Automobilismo

F1 confirma formato de Classificação Sprint em três provas de 2021

Classificação Sprint
Divulgação / Twitter F1

Depois de uma intensa negociação de bastidores nos últimos meses, a Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira (26) que testará uma alteração no formato do final de semana da categoria. Em três provas desse ano, uma Sprint Race, chamada de Classificação Sprint, decidirá o grid de largada.

A proposta de uma Classificação Sprint já era conhecida desde o início do ano, mas alguns detalhes só foram confirmados hoje – e com aprovação unânime das 10 equipes. Assim, um treino classificatório na segunda sessão da sexta-feira (TL2) formará um grid de largada para uma corrida curta no sábado. O resultado dessa mini prova de 100km será o grid de largada para a GP tradicional, no domingo.

A F1 ainda não confirmou em quais países o novo formato será aplicado, limitando-se a dizer, nesse momento, que duas serão na Europa e uma fora da Europa. Inicialmente, especulava-se que os testes ocorreriam no Brasil, Canadá (cancelada, restando o anúncio oficial) e Itália.

CONDIÇÕES E PONTUAÇÃO

A F1 impôs algumas regras para disciplinar o formato. Durante a corrida Sprint, não vai ser obrigatório realizar o pit-stop e o DRS será liberado. As equipes poderão escolher, livremente, dois jogos de pneus.

As condições de “Parque Fechado”, ou seja, quando as equipes não podem mexer na maioria dos componentes dos carros, vão ser aplicadas para a Classificação Sprint já a partir da sexta-feira, pelo menos de forma parcial, para impedir que se construam carros com características específicas para a Sprint – por tabela, limita-se o número de horas trabalhadas.

O regulamento de “Parque Fechado” será aplicado normalmente de sábado para domingo.

As pontuações também foram definidas: os três primeiros colocados no sábado vão pontuar – três pontos para o primeiro colocado, dois para o segundo e um para o terceiro. O comunicado não é específico se a pontuação vale apenas para os pilotos ou se isso se estenderá para as equipes também.

O presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali, ressaltou que o novo formato pretende deixar a categoria mais atrativa durante todo o final de semana. “Ver os pilotos duelando durante três dias vai ser uma experiência incrível e tenho certeza que os pilotos vão saborear essa luta. Fico muito feliz que todas as equipes tenham apoiado o plano, uma prova de que nossos esforços vem para continuar a envolver nossos fãs de novas maneiras, garantindo que permaneçamos comprometidos com a herança e a meritocracia do nosso esporte”, afirmou no comunicado oficial.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo