Basquete

O favorito, o azarão e os jogadores para ficar de olho; confira o panorama da Conferência Oeste no recomeço da temporada da NBA

Los Angeles Lakers (Créditos: Divulgação/Los Angeles Lakers)
(Créditos: Divulgação/Los Angeles Lakers)

Com a volta dos jogos da temporada 2019/20 da NBA marcada para a próxima quinta-feira (30), o Esporte News Mundo traz um panorama geral da Conferência Oeste para você se preparar para a temporada regular e os playoffs.

                 

CLASSIFICAÇÃO

1) Los Angeles Lakers* (49-14)

2) Los Angeles Clippers* (46-18)

3) Denver Nuggets* (43-22)

4) Utah Jazz* (41-23)

5) Oklahoma City Thunder* (40-24)

6) Houston Rockets* (40-24)

7) Dallas Mavericks (40-27)

8) Memphis Grizzlies (32-33)

9) Portland Trail Blazers (29-37)

10) New Orleans Pelicans (28-36)

11) Sacramento Kings (28-36)

12) San Antonio Spurs (27-36)

13) Phoenix Suns (29-36)

*Já estão classificados para os playoffs

OS FAVORITOS

Los Angeles Lakers (49-14)

Não há como não colocar um time que tenha LeBron James e Anthony Davis como favorito ao título. Com a melhor campanha do oeste e a segunda no geral da NBA (49-14), o time roxo e dourado vem sob a batuta do experiente camisa 23, que vem tendo uma das suas temporadas mais prolíficas. Aos 35 anos, James sempre foi um pontuador nato, mas vem liderando a liga em assistências (10.6 de média), além de contribuir com 25 pontos.

E não é só de LeBron que os Lakers vivem. Anthony como sempre tem sido dominante no garrafão e parece ter nascido para jogar ao lado de James. O camisa 3 tem 26 pontos e nove rebotes de média.

No período pós pandemia, a franquia californiana foi ao mercado e trouxe um velho conhecido da torcida da NBA. J.R Smith, aos 34 anos, mais uma vez estará ao lado de LeBron James e tentará ajudar os Lakers na busca pelo 17º título.

LeBron James segue impressionando, mesmo aos 35 anos (Créditos: Divulgação/Los Angeles Lakers)

Los Angeles Clippers (46-18)

Despontando como um dos favoritos a evitar que seu “primo rico” de Los Angeles busque mais um título, os Clippers de Kawhi Leonard e Paul George seguem firmes na segunda colocação do Oeste. Porém, terão diversos desfalques neste reinício. Aos menos três jogadores tiveram que deixar a bolha da NBA em Orlando por problemas pessoais. Lou Williams, Patrick Bervely e Montrezl Harrell têm retorno esperado mas ainda sem previsão.

Sem os desfalques, a franquia californiana tem grandes chances de brigar pelo posto de campeão do Oeste contra o Los Angeles Lakers, visto que não se pode desprezar um time que tem Khawi Leonard e Paul George em quadra.

Kawhi (2) é o principal nome da franquia (Créditos: Divulgação/Los Angeles Clippers)

Denver Nuggets (43-22)

Figurinha carimbada nos playoffs nos últimos anos, Denver tem a esperança que Nikola Jokic, seu pivô multifunção, leve o time finalmente ao tão sonhado título da NBA. O sérvio é de fato o dono do time, e nestes amistosos de retomada tem jogado até de armador, onde a franquia do Colorado tem inventado o “Tall Ball”, chegando a jogar com dois pivôs, dois ala-pivôs e um ala.

Jokic tem a missão de liderar uma das franquias que mais aposta em jovens para um título inédito. Dos 17 jogadores do elenco de Denver, apenas Mason Plumlee (30) e Paul Milsap (35) têm mais de 30 anos. Os Nuggets se agarram aos seus jovens sonhando com voos mais altos.

Sérvio Jokic (15) é a esperança de título em Denver (Créditos: Divulgação/Denver Nuggets)

+ Confira o panorama da Conferência Leste

Azarões

Houston Rockets (40-24)

Em uma conferência tão disputada como a Oeste, é até difícil de colocar algum time como azarão. Ainda mais uma franquia que tem James Harden e Russell Westbrook. Mas neste caso, Houston aparece como sexto colocado e é um azarão querendo surpreender nesta retomada. Líder da liga em pontos por jogos e em várias outras estatísticas ofensivas, Harden tenta finalmente buscar seu primeiro anel. Para isto, o camisa 13 tenta manter sua média de quase 35 pontos por jogo para catapultar a franquia do Texas.

Para dar mais poder de fogo aos Rockets, o time segue sendo o que mais arremessa de três pontos na liga, marca característica da equipe nos últimos anos. Para ajudar Harden, Houston aposta em Russell Westbrook, Eric Gordon e P.J Tucker.

Westbrook (0) e Harden (13) formam uma dupla temida na NBA (Créditos: Divulgação/Houston Rockets)

Dallas Mavericks (40-27)

Liderados pela jovem estrela Luka Doncic, os Mavs sonham com o segundo título da NBA, apesar de não serem um dos favoritos. Mas então porque colocar o Dallas como um dos candidatos? Justamente pelo talento da estrela eslovena. Com apenas 21 anos, Doncic parece ser um veterano da liga e ter total domínio dos espaços. Beirando a média de tripo duplo (28 pontos, nove rebotes e nove assistências), o camisa 77 é a grande esperança de dias de glória para franquia do Texas.

E não é só da estrela eslovena que o Dallas se alimenta. Outro europeu é um porto de esperança para os Mavericks. Kristaps Porzingis, o ala-pivô da Letônia, é o par ideal para Doncic na luta por mais um anel para a franquia texana.

Aos 21 anos, Doncic já é uma estrela da NBA (Créditos: Divulgação/Dallas Mavericks)

Briga pela oitava vaga

No Oeste, a briga pela oitava vaga nos playoffs deve ficar entre Portland Trail Blazers e Memphis Grizzlies. Hoje, os Grizzlies são os favoritos para ficarem com a vaga, já que têm um recorde de 32 vitórias e 33 derrotas, contra 29-37 dos Trail Blazers.

Com um time recheado de jovens e liderados pelo provável novato do ano, Memphis aposta todas as suas fichas na sua estrela em ascensão Ja Morant. Em sua primeira temporada na NBA, o jovem de 20 anos pode desbancar Zion Williamson na corrida pelo prêmio de ROY. O camisa 12 se credencia com a média de 17 pontos e sete assistências por jogo, além de estar com um pé nos playoffs, diferente de Zion.

Já o Portland aposta na sua dupla sempre fortíssima de armação formada por Damian Lillard e C.J. McCollum. Além dos dois, o pivô Jusuf Nurkic se mostra 100% recuperado após lesão e pronto para ajudar o time. Destaque também para o experiente Carmelo Anthony, que ainda sonha com uma conquista antes de se aposentar.

Ja Morant (12) é o principal candidato ao prêmio “Calouro do Ano” (Créditos: Divulgação/NBA)

Fique de olho

LeBron James

Aos 35 anos e na sua 17ª temporada, LeBron parece um vinho: fica cada vez melhor com o passar do tempo. Mais uma vez, como é de costume, o camisa 23 desponta como um dos candidatos à MVP da liga, e mesmo depois de todo esse tempo, tem tido médias impressionantes.

James tem contribuído com 25 pontos, oito rebotes e 10.6 assistências (líder da liga e maior marca da carreira) por jogo. Assim como Giannis Antetokounmpo, o camisa 23 também desponta como um nome a ser considerado para o prêmio de melhor defensor do ano.

Luka Doncic

Aos 21 anos, Luka Doncic já pode ser considerado uma estrela da NBA. Apenas na sua segunda temporada, o camisa 77 segue impressionando toda vez que pisa na quadra, nos fazendo imaginar que o céu é o limite para este jovem.

Cada vez mais à vontade no comando do Dallas, Doncic tem médias que beiram o triplo duplo na temporada e não dá mostras de que irá desacelerar. A estrela eslovena tem tido 28 pontos, nove rebotes e nove assistências de média nos 54 jogos disputados até aqui.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: New York Knicks acerta a contratação do treinador Tom Thibodeau

  2. Pingback: No retorno da NBA, Jazz vence Pelicans, e Lakers ganham dos Clippers

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo