Internacional

Federação Gaúcha de Futebol define fórmula do estadual para 2021 e detalha rodada de estreia

Divulgação/FGF

Na tarde desta segunda-feira (21), a Federação Gaúcha de futebol divulgou o formato do estadual para 2021. A competição, que começará dia 28 de fevereiro, tem final prevista para 23 de maio. Ao todo, doze times disputarão o torneio, mesmo número da edição anterior. Serão três fases durante o certame: a primeira, as semifinais e a grande decisão.

Na fase inicial, os 12 times disputarão uma classificatória em pontos corridos, no formato todos contra todos em turno único. As equipes inscritas pela Federação Gaúcha são: Internacional, Grêmio, Juventude, Caxias, Brasil de Pelotas, Pelotas, Ypiranga, São Luiz, Novo Hamburgo, Esportivo, São José e Aimoré. Dentre esses, aqueles que terminarem entre os quatro primeiros estarão nas semifinais.

Assim que restarem os quatro remanescentes, eles se enfrentarão em semifinais, aonde o 1° colocado, da primeira fase, se gladiará com o 4°, e o 2° com o 3°. Duelos estes que, segundo a nova fórmula da Federação Gaúcha, serão decididos em jogos de ida e volta. Por óbvio, os vencedores das semifinais estarão qualificados para a grande final, que também será em dois confrontos.

Para a temporada de 2021, a Federação Gaúcha alterou o regulamento. Como detalhado, nesta temporada haverá turno único, com duelos de todos contra todos, e classificação direta para as semifinais. A mudança visa diminuir o número de datas, passando para 11 jogos no total, caso o time seja finalista. Em termos de comparação, em 2020 foram usadas, pela Federação, 17 datas do calendário. Além disso, o torneio havia sido dividido em dois turnos, aonde o campeão do primeiro (Caxias) enfrentou o vencedor do segundo (Grêmio), na decisão. O Grêmio sagrou-se campeão.

Federação Gaúcha define rodada de abertura

Marcada para o dia 28 de fevereiro, a rodada de estreia do Gauchão ocorrerá apenas 4 dias depois do final do Brasileirão. O atual campeão, Grêmio, reeditará a final do estadual de 2020, contra o Caxias, no estádio Centenário. Já o Internacional, pelo segundo ano consecutivo, enfrentará o Juventude na abertura do certame, mas dessa vez o duelo será no estádio Beira-Rio. E, por sinal, todos os duelos, da inauguração do Campeonato Gaúcho de 2021, são os mesmos de 2020, invertendo apenas os mandos.

Primeira rodada completa

  • Internacional x Juventude
  • Caxias x Grêmio
  • São Luiz x Ypiranga
  • Novo Hamburgo x Pelotas
  • Esportivo x São José
  • Brasil de Pelotas x Aimoré

Para saber tudo sobre o Campeonato Gaúcho siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitter e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo