Futebol Internacional

Federação Espanhola se posiciona contra acordo entre LaLiga e CVC

Federação Espanhola de Futebol se posiciona contra acordo entre LaLiga e CVC
Maria José Lopez via Imago Images

Novo capítulo sobre o acordo realizado entre a LaLiga e a CVC sobre o fundo de Luxemburgo. Nesta quarta-feira, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF –sigla em espanhol), uma das instituições que ainda não havia se pronunciado, afirmou que considera a proposta “totalmente ilegal”.

                 

Em comunicado, a RFEF se posicionou contra os acordos celebrados entre a LaLiga e o fundo em relação aos direitos audiovisuais de clubes e empresas desportivas. Não só por motivos jurídicos, mas também por razões econômicas, uma vez que os direitos dos clubes são fortemente tributados pelos próximos cinquenta anos em troca de uma pequena quantia em dinheiro. 

Segundo a imprensa espanhola, o acordo entre La Liga e o fundo CVC injetou 2,7 bilhões de euros na Primeira Divisão da Liga de Futebol Professional da Espanha. Além disso, a empresa recebe em troca 11% do negócio com a criação de uma companhia que vai receber os patrocínios, licenças, tecnologia e a LaLiga Business School.

De acordo com a Federação o acordo aumenta a desigualdade no Futebol Espanhol e dificulta a evolução do formato das competições de futebol profissional no país.  

– É muito oportunista tentar ultrapassar as fronteiras da lei para chegar a um acordo econômico e lamentável para o futuro de todo o futebol espanhol e, por outro lado, fantástico para um fundo e outros possíveis beneficiários- escreveu a entidade em comunicado oficial.

Além disso, a RFEF avisou que não vai consentir – em reduzir durante esses cinquenta anos a contribuição para o futebol modesto que provém desses direitos audiovisuais-.

Na terça-feira, o Real Madrid anunciou que vai acionar a justiça contra Javier Tebas, presidente da Liga espanhola de futebol, Javier de Jaime Guijarro, gestor do fundo CVC, devido à proposta de acordo de 2,7 bilhões de euros (R$ 16,6 bilhões), do fundo de Luxemburgo.

Pelas redes sociais, Javier Tebas reagiu na terça-feira ao anúncio do Real Madrid, direcionando as críticas para Florentino Pérez, através de uma publicação na rede social Twitter. Em resposta Tebas- e declarou que “o Real Madrid merece mais. 

“O método ameaçador que a FP (Florentino Pérez) vem usando na vida privada há anos foi transferido para a esfera pública. Clubes e instituições vêm suportando suas ameaças há anos. Desde 2015 contra vendas centralizadas, constantes desafios aos acordos, a Superliga … O Real Madrid merece mais ” , disse Tebas em seu tweet.

Tebas também se manifestou sobre a posição da Federação Espanhola:

– Claro, para atacar LaLiga eles não falham. As instruções devem ser seguidas … se os documentos não foram estudados!-





Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo