Futebol Internacional

Federação Alemã repudia criação da Superliga: “Futebol é decidido dentro de campo”

Divulgação / DFB

A Federação Alemã de Futebol divulgou nesta segunda-feira (19) uma nota oficial condenando a criação da Superliga Europeia, anunciada nas últimas horas.

Em nota, a Federação deixa claro que o futebol deve ter seu modelo preservado e que os interesses comerciais de alguns clubes não podem ser maiores do que o esporte, prejudicando os méritos esportivos.

Confira abaixo a nota na íntegra:

“A Federação Alemã de Futebol (DFB) assume uma posição clara contra o conceito de uma Superliga Europeia. O futebol sempre deve ter a ver com desempenho em campo; decide a promoção e despromoção, bem como a qualificação para as respetivas competições.

Os interesses comerciais de alguns clubes não devem levar à abolição da solidariedade e união há muito estabelecidas no futebol. Cada clube tem de decidir se pretende continuar a fazer parte da estrutura geral harmoniosa e organizada do futebol ou seguir os seus interesses egoístas longe da UEFA e das associações nacionais de futebol.

A DFB apoia fortemente a declaração conjunta da UEFA e Inglaterra, ligas italianas e espanholas e associações nacionais.”

Formato polêmico

O formato da Superliga está causando muita indignação nos torcedores do futebol europeu justamente porque os quinze membros fundadores (12 foram divulgados) não poderão ser rebaixados e sempre estarão disputando a competição, independentemente de seus resultados dentro de campo.

Seis clubes da Inglaterra (Liverpool, Tottenham, Man.United, Man.City, Arsenal e Chelsea), três clubes da Itália (Juventus, Inter de Milão e Milan) e três clubes da Espanha (Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid) concordaram com a criação da liga e são membros fundadores.

A principal motivação para a criação de uma liga continental paralela à UEFA Champions League deve-se à uma tentativa de recuperar as receitas perdidas com a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Sky Sports, os clubes estão recebendo cerca de 7 bilhões de reais apenas por criarem a competição.

No formato do torneio, os vinte clubes serão divididos em dois grupos com dez times cada. Os três melhores avançam direto para as quartas de final e os 4º e 5º lugares de cada grupo se enfrentarão nos playoffs para decidir as últimas vagas.

Depois, os jogos serão eliminatórios em confrontos de ida e volta, com a final sendo realizada em jogo único, num estádio neutro. A Superliga foi criada em protesto contra a UEFA, que pretende aumentar o número de jogos na Champions League a partir de 2024.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo