Automobilismo

Com chuva e bandeiras vermelhas, Racing Point surpreende, Mercedes desaponta e Stroll voa na Turquia

(Photo by Clive Mason/Getty Images)

Um fim de semana adverso na F1, até aqui. Lance Stroll surpreendeu todo mundo e conquistou pela primeira vez na carreira uma brilhante Pole Position. Além disso, seu companheiro de equipe, Sergio Pérez vai largar em 3º, confirmando um ótimo final de semana para a Racing Point até o momento. Max Verstappen, da Red Bull Racing, deixou escapar a P1 e larga em 2º. As duas Mercedes foram muito abaixo do esperado, Lewis Hamilton vai largar apenas em 6º e Valtteri Bottas em 9º.

Após reclamarem bastante das condições da pista nos treinos livres desta sexta-feira (13), por conta do recapeamento do asfalto feito poucos dias antes do GP, o problema que os pilotos enfrentaram neste sábado (14) foi outro: a chuva. Já no Treino Livre de sábado mais cedo, a pista estava molhada e, assim que começou o Treino Classificatório, às 9:00, iniciou também uma forte chuva. Com isso, acabou acionando a bandeira vermelha faltando 6:56 para o término da qualificação. Apesar de diversos carros rodarem e escaparem, nenhum piloto chegou à danificar alguma parte do carro, por sorte.

Q1: Problemas atrás de problemas…

Depois de ficarem cerca de 50 minutos parados por conta da bandeira vermelha, em decorrência da forte chuva, os carros conseguiram enfim voltar à pista, faltando menos de 7 minutos para o fim da sessão. No entanto, antes mesmo dos pilotos abrirem suas voltas rápidas, o piloto da Haas, Romain Grosjean, rodou e foi para a área de escape, acionando novamente a bandeira vermelha. Contudo, dessa vez não foi tão demorada, pois assim que retiraram o carro do francês, os pilotos retornaram a pista.

Faltando pouco mais de três minutos para o fim, o final da sessão foi emocionante. Visto que a margem de erro deveria ser minúscula, já que os pilotos só teriam a oportunidade de marcar apenas uma volta rápida.

Destaques negativos para as duas Mercedes, que foram muito abaixo do seu normal na Fórmula 1, com uma 9ª colocação de Bottas e um 14º lugar de Hamilton. Nicholas Latifi, da Williams foi outro que rodou e foi eliminado, assim como Grosjean. Os outros eliminados foram: Kevin Magnussen, da Haas, Daniil Kvyat, da Alpha Tauri e George Russell, da Williams.

Q2: Disputa de pneus

Mesmo sem chuva desde a retomada no Q1, o pneu que prevaleceu nesta sessão da qualificação foi o de chuva (faixa azul). As duas McLaren até arriscaram colocar os intermediários (faixa verde), mas não tiveram sucesso e preferiram colocar o de chuva também. Em contra ponto, Pierre Gasly, da Alpha Tauri, estava com os pneus de faixa azul, mas decidiu colocar os de faixa verde, para ver se conseguia figurar entre os 10 primeiros. Porém, nenhum desses três pilotos conseguiram passar para a próxima sessão e foram eliminados.

A grata surpresa foi a presença das duas Alfa Romeo, que tiveram um belo desempenho e passaram pela primeira vez no ano para o Q3. Já o destaque negativo ficou novamente com a Ferrari, pois os dois pilotos, Charles Leclerc e Sebastian Vettel foram eliminados.

Q3: Surpresas na F1!

Com as condições da pista um pouco melhores, mas com a visibilidade ainda prejudicada, os pilotos se arriscaram com os pneus e anotaram tempos melhores. Mesmo com alguns carros rodando, as equipes optaram por trocar o pneu de chuva para o intermediário, e assim a disputa pela Pole Position foi intensa.

Com um final de treino emocionante, Stroll anotou um excelente 1:47:765 e desbancou seu companheiro de equipe, Pérez e também Verstappen, da Red Bull, que estavam brigando pela pole durante todo o período. Outro fato notório foram as duas Alfa Romeo largarem entre os 10 primeiros pela primeira vez no ano, com Kimi Räikkönen em 8º e Antonio Giovinazzi em 10º. Sem contar nas duas Mercedes, que deixaram muito a desejar.

CONFIRA O GRID DE LARGADA DA CORRIDA:

A largada para o Grande Prêmio da Turquia, no circuito de Istambul, será um pouco mais cedo que o normal, às 7:10 (horário oficial de Brasília), neste domingo (15).

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo