Cruzeiro

Fábio desconversa sobre aposentadoria e comenta planejamento do Cruzeiro para 2022: ‘Não podemos mais errar’

Fábio Cruzeiro Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Ídolo e capitão do Cruzeiro, Fábio, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (17), na Toca da Raposa II. Antes de partir para o Maranhão, onde o clube enfrenta nesta quinta-feira o Sampaio Corrêa pela Série B, o goleiro cruzeirense aproveitou para comentar os erros cometidos nas duas temporadas em que o a Raposa não conseguiu o acesso à elite nacional. Além disso, Fábio falou sobre a sua recente renovação contratual e desconversou sobre a aposentadoria. 

Sobre o novo vínculo com o Cruzeiro, Fábio declarou que a renovação aconteceu no momento certo e de forma bem transparente. Segundo ele, “Deus sempre direciona o momento e a hora certa e da forma perfeita”, e foi assim que ocorreu. 

– Estou sempre focado em jogar e sempre ajudar o Cruzeiro. No tempo certo, Deus ia direcionar essa renovação na forma mais tranquila possível. E graças a Deus eu consegui mais uma vez essa renovação e poder vestir a camisa do Cruzeiro mais um ano. Espero poder ajudar em 2022 no nosso objetivo maior que é o acesso –, disse Fábio. 

Veja também: Sampaio Corrêa x Cruzeiro: prováveis escalações, desfalques, onde assistir e palpites

O arqueiro celeste também “falou” sobre sua aposentadoria. Ao ser perguntado sobre quando seria o seu momento de pendurar as luvas e qual seria o seu futuro pós-aposentadoria, Fábio desconversou. Isso porque, conforme ele, sempre trabalhou pensando momento a momento e temporada a temporada. 

– Moldei a minha carreira toda sempre fazendo o meu melhor dentro da temporada, não pensando quanto tempo eu ia jogar. Primeiro, era me tornar profissional. Consegui jogar em grandes equipes e fazer história em uma grande equipe como o Cruzeiro. Sempre trabalhei desse jeito, dentro dos meus contratos e nunca planejando que eu ia jogar tantos anos ou quantos anos eu ia ter de carreira. E continuo dessa forma. Trabalhei 2021, dei o meu máximo, me dediquei em todos os treinamentos no máximo que eu pude, tentei ajudar de todas as formas dentro e fora de campo e é assim que eu vou para 2022, me preparar bem ciente da responsabilidade maior ainda do Cruzeiro ter que alcançar o acesso e dar essa alegria para o nosso torcedor. E esse é o meu foco para 2022, e sempre deixei o restante no tempo de Deus. E Deus sempre me direcionou o melhor da forma dele e no tempo dele. Em 2022, eu só penso em fazer o meu melhor dentro de campo nos treinamentos e nos jogos para ajudar os meus companheiros nesta longa temporada. 

PLANEJAMENTO… 

E falando na temporada de 2022, Fábio comentou o planejamento do Cruzeiro para o próximo ano. Segundo ele, não há mais onde errar e o clube precisa, mais do que nunca, de uma equipe forte e competitiva, já que a Série B tende a ser ainda mais difícil no próximo ano. Confira os comentários do goleiro sobre os planos: 

– Em relação aos planejamentos, é crucial. O Vanderlei sabe o que é o Campeonato Brasileiro, independente da divisão. Já foi campeão da Série B e cinco vezes do Brasileiro da Série A. Então, sabe fazer o que é necessário em termos de planejamento, de formação de elenco, da pressão que é toda do Cruzeiro mais um ano e a gente tem que dar essa resposta para o nosso torcedor, dar alegria para o nosso torcedor, e o Vanderlei está com esse pensamento, com jogadores fortes e que sabem dessa dificuldade que vai ser a temporada de 2022, pela obrigação, pela força da camisa e pela responsabilidade que temos. Então, é continuar dentro desse planejamento para que a gente possa ter uma equipe forte para 2022 para estarmos fortes em todas as competições e alcançar êxito. 

– A gente já teve dois anos difíceis, onde lutamos, principalmente no segundo turno, para fazer uma pontuação e ficar longe de quem estava atrás. Mas, a gente teve experiência que tem que começar desde o início da competição. O nosso primeiro turno, tanto no ano passado quanto neste ano, foi muito abaixo, principalmente jogando em casa, e isso pesa muito no restante da competição, porque você tem que jogar no limite, tem que ganhar, ganhar e ganhar, e a gente sabe que não é dessa forma. Tem que ter um planejamento de uma equipe forte desde o início da temporada, desde o campeonato mineiro moldando para as competições fortes que vamos ter, tanto a Copa do Brasil, onde somos os maiores vencedores, como no nosso objetivo que é o acesso, fazendo uma equipe consistente e forte em todos os aspectos e ciente da responsabilidade que é vestir a camisa do Cruzeiro e dar alegria merecida ao nosso torcedor. 

Veja também: Cruzeiro nunca perdeu para o Sampaio Corrêa fora de casa; confira retrospecto

– Não temos mais onde errar. Já aprendemos da pior forma possível nesses últimos dois anos, tendo dificuldade de se manter na Série B. Não conseguimos em nenhum momento chegar próximo, porque tivemos vários problemas em 2020 e em 2021. Então, aprendemos da pior forma possível e em 2022 não pode ser dessa forma. E temos que fazer uma equipe forte, porque esse ano vai ser muito mais difícil. A gente nem tem ciência mais de quem vai cair para a Série B, então já está difícil quem permaneceu nesta Série B e tenho certeza que vai ficar mais difícil com a queda das outras equipes. Temos que estar mais preparados ainda. Não podemos de maneira nenhuma errar como erramos em algumas situações nesses dois anos. 

O DESEJO! 

Fábio declarou, ainda, o seu maior desejo: o de ver o Cruzeiro de volta à elite nacional. De acordo com ele, “todos que amam o Cruzeiro, querem ele de volta à Série A”. 

– Todos nós que amamos o Cruzeiro queremos o Cruzeiro novamente na Série A. Quem ama o Cruzeiro, quer sempre o melhor. Lógico que a gente teve muitas dificuldades desde a queda em 2019, e dentro de campo lutamos com o que tínhamos de melhor. Nunca faltou hombridade, honramos a camisa. Mas, a responsabilidade é gigantesca e isso pesa bastante. Temos que fazer o melhor planejamento possível dentro de todos os sacrifícios possíveis para termos uma equipe competitiva em janeiro para jogarmos a Copa do Brasil, que pela camisa tem possibilidade de crescer e buscar títulos, e buscar o acesso. 

1.000 JOGOS: UMA LENDA! 

Fábio já é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Cruzeiro, com 974 participações em campo. Com contrato renovado, o ídolo celeste chegará aos 1.000 jogos pelo clube. Em entrevista, o jogador comentou a alegria de dividir essa marca com poucas personalidades do futebol. 

– É uma coisa, dentro do meu humilde pensamento, imaginável. Saí do interior do Mato Grosso, uma cidade chamada Nobres, e olhando a minha trajetória, só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de me dar esse dom e de direcionar dia após dia e a todas as pessoas que foram importantes no meu crescimento como atleta, como fora de campo no meu caráter. E Deus foi sempre me moldando, me capacitando e dando livramentos. Então, é até difícil de imaginar, com esses jogadores, alcançar esse êxito, só o poder de Deus mesmo, a minha dedicação dia após dia, nunca me entregando ou desistindo, independente dos obstáculos. E hoje estou aqui vestindo essa camisa quase 1.000 vezes. Só a mão Deus, porque a história gigantesca do Cruzeiro de jogadores, de goleiros, só a mão de Deus para me proporcionar isso. Nem nos melhores dos meus sonhos eu ia imaginar esse presente de fazer história com essa camisa do Cruzeiro e fazer parte da Nação Azul. 

Com o Cruzeiro, Fábio conquistou dois Campeonatos Brasileiro (2013 e 2014), três Copas do Brasil (2000, 2017 e 2018) e sete Campeonatos Mineiro (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019). 

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo