Cruzeiro

‘A carreira diz o que é’? Fábio tem cinco vezes mais títulos que Lisca, na carreira; veja conquistas

'A carreira diz o que é'? Fábio tem cinco vezes mais títulos que Lisca, na carreira; veja conquistas
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

A confusão entre o goleiro Fábio, ídolo e capitão do Cruzeiro, e Lisca, treinador do América-MG, rendeu até bem depois do apito final. Durante o jogo, o técnico do Coelho se dirigiu ao arqueiro dizendo que ‘Se ninguém te tira do gol do Cruzeiro, eu vou tirar’. O camisa 1 celeste, por sua vez, repetiu que respeitava o comandante adversário.

Ainda na noite de domingo (2), foi vazado um áudio que supostamente teria sido gravado pelo goleiro Fábio, onde o goleiro afirmou que a carreira de Lisca falava por si só, usando as seguintes palavras: “Do treinador (do América) é até lamentável falar. A carreira dele que diz o que é o que não é. Mas é continuar trabalhando. Fé em Deus que vai dar tudo certo esse ano”.

Pensando na declaração de Fábio, o ENM decidiu levantar as conquistas do goleiro e do treinador, buscando enxergar a discrepância nos currículos destes. E como era de se esperar, o camisa 1 celeste tem grande vantagem em relação a Lisca.

Veja também: Adriano treina normalmente e não deve desfalcar Cruzeiro contra o América-MG

Fábio

Profissional desde 1997, Fábio conquistou em sua carreira por clubes nove campeonatos estaduais, sendo sete Mineiros (Cruzeiro), um Carioca (Vasco da Gama) e um Paranaense (Athletico Paranaense), uma Copa Mercosul (Vasco), três Campeonatos Brasileiro (dois pelo Cruzeiro e um pelo Vasco da Gama) e três Copas do Brasil (Cruzeiro). Pela Seleção Brasileira, o goleiro ganhou um Campeonato Sul-Americano Sub-17, uma Copa do Mundo Sub-17 e uma Copa América.

'A carreira diz o que é'? Fábio tem cinco vezes mais títulos que Lisca, na carreira; veja conquistas
Fábio foi fundamental no bicampeonato da Copa do Brasil conquistado pelo Cruzeiro, em 2017 e 2018 – Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

No total, entre clubes e seleção, são 19 títulos de torneios oficiais conquistadas pelo goleiro, muitos deles como protagonista. Além disso, são 40 prêmios individuais, sendo eles de nível estadual e nacional. Fábio possui ainda a taça do Torneio de Verão 2009, competição de pré-temporada disputada no Uruguai.

Lisca

Já o treinador do América-MG, por sua vez, tem uma carreira bem mais modesta que a do “rival”. O primeiro trabalho de treinador num time profissional foi em 2001, no Ulbra, mas ele só teve continuidade em times principais a partir de 2007. Antes disso, Lisca teve muitos trabalhos em categorias de base.

No futebol profissional, sem contar o de juniores, Lisca tem quatro títulos em sua carreira: Campeonato Gaúcho – Segunda Divisão (Porto Alegre), Copa MT (Luverdense), Copa FGF (Juventude) e Troféu Asa Branca (Ceará), todos eles sendo os chamados “troféus menores”.

No futebol de base, Lisca tem outras conquistas: um Campeonato Paulista de Futebol Infantil (São Paulo), três Campeonatos Gaúchos de Futebol Juvenil (Internacional), um Campeonato Brasileiro Juvenil (Internacional) e um Campeonato Gaúcho de Futebol de Juniores (Internacional). Individualmente, o treinador recebeu o prêmio de Melhor Técnico do ano no futebol cearense em 2018.

Lisca América
Apesar de conseguir bons resultados, Lisca ainda não conquistou nenhum título pelo América-MG – Foto: Mourão Panda/América

Discrepância

É notável a diferença de conquistas entre Fábio e Lisca e isso, provavelmente, foi o que motivou as declarações vazadas sobre o treinador. Apesar disso, é importante ressaltar que somente na década passada que o técnico gaúcho passou a figurar em competições de nível mais elevado com frequência. Em 2020, por exemplo, o América-MG foi semifinalista da Copa do Brasil e vice-campeão Brasileiro da Série B.

Fábio e Lisca se verão frente a frente novamente no próximo domingo (9), no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Após vencer por 2 a 1 na ida, o América-MG pode até perder por um gol de diferença que passa para a final. O Cruzeiro sabe que precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para se classificar.

Para saber tudo sobre Cruzeiro e América-MG, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo