funvic e Aeroclube de Natal-RN está firmado para disputar a Superliga. E, de acordo com o noticiário, o Aeroclube passa por problemas financeiros, assim como a Funvic:

– São situações distintas. O Aeroclube é um Clube Tradicional e de história em Natal-RN, sedia vários esportes olímpicos, dentre eles o voleibol. A equipe disputou a série C da Superliga, se tornando campeão. Depois, disputou a Superliga B, ficando em 4º lugar. A Equipe de Voleibol Funvic é independente, é a primeira equipe de voleibol do Brasil há três anos, da Superliga A – disse.

Por fim, o reitor da Funvic, Dr. Luis Otávio, agradeceu “a oportunidade de esclarecer e falar a verdade dos fatos” e lamentou a “tentativa de uma parte pequena da imprensa, patrocinada por adversários do voleibol brasileiro, difamar a melhor equipe de voleibol do Brasil.”

A Prefeitura de Taubaté foi contactada pela reportagem, mas ainda não enviou resposta.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo