Futebol Internacional

Federação Alemã quer banimento de clubes da Superliga Europeia

A Federação Alemã de Futebol quer os clubes da Super League banidos de todas as competições
dfb/divulgação

A Federação Alemã de Futebol emitiu um comunicado nesta terça-feira pedindo a suspensão dos 12 clubes, que anunciaram a criação da Superliga Europeia, de todas as competições até que reconsiderem. No comunicado a entidade disse que cada clube tem de decidir se quer continuar a fazer parte da estrutura geral harmoniosa e organizada do futebol ou seguir os seus interesses egoístas longe da UEFA e das associações nacionais de futebol.

+ Florentino Perez defende Superliga e a critica UEFA: “Vou salvar o futebol”
++ Medina voa e é campeão do Narraben Classic na Austrália

Doze dos principais clubes da Europa lançaram a Superliga Europeia no domingo, dando início ao que deverá ser uma batalha amarga pelo controle do jogo e de suas receitas com a UEFA, órgão governante do futebol europeu, e a FIFA, do futebol mundial.

– O comportamento egoísta dos 12 clubes não tem mais nada a ver com o jogo pelo qual nos apaixonamos quando crianças- declarou o presidente da DFB, Fritz Keller.

– O futebol é aberto e está disponível para todos. Uma Superliga fechada, por outro lado, é apenas para os super ricos e os super implacáveis – , acrescentou.

Na Alemanha nenhum clube se inscreveu para a Superliga, já na Premier League seis foram a favor, assim como três da Espanha e da Itália. Os clubes são Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham (Inglaterra), Barcelona, ​​Real Madrid, Atlético de Madrid, Juventus, Inter de Milão e AC Milan.

O banco de investimentos norte-americano JP Morgan JPM está financiando a Superliga, fornecendo um subsídio de 3,5 bilhões de euros (US $ 4,2 bilhões) aos clubes fundadores para gastar em infraestrutura e recuperação do impacto da pandemia.

Confira o comunicado na íntegra

A Federação Alemã de Futebol (DFB) assume uma posição clara contra o conceito de uma Superliga Europeia. O futebol deve ser sempre sobre desempenho em campo; decide a promoção e despromoção, bem como a qualificação para as respetivas competições. Os interesses comerciais de alguns clubes não deveriam levar ao fim a solidariedade e união do futebol há muito estabelecidas. Cada clube tem de decidir se quer continuar a fazer parte da estrutura geral harmoniosa e organizada do futebol ou seguir os seus interesses egoístas longe da UEFA e das associações nacionais de futebol.

A DFB apoia fortemente a declaração conjunta da UEFA e Inglaterra, ligas italianas e espanholas e associações nacionais.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo