Futebol Internacional

Federação Italiana abre investigação para apurar irregularidades em transferências, diz jornal

FOTO: Alessandro Sabattini/Getty Images

De acordo com as informações publicadas pelo jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”, nesta quarta-feira (27), outra polêmica pode estar a caminho na Série A, elite do futebol do país. O motivo é uma investigação aberta pela Federação Italiana de Futebol para apurar possíveis irregularidades nas operações financeiras dos últimos mercados de transferências. A Federação acredita que alguns clubes tiveram um ganho de capital suspeito e tomou a iniciativa de investigar após um alerta da Consob, autoridade de controle das companhias abertas, após algumas movimentações da Juventus.

O caso se iniciou sobre uma avaliação financeira muito superior de alguns jogadores. A Covisoc, que acompanha os clubes de futebol profissional, solicitou algumas informações sobre 62 transferências que foram feitas por clubes italianos. A grande maioria delas, totalizando 42, envolvem a Juventus. A mais importante que vem sendo investigada é a troca que a “Velha Senhora” fez com o Barcelona, quando Pjanic (avaliado em 60 milhões de euros) foi atuar pelo clube catalão e Arthur (avaliado em 72 milhões de euros) fez o caminho inverso.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Uma outra transferência que vem sendo analisada é a do nigeriano Victor Osimhen, que acertou com o Napoli após deixar o Lille, da França. Os italianos pagaram aproximadamente 72 milhões de euros pelo atacante. Com o dinheiro, o clube francês contratou Orestis Karnezis (5 milhões), Claudio Manzi (4 milhões), Ciro Palmieri (7 milhões) e outros 4 milhões por Luigi Liguori.

As investigações da Federação Italiana já estão em andamento, mas não envolvem um processo simples. Não há um sistema que determine exatamente o valor de mercado de um jogador de futebol, o que dificulta a certeza de que os clubes tiveram ganhos irregulares. Em 2018, num caso semelhante, Chievo e Cesena foram investigados e acabaram punidos. O primeiro perdeu 3 pontos no campeonato, enquanto o segundo já havia entrado em falência no final das investigações.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo